Fernando Humberto Santos Serra

fernando-serra

Telefone: (+351) 213 619 430

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Doutoramento em Sociologia da Educação FC – UL (Abril de 2004).

Mestrado em Sociologia – ISCSP UTL (Abril de 1995).

Licenciatura em Política Social – ISCSP – UTL (Outubro de 1985).

ACTIVIDADE DOCENTE

1.º Ciclo - Teorias Sociais Contemporâneas; Seminário IV; Educação para a Cidadania; Política de Educação
2.º Ciclo - Sociologia da Educação; Investigação Sociológica em Portugal
3.-º Ciclo - Epistemologia e Teoria Social Aprofundada

ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÂO

Desenvolve actividades de investigação no CAAP (Centro de Administração e Políticas Públicas)

Projectos:

“Salamanca e Depois”. A construção sociopolítica da educação inclusiva em Portugal e Cabo Verde num quadro de agenda transnacional (Período: 2009-2012);

As Escolas do Ensino Básico entre o Imperativo da Qualidade e as dinâmicas (des) qualificantes (Duração: 2009-2011);

Controvérsias na esfera pública da educação em Portugal (2005-2009) (Período: 2009-2012);

Aprender em Parceria (A PAR). Avaliação da Eficácia da Implementação do Peers Early Education Partnership (PEEP) em Portugal (Duração: 2007 – 2010) Financiamento FCT: PTDC/CRD/69219/2006;

O Impacto de Bolonha e o POC-Ed na Gestão das Instituições de Ensino Superior (Duração: 2007-2010) Financiamento FCT: PTDC/CPO/70485/2006;

Eduquer aux Medias pour un Espace Civique Européen – EMECE (Projecto SOCRATES-COMENIUS 2.1, n.º 226642-CP-1-FR-C2.1 (Duração: 2006-2008)

PUBLICAÇÕES

Serra, F.H. & Marques, R. (no prelo). Europe, Espace Public et Media. Pour un Espace Public Européen Non Monolithique In S.Condette, (org.) L’éducation aux médias en Europe. Artois : Presses Universitaires d'Artois

Serra, F. H. (2009). A Escola do Magistério primário de Lisboa em Tempos Revolucionários (1974-1979). Uma história de euforia e decepção. In J. Pintasilgo & L. Serrazina (Orgs.) A Escola Normal de Lisboa e a Formação de Professores. Arquivo, História e Memória (pp.99-138). Lisboa: Edições Colibri/CIE-FCUL/ESELx).

Serra, F. (2006). Espaço Público Europeu e educação para os Media: a Experiência Transnacional de um Projecto Europeu Comenius, Revista Proformar Online, Dezembro de 2006, edição 17 (www.proformar.org/revista/edicao_17/pag_8.htm).

Serra, F. H. & Marques, R. (2006). Perceptions de la construction européenne : le point de vus des professeurs en tant que professionnels et citoyens. In Peut-on éduquer à l’Europe ? Quelques pistes à l’intention des enseignants (pp. 54-60) (s/l) :Ibis.

Serra, F., Solsona F., Biosca G, Perlain J. & Mealli, D. (2006) Construire, accompagner et coordonner un project Comenius 1 sur le thème de la citoyenneté (Relatório final do Projecto Sócrates-Coménius), s/l : Ibis.

Serra, F. & Marques, R. (2006). Cadre de référence méthodologique et acquisition de compétences dans la formation de professeurs in Peut-on éduquer à l’Europe ? Quelques pistes à l’intention des enseignants (Relatório final do Projecto Sócrates-Coménius) (pp. 17-28), s/d : Ibis.

Serra, F. (2006). Discussion of ethical dilemmas facing a plural Europe: the problem of the prohibition of explicit religious and political signs in French state schools. A case study carried out at Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisbon, Portugal in L’Éducation à la Citoyenneté en Formation Initiale (pp. 59-66) (Relatório final do Projecto Sócrates-Coménius) s/l : Ibis

Serra, F. (2000). Concepções Educativas e Poder Político. Elementos para a compreensão da educação no pós 25 de Abril de 1974, Da Investigação às Práticas. Estudos de Natureza Educacional, CIED/ESELx, vol. 1, n.º 1, pp. 13-52.

Serra, F. (2000). Pensar de uma só vez o tempo, a educação e a sociedade, Cadernos de Educação de Infância, 54 (Abril-Maio-Junho), APEI, pp. 16-19.

Serra, F. (1999) Fazer a Educação Acontecer: Planificação e Participação, Noesis, 50 (Abril/Junho), pp.18-20.

Serra, F. (1999). A Construção Sócio-Política das Concepções Educativas na Formação de Professores. Livro de Resumos do 1.º Encontro Nacional de Investigação e Formação Globalização e Desenvolvimento Profissional do Professor. ESELx-CIED, Lisboa, 25, 26 e 27 de Novembro de 1999, p.15.

Vieira, T. Lança, C., Serra, F. Covas (1998). A Universidade é já ali! Avaliação do Impacto da Reforma Educativa e do PRODEP numa Escola Secundária. Estudo de Caso. Lisboa: Ministério da Educação. Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento.

Serra, F. (1998) A Construção Sócio-Política das Concepções Educativas. O caso do ensino primário no pós-25 de Abril, In: M. M. Silva (Coord.). A Educação Escolar em Mudança, Vol. I. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

ISCSP