Luís Miguel Vicente Afonso Neto

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Recebeu o grau de Doutor em Educação, especialidade de Terapia Familiar, pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos da América, em 1995, grau reconhecido pela Universidade Clássica de Lisboa em Janeiro de 1996. Tem uma pós-graduação em Terapia Familiar Sistémica pela Faculdade de Medicina, Universidade de Sevilha, em Espanha.

ACTIVIDADE DOCENTE

Professor auxiliar convidado no Instituto Superior de Ciencias Sociais e Politicas da Universidade Tecnica de Lisboa. Coordenou o Serviço de Atendimento Familiar e Individual (SAFI), uma clínica de terapia gratuita aberta à comunidade da Faculdade de Psicologia de Lisboa entre 1993 e 2005. Foi External Examiner da Universidade de Luton em Inglaterra durante os anos lectivos de 1996-1999. Colabora na pos graduação de Psicologia Positiva y Desarollo del Sentido de Humor da Universidade de Valadollid.Tem sido professor convidado, ministrando Mestrados e Pós-graduações em instituições de Ensino Superior nacionais, como a Universidade Aberta, cadeira de Comunicação Relacional do mestrado de comunicação em Saúde (1998-2005), a Universidade do Minho e a Universidade Católica de Lisboa e do Porto. Foi Professor auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa 1982-2011.

ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO

Autor de numerosos artigos científicos e livros de divulgação, em língua portuguesa, castelhana e inglesa, nas áreas disciplinares da Psicologia, Enfermagem, Estudos da Família e Terapia Familiar, Estudos da Comunicação, Psicologia Comunitária e Psicologia Positiva. Foi bolseiro da JNICT (1996-1999) e da fundação Fullbright (1989-1995).

PUBLICAÇÕES

Para além da literatura de natureza científica publicada, é coautor de cinco livros de divulgação intitulados:
- "Família e Sucesso Escolar: guia para pais e outros educadores" (1998, na 4ª Edição),
- "Educar para o Optimismo: guia para professores e pais" (1999) (na 19ª edição e traduzido para o castelhano sob o título Pedagogia del Otimismo, pela editorial Narcea de Madrid)
- "Optimismo e Inteligência Emocional: guia para professores e líderes" (2001, na 3ª edição)
- "Optimismo e Esperança na Educação: fontes inspiradoras para uma escola criativa" (2004)
- "A nossa vida emocional"
Todos da Editorial Presença.
9-1995).

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

É formador creditado e tem trabalhado com psicólogos, pais, professores, técnicos de saúde, interventores na área da acção social, empregadores e empresários. Tem trabalhado e sido palestrante em diferentes países como Estados Unidos da América, Brasil, Bélgica, Dinamarca, Croácia, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Hungria e África do Sul. É membro fundador e parte da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenções em Psicologia Positiva (APEIPP) e membro do Board of Directors da International Positive Psychology Assotiation. Foi pioneiro, conjuntamento com a colega Helena Águeda Marujo, da introdução em Portugal de metodologias de intervenção e investigação-acção como o Appreciative Inquiry, Solution Focus Approach, Desenvolvimento de Sentido de Humor e World Café, que têm adaptado criativamente no contexto empresarial, educacional e de saúde português.
Tendo trabalhado directamente com os professores Vernon Cronen e Barnett Pearce do Communication Studies Department da Universidade de Massachusets e com Peter Lang do Kensington Consultation Center de Londres, é responsável pela introdução em Portugal do modelo CMM (Coordinated Management of Meaning/Gestão Coordenada do Sentido). É
Co responsável do Executive Master em Psicologia Positiva do ISCSP (2012). Convidado como palestrante em iniciativas TED (TEDxOporto, TEDxUTL) e Talenter.
Completou 12 Maratonas.
ISCSP