Maria da Conceição Pequito Teixeira

Maria da Conceição Pequito Teixeira
Professora Auxiliar

Contactos
e-Mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ; Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Doutora em Ciência Política - 2008 (ISCSP-UTL)

Mestre em Ciência Política - 1998 (ISCSP-UTL)

Licenciada em Relações Internacionais - 1993 (ISCSP-UTL)

ACTIVIDADE DOCENTE

Lecciona nas seguintes disciplinas na área da Ciência Política:

Política Comparada, Partidos e Sistemas de Partidos, Grupos de Pressão e Novos Movimentos Sociais (I Ciclo); Perspectivas Teóricas e Métodos da Ciência Política e Recrutamento Político (II Ciclo); Metodologia Avançada em Ciências Sociais e Desenho de Pesquisa, Projecto de Investigação e Processo Político Português (III Ciclo).

ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÂO

Desenvolve e colabora em projectos de investigação nas áreas dos Partidos Políticos e Participação Política; Representação Política e Sistemas Eleitorais; Política Comparada, Grupos de Pressão e Novos Movimentos Sociais.

PUBLICAÇÕES

Para uma Melhoria da Representação Política a reforma do sistema eleitoral (com A.Freire e D. Moreira), 2008;

(2009). O Povo Semi-Soberano. Partidos Políticos e Recrutamento Parlamentar em Portugal. Coimbra: Almedina.

(2009). "Relação entre Cidadãos e Partidos no Portugal Democrático: Um Balanço", in X Curso Livre de História Contemporânea. Eleições e Sistemas Eleitorais no Portugal do Século XX, Lisboa: Edições Colibri (no prelo)

(2009). "Declínio, Transformação e Confiança nos Parlamentos: Uma Perspectiva Longitudinal e Comparada", in André Freire e José Manuel Leite Viegas (orgs.) Representação Política. O Caso Português em Perspectiva Comparada, Lisboa (Com André Freire)

(2009). "Base de Dados 4 - Fichas dos Candidatos à Assembleia da República entre 1991 e 2005", in André Freire, José Manuel Leite Viegas e Filipa Seiceira (orgs.) Representação Política em Portugal. Inquéritos e Bases de Dados, Lisboa: Sextante.

(2009). "Base de Dados 5 - Inquérito aos Candidatos à Assembleia da República nas Eleições de 2002", in André Freire, José Manuel Leite Viegas e Filipa Seiceira (orgs.) Representação Política em Portugal. Inquéritos e Bases de Dados, Lisboa: Sextante.

(2009). "Ainda (e Sempre) a Reforma do Sistema Eleitoral: Entre o Ímpeto Reformista e o Imperativo Conservador?". Eleições. Revista de Assuntos Eleitorais, Lisboa: Direcção Geral da Administração Interna.

(2005). O Funcionamento dos Partidos e a Participação das Mulheres na Vida Política e Partidária em Portugal, Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (Com Manuel Meirinho Martins)

(2005). Velhos e Novos Actores Políticos. Partidos e Movimentos Sociais, Lisboa: Universidade Aberta (Com Maria José Stock e António Revez).

(2006) "A Democracia de Partidos em Portugal: As Atitudes dos Candidatos face à Representação Parlamentar" (2006), Actas do II Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política: Lisboa, Bizâncio.

(2001). Robert Michels. A Teoria e a Prática da Democracia, Lisboa: ISCSP

(2001). Doutrinas e Teorias Políticas, Lisboa: Universidade Aberta.

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

Vice-Presidente do Conselho de Escola do ISCSP

Membro (suplente) do Conselho Científico do ISCSP

Membro da direcção da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP)

Membro do Painel de Avaliação das candidaturas a Bolsas de Doutoramento (BD) e a Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD), atribuídas pela Fundação para a Ciência e para a Tecnologia, nas áreas da Ciência Política e das Relações Internacionais.

Investigadora do Centro de Estudos de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL).

Investigadora convidada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE-IUL.

Membro (e co-fundadora), em representação da Academia das Ciências de Lisboa, da Global Young Academy (www.globalyoungacademy.org)

ISCSP

Janeiro