Maiores 23 Anos

bullet_redApresentação
As Provas Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior visam facultar o acesso e ingresso nos cursos de licenciatura aos indivíduos maiores de 23 anos que mostrem, no entanto, possuir conhecimentos minimamente indispensáveis à frequência de determinado curso superior e a capacidade, experiência e maturidade bastantes para serem qualificados como candidatos a uma concreta formação universitária.
As informações disponíveis não dispensam a consulta do regulamento  download(.pdf) .

bullet_redRequisitos
Podem candidatar-se os indivíduos que tenham completado 23 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas, desde que cumpram, cumulativamente, as seguintes condições:

1. Não tenham habilitação de acesso para o curso pretendido, entendendo-se por habilitação de acesso a aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido no ano em que é apresentada a candidatura ou nos dois anos imediatamente anteriores.

2. Tenham nacionalidade portuguesa ou de um Estado membro da União Europeia, e residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, a 31 de Agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

Os candidatos que não satisfaçam esta condição e que sejam titulares de um diploma de conclusão do ensino secundário ou equivalente no seu país de origem devem candidatar-se através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

bullet_redCandidaturas
O processo de candidatura à realização das provas é instruído com os seguintes elementos:

a) Currículo escolar e profissional do candidato, detalhado e atualizado;
b) Documentos (diplomas, certificados de habilitação) que comprovem as habilitações constantes do currículo;
c) Fotocópia simples do bilhete de identidade, do cartão de cidadão ou do passaporte do candidato;
d) Fotocópia do cartão de identificação fiscal ou do cartão de cidadão;
e) Pagamento da taxa inscrição nas provas, no valor de 120 euros.

As candidaturas à realização das provas são formalizadas online ou no balcão de atendimento do Núcleo de Apoio aos Alunos do ISCSP.

Calendário - Provas de 2017
Datas
Inscrição para provas
1 a 30 de março
Limite para publicação da lista de admitidos à realização das provas 31 de março
Realização da prova de Língua Portuguesa 4 de abril (9:00)
Publicação da pauta da prova de Português (M23) 18 de abril
Realização das provas específicas (Geografia e História) 21 de abril (9:00)
Realização de entrevistas 3 de maio (início às 9:00)
Publicação da lista de admitidos à candidatura 5 de maio

bullet_red Listagem de Admitidos à Prova de Língua Portuguesa

bullet_red Listagem de Admitidos à Prova de Geografia

bullet_red Listagem de Admitidos à Prova de História

bullet_red Lista de Admitidos à realização da entrevista por sala

bullet_red Resultados Finais das Provas de Conhecimentos

O júri das provas é constituído pelos seguintes docentes:

Professor Doutor Edgardo Medeiros Silva (Presidente)

Prova de Língua Portuguesa

bullet_red Provas de Acesso ao Ano Letivo 2016/2017

Língua Portuguesa

Geografia

As provas de acesso do ano letivo de 2016/2017 são disponibilizadas a título meramente ilustrativo.

bullet_red Pauta da prova de Português - 2017  download(.pdf) .

bullet_red Candidaturas a cursos de Licenciatura para titulares de provas especiais de acesso e ingresso no Ensino Superior para Maiores de 23

O período de candidaturas aos cursos de licenciatura lecionados no ISCSP ocorrerá de 17 de julho a 11 de agosto, sendo formalizada ao balcão do Núcleo de Apoio aos Alunos ou através de meios eletrónicos, mediante apresentação da documentação solicitada e pagamento do emolumento respetivo, no valor de 100€.

bullet_red Documentos a entregar no processo de candidatura:

• Fotocópia do bilhete de identidade, cartão do cidadão ou passaporte (apenas para candidatos que tenham efetuado provas noutras instituições);
  • Fotocópia do cartão de identificação fiscal (apenas para candidatos que tenham efetuado provas noutras instituições);
  • Currículo escolar e profissional do candidato (sugere-se o modelo do CV Europeu) (apenas para candidatos que tenham efetuado provas noutras instituições);
  • Original e cópia do certificado que comprove as habilitações escolares do candidato (apenas para candidatos que tenham efetuado provas noutras instituições);
  • Certificado comprovativo da titularidade das provas M23 realizadas no presente ano letivo.

bullet_redVagas (a publicar, nos termos a definir pela Direção-Geral do Ensino Superior)

Julho