Soft Skills em Comunicação Estratégica Digital

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Até quando vai pensar que o Digital é assunto do “futuro”? Porque seria a Comunicação um assunto reservado a especialistas de Marketing? Até quando vai considerar que falar em Internet é só estar presente nas redes sociais?

 

noticia soft skills em comunicacao estrategica digital

Foto: Primeira edição Link Experience Lisbon (L/X), organizado no âmbito da Pós-Graduação em CED, com mais de 400 interessados na Comunicação Estratégica Digital.

 

Parece ainda existir uma ideia generalizada fora das comunidades de profissionais ligados ao Marketing de que a formação de competências em Comunicação Estratégica e Digital (CED), particularmente, é feudo privativo confinado a especialistas com grande domínio tecnológico. No Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), um dos cursos de maior procura é precisamente a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital. No programa de valorização de formação de competências em Digital entram todas as categorias profissionais, provenientes de qualquer área de atividade pela transversalidade que a comunicação – particularmente online – implica o sucesso ou o fracasso de modelos de negócio contemporâneos; projetos de empreendedorismo; ou até mesmo a ativação de interações que valorizem as pessoas em contexto organizacional, por via de ações de gamification, people engagement e/ou comunicação interna.

 

A Pós-Graduação em CED nasce da vontade do ISCSP-ULisboa em prestar um contributo no desenvolvimento do conhecimento do impacto das novas formas de comunicação na sociedade assim como da influência que estas exercem diariamente nas pessoas e empresas. Comprovado que está o sucesso deste curso, percebemos com os coordenadores da Pós-Graduação, David José Monteiro e Sónia Sebastião, o que o distingue.

 

O que distingue a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital de outras formações avançadas na área do Marketing Digital?
DJM e SS: Precisamente o foco: comunicação estratégica. Destacamos as dinâmicas, os desafios e as oportunidades hoje suscitados pelo contexto Web, online, em rede e glocal, abordando a necessidade de os encarar de forma estratégica, isto é, planeada, integrada e com uma orientação a longo prazo. O nosso foco é claro e pretende elucidar todos os que nos escolhem sobre as estratégias de comunicação inerentes à concretização do plano de comunicação para ambiente digital, que resulta da análise e interpretação dos dados fornecidos pelo Marketing. Hoje em dia existe uma grande confusão entre Marketing e Comunicação, mas na nossa Pós-Graduação a Comunicação é muito mais que uma variável do marketing-mix, é algo transversal a toda a organização e decorre do planeamento estratégico da mesma.

 

Que áreas da comunicação estratégica aborda?
Além de noções introdutórias e conceptuais, aborda o planeamento estratégico; o branding e a gestão de marcas online; o storytelling, a produção de conteúdos e a análise das características das plataformas Web; as relações públicas e a gestão de crises; a avaliação e as métricas; a comunicação interna e people engagement; e um módulo para workshops temáticos que complementam as matérias que não conseguimos integrar no plano.


Como funciona pedagogicamente? Há uma dimensão aplicada, de ligação à realidade?
O curso é introduzido conceptualmente e, desde o primeiro módulo que os alunos são desafiados a aplicar as noções conceptuais e mais teóricas, em exercícios aplicados com forte ligação à realidade. Podendo inclusive levar para ambiente de aula situações concretas do seu dia-a-dia, já que é para as resolver que muitos profissionais nos procuram e decidem fazer o curso. O projeto final serve também para que os formandos possam definir um plano de comunicação estratégica digital para projetos profissionais e/ou, muitas vezes, para se lançarem em ideias empreendedoras que há muito “têm na gaveta”.

 

Para quem se dirige este curso? E que números pode adiantar?
Há uma perceção geral de que esta formação apenas interessa a profissionais de comunicação e marketing. Mas não poderiam estar mais errados. Maioritariamente os nossos alunos são profissionais no ativo e/ou recém-licenciados, provenientes das mais diversas áreas. Grande parte da área da Comunicação ou afins (Design e Multimédia), mas também de Gestão de Recursos Humanos, Gestão, Ciências, Artes e temos uma grande procura por quadros da administração pública e dirigentes de empresas. A formação de soft skills em estratégia digital deve ser encarada como transversal, pois é uma competência convergente em qualquer área de atividade. E o futuro é hoje, não vale a pena adiar. Em apenas três edições já tivemos, sensivelmente, mais de 100 candidatos e cerca de 75 pós-graduados, considerando que temos um numerus clausus de 25/turma para garantir as dinâmicas de grupo. No último ano, em três eventos promovidos no âmbito desta pós-graduação, recebemos cerca de 600 participantes.

 

Porquê a parceria com uma agência de comunicação?
Precisamente para reforçar a ligação da Universidade ao mercado e à sociedade. A formação pós-graduada hoje tem que ser pensada numa lógica de aplicação de forma a garantir que o investimento reverterá numa mais-valia pessoal, profissional e organizacional. A ligação ao grupo LIFT World reforça esta ideia, espelhada num curso de pós-graduação que conta com uma equipa de formadores que são profissionais ligados à atividade empresarial com elevado know-how, reconhecido pelos pares. A parceria com o grupo LIFT World é prova do compromisso do ISCSP-IEPG em trazer à academia o “saber fazer” que hoje se assume como imprescindível no acesso ao mercado de trabalho. Em acréscimo, podemos adiantar que ainda nesta edição será lançado um prémio de mérito patrocinado pelo LIFT World, no valor de 2000,00€, ao melhor aluno do curso, privilegiando e desafiando a qualidade formativa que proporcionamos a quem nos escolhe.

 

As candidaturas à 4.ª edição da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital estão abertas até ao dia 30 de setembro de 2017. Saiba mais: aqui.

 

banner pg comunicacao estrategica digital

20

Agosto