António Manuel Silva Ribeiro

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

DADOS PESSOAIS

docentes antonio silva ribeiro
Professor Catedrático Convidado com Agregação
António Manuel Silva Ribeiro
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar  
 

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Doutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com agregação em Estudos Estratégicos;
Curso de Promoção a Oficial General, pelo Instituto Superior Naval de Guerra da Marinha;
Curso Complementar Naval de Guerra, pelo Instituto Superior Naval de Guerra da Marinha;
Mestrado em Estratégia, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa;
Curso Geral Naval de Guerra, pelo Instituto Superior Naval de Guerra da Marinha;
Especialização em Hidrografia e Oceanografia Costeira, pelo U. S. Naval Oceanographic Office, EUA;
Licenciatura em Ciências Militares-Navais, pela Escola Naval da Marinha.

 

ATIVIDADE ACADÉMICA

António Silva Ribeiro é um académico especializado nas áreas de Estratégia, de Ciência Política e de História. Atualmente, leciona no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Já lecionou, também, na Escola Naval, no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, no Instituto Superior Naval de Guerra, na Escola de Hidrografia e Oceanografia do Instituto Hidrográfico, no Instituto Nacional de Informações e Segurança de Angola e no Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste.

Orientou cerca de uma centena de projetos científicos no âmbito de programas de pós-doutoramento, de teses de doutoramento, de dissertações de mestrado, de relatórios de licenciatura, de estágios curriculares e de trabalhos de seminário.

Colaborou na elaboração/revisão da estrutura curricular e do plano de estudos de cursos de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação e de Especialização, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração e pela Escola de Hidrografia e Oceanografia do Instituto Hidrográfico. Já coordenou e organizou diversos seminários e colóquios, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, pelo Instituto da Defesa Nacional e pela Revista Segurança e Defesa.

 

ATIVIDADE CIENTÍFICA

As suas principais matérias de investigação científica são o processo estratégico, o planeamento estratégico, a gestão estratégica e o pensamento estratégico. Também possui interesse pelas matérias da estratégia marítima, da estratégia naval, da história marítima, da estratégia militar, da história militar, da sociologia militar, da política internacional e da segurança e defesa nacional.

Tem publicados mais de uma dezena de livros e centenas de artigos, bem como proferiu centenas de comunicações, tanto em Portugal como no estrangeiro. Colabora no corpo editorial e na revisão de artigos submetidos para publicação em jornais e revistas, designadamente, na Revista da Armada, na Revista Militar, nos Anais do Clube Militar Naval, no Jornal de Defesa e Relações Internacionais, no Jornal da Economia do Mar, na Revista Nação e Defesa, na Revista Segurança e Defesa, na Revista de Relações Internacionais, na Revista de Ciências Sociais e Políticas, na Revista de Ciências Militares, no Boletim e na Revista da Escola de Guerra Naval do Brasil.

Tem empreendido, coordenado e participado na celebração de protocolos de cooperação académica e científica, destinados à partilha de informação, conhecimentos e experiências, entre organismos da Marinha e entre estes e outros organismos de estudo ou de exercício profissional portugueses e estrangeiros.

É membro de vários centros de estudos e institutos de investigação, entre os quais, a Academia das Ciências de Lisboa, o Centro de Estudos do Mar, o Centro de Investigação Naval, o Instituto Universitário Militar, a Comissão Portuguesa de História Militar, o Centro de Administração e Políticas Públicas, o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro Português de Geopolítica, o Instituto Transatlântico Democrático, o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, o Grupo de Trabalho de Prospectiva Estratégica do Instituto da Defesa Nacional, o Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica da Marinha, a Academia de Marinha e a International Oceanographic Foundation dos Estados Unidos da América.

 

ATIVIDADE PROFISSIONAL

António Silva Ribeiro exerce, atualmente, o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional. Como oficial general desempenhou, ainda, os cargos de: Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima; Superintendente do Material; Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico; Subchefe do Estado-Maior da Armada; Secretário do Conselho do Almirantado; e Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.

Enquanto oficial superior desempenhou os cargos de: Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; Coordenador da Área de Ensino de Estratégia do Instituto Superior Naval de Guerra; Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos; Comandante do N.R.P. Almeida Carvalho; Diretor do Departamento de Pesquisa e Operações do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares; Chefe da Seção de Planeamento de Forças da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; Assessor do Instituto da Defesa Nacional; Adjunto do Chefe do Departamento de Estudos Estratégicos Militares da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional; e Comandante do N.R.P. Andrómeda.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, dos quais se destacam: uma Medalha da Ordem de Avis, Grau de Grande Oficial; uma Medalha Militar de Serviços Distintos, Grau Ouro; seis Medalhas Militares de Serviços Distintos, Grau Prata; uma Medalha de Mérito Militar, 1.ª Classe; uma Medalha de Mérito Militar, 2.ª Classe; uma Medalha da Defesa Nacional, 1.ª Classe; uma Medalha Militar da Cruz Naval, 2.ª Classe; uma Medalha Militar de Comportamento Exemplar, Grau Ouro; uma Medalha Militar de Comportamento Exemplar, Grau Prata; uma Medalha Naval de Vasco da Gama; uma Medalha de Prestígio e Carreira, Grau Ouro (atribuída pela Câmara Municipal de Pombal); uma Medalha da Ordem de Mérito Naval, Grau de Comendador (Brasil); uma Medalha de Mérito Tamandaré (Brasil); uma Medalha da Ordem de Mérito, Grau de Oficial (França); uma Medalha de Defesa Nacional, Grau Ouro (França); uma Medalha da Ordem de Timor-Leste (Timor-Leste); uma Medalha da Ordem de Mérito Naval, Grau de Grande Oficial (Brasil).

 

PUBLICAÇÕES

Planeamento da Acção Estratégica aplicado ao Estado, Lisboa, Editorial Minerva, 1999.
Organização Superior de Defesa Nacional, 1640-2004, Lisboa, Prefácio, 2004.
A consciência estratégica dos oceanos, Nação e Defesa, n.º 108, 2.ª Série, pp. 53-66, Lisboa, 2004.
«Os Serviços de Informações no Combate ao Terrorismo», As Teias do Terror, novas ameaças globais, Lisboa, Ésquilo, pp. 163-179, 2006.
Planeamento estratégico e de forças, Revista Militar, Vol. 58º, n.º 10, pp. 1019-1036, Lisboa, outubro 2006.
O Modelo Português de Planeamento Estratégico e de Forças, processo e deficiências, Lisboa, Edições Culturais de Marinha, «Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica», abril 2007.
Uma Visão Estratégica da Arte da Guerra do Mar, Revista Militar, n.º 6/7, pp. 719-734, Lisboa, junho/julho 2007.
Formulação da Estratégia Naval Portuguesa, modelo e processo, Lisboa, Edições Culturais de Marinha, «Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica», 2008.
Processo de formulação da estratégia de defesa nacional, Boletim n.º 5, Lisboa, Instituto de Estudos Superiores Militares, pp. 3-46, novembro 2008.
Teoria Geral da Estratégia – o essencial ao processo estratégico, Coimbra, Almedina, 2009.
Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar – modelo de elaboração, Lisboa, Diário de Bordo, 2010.
Estratégia Naval Portuguesa, processo, contexto e conteúdo. Lisboa, Edições Culturais de Marinha, «Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica», 2010.
Uma visão estratégica do mar, Segurança e Defesa, n.º 14, pp. 30-35, Lisboa, julho/setembro 2010.
Organização Superior de Defesa Nacional – reformas da República 1911-1913, Lisboa, Diário de Bordo, 2011.
Segurança nacional e defesa nacional: algumas divergências entre a doutrina e a prática, Segurança e Defesa, n.º 19, pp. 40-49, Lisboa, outubro/dezembro 2011.
A corrida ao mar: os alertas realistas, Revista de Marinha, n.º 795, pp. 18-21, setembro/outubro 2013.
A expansão dos direitos soberanos nos oceanos, Revista da Escola de Guerra Naval, vol. 19, n.º 2, pp. 269-276, Rio de Janeiro, dezembro 2013.
O conceito estratégico da NATO, Memórias 2011, Vol. XLI, Academia de Marinha, Lisboa, pp. 21-36, 2015.
Organização Superior de Defesa Nacional, Memórias 2011, Vol. XLI, Academia de Marinha, Lisboa, pp. 95-130, 2015.
Estudos marítimos: modelo e método, Revista de Marinha, n.º 989, pp. 20-21, janeiro/fevereiro 2016.
Numa Mão a Pena e Noutra a Lança, Lisboa, Ed. do Autor, 2016.
Processo Estratégico da Marinha, Lisboa, Edições Culturais da Marinha, 2017.

 

COMUNICAÇÕES

Estratégia naval portuguesa, Instituto de Estudos Superiores Militares, Lisboa, 22 de janeiro 2007.
Evolução da organização superior de defesa nacional, Instituto de Estudos Superiores Militares, Lisboa, 28 de março 2007.
Formulação da estratégia nacional, Instituto de Defesa Nacional, Lisboa, 9 de dezembro 2008.
Planeamento estratégico de segurança nacional, Instituto de Formação dos Serviços de Informação de Angola, Luanda, 5 de março 2009.
Planeamento estratégico da política de defesa nacional, Instituto de Estudos Superiores Militares, Luanda, 12 de março 2009.
Formulação da estratégia naval portuguesa, Academia de Marinha, Lisboa, 17 de mrço 2009.
Processo de planeamento estratégico integral, Instituto de Estudos Superiores Militares, Lisboa, 15 de abril 2010.
Segurança e Defesa Nacional, Academia das Ciências, Lisboa, 24 de janeiro 2011.
Modelo de elaboração da política de defesa nacional e da estratégia militar, Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro, 30 de agosto 2011.
A gestão estratégica na Marinha: um caso de sucesso no sector público, Universidade Católica do Porto, Porto, 19 de junho 2012.
Planeamento estratégico, Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste, Dili, 10 de setembro 2013.
Política de defesa e estratégia militar, Estado-Maior General das Forças Armadas de Timor-Leste, Dili, 13 de setembro 2013.
A epistemologia dos estudos marítimos, Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro, 11 de fevereiro 2014.
Segurança e defesa nacional, uma abordagem política e estratégica, IV Seminário de Diplomacia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 11 de dezembro 2014.
“Art of War at Sea”, Naval War College Museum, Newport, 30 de maio 2015.
Os serviços de informações no combate ao terrorismo contemporâneo, 2ª Conferência Internacional do Terrorismo Contemporâneo, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 21 de abril de 2016.
O Mar: vector estratégico para o reforço da soberania nacional, Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste, Díli, 18 de maio 2016.
Elaboração do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, Sociedade de Geografia de Lisboa, Lisboa, 31 de março 2017.
A estratégia na formação de quadros públicos e privados, Instituto Diplomático de Timor-Leste, Díli, 28 de junho 2017.

 

ISCSP

17

Janeiro