Manuel Jorge Mayer de Almeida Ribeiro

Nome: Manuel Jorge Mayer de Almeida Ribeiro

Contactos

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Licenciado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorado e agregado pela Universidade Técnica de Lisboa.

ACTIVIDADE DOCENTE

Regência de Princípios Gerais do Direito (AP); Direito Político (AP), Sistema Jurídico Internacional (RI), Sistema das Nações Unidas (RI, Teorias e Métodos de Gestão Pública (Mestrado GPP) e Regime Jurídico das Relações Internacionais (Mestrado RI).

ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÂO

Membro do CAPP; responsável e participante em vários projectos financiados pela FCT no domínio das Relações Internacionais e das Organizações Internacionais.

PUBLICAÇÕES

A Zona Económica Exclusiva, Lisboa, ISCSP, 1992.
A Organização das Nações Unidas, Almedina, Coimbra 1998, 2.ª ed. c/ Mónica Ferro em 2004.
Organizações Internacionais, c/ outros, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
Introdução ao Direito Internacional Privado, Almedina, Coimbra 2000 (reimpressões em 2004 e 2009).
Introdução ao Direito para as Ciências Sociais, ISCSP, 2004 (reimpressão em 2008).
Cerca de trinta artigos sobre Relações Internacionais e Direito Internacional.

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

Presidente da Sociedade Portuguesa de Direito Internacionais; membro do Executive Comitee da International Law Association.

ISCSP

Janeiro