Hermano Duarte de Almeida e Carmo

Hermano Duarte de Almeida e Carmo
Professor Catedrático

SÍNTESE CURRICULAR

Nascido em 1950, efectuou os estudos secundários no Colégio Militar e no Liceu Nacional de Salvador Correia de Sá em Luanda. Concluiu o Curso de Administração Ultramarina (1970), a Licenciatura em Ciências Sociais e Políticas (1974) e o Mestrado em Ciência Política (1985), no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Obteve o grau de Doutor em Ciências da Educação na especialidade de Organização de Sistemas de Formação (1995) e o título de Agregado em Política e Acção Social (2002), na Universidade Aberta.
Professor Catedrático do ISCSP/UTL, onde tem colaborado desde 1983 nas Licenciaturas em Serviço Social, Política Social e Administração Pública, nos Mestrados em Ciência Política, Sociologia, Gestão de Políticas Públicas e Política Social e no Doutoramento em Ciências Sociais as seguintes unidades curriculares: Serviço Social de Grupos, Serviço Social de Comunidades e Desenvolvimento Comunitário, Política social Comparada, Funções Económicas e Sociais do Estado, Metodologia da Investigação, Teoria da Política Social e Temas Aprofundados de Política Social. Responsável pela dinamização da plataforma tecnológica como suporte de ensino e pela Unidade Científica e Pedagógica de Antropologia. Membro integrado do Centro de Estudos de Administração e Políticas Públicas
Professor Catedrático Convidado da Universidade Aberta, onde foi Pró-Reitor, Director do Departamento de Ciências Sociais e Políticas e do Mestrado em Relações Interculturais.. Tem colaborado nos Mestrados em Comunicação Educacional Multimedia, Relações Interculturais, Comunicação em Saúde, Administração e Gestão Educacional e Cidadania e Participação Ambiental com as seguintes unidades curriculares, em regime presencial e online: Metodologia da Investigação, Seminário de Investigação, Políticas e Estratégias para a Cooperação, Organização e Gestão de Recursos Educativos e Metodologia da Intervenção Social. Presentemente é responsável pelo seminário de projeto no Doutoramento em sustentabilidade social e desenvolvimento e colaborador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais.
Desde 1970 desempenhou funções técnicas, docentes e de direção no Centro de Acção Social Universitário, Centro de Educação Especial de Lisboa, Centro Regional de Segurança Social de Lisboa, e nas Universidades Nova, Técnica, Internacional e Aberta. Colaborou em diversas iniciativas académicas nas Universidades de Girona, Granada, Internacional de Andalucia (UNIA - Baeza) e Sevilha (Espanha), Florença (Itália), Pernambuco, UNESP - Assis, UF de Santa Catarina, UVA do Ceará, UF de Brasília e Sistema Universidade Aberta do Brasil (Brasil), e Agostinho Neto (Angola) e com o ISCE de Cabo Verde.
Tem trabalhos nos domínios das Ciências Sociais, Ciências da Educação e Ciência Política, dos quais, sete dezenas estão publicados sob a forma de livros (13) artigos ou ensaios (63), dos quais se salientam: Os dirigentes da administração pública portuguesa (ISCSP, 1985); Análise e intervenção organizacional (FUNDETEC, 1986); Exclusão social. Rotas de intervenção (Coordenação, 1996); Ensino superior a distância. Contexto mundial, Modelos ibéricos, (UAb 1997); Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem (com Manuela Malheiro Ferreira, 1998, 2008); Desenvolvimento comunitário (1999, 2007); Intervenção social com grupos (2000, 2008); Problemas sociais contemporâneos (coordenação, 2001); Multiculturalidade e educação a distância (UAb, 2005); No rasto do PETI, (PETI, 2008); Rumos da intervenção social com grupos no início do século XXI (ISCSP, 2010) e Teoria da política social: um olhar da ciência política (ISCSP/, 2011).

Janeiro