Maria de Fátima Amante

Contactos
Telefone: (+351) 213 600 446

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Doutorada em Ciências Sociais na especialidade de Antropologia pela UTL - ISCSP (2005)
Mestre em Ciências Antropologias pela UTL - ISCSP (1996)
Licenciada em Antropologia pela UTL - ISCSP (1990)

ATIVIDADE DOCENTE

Lecciona em 2014/15 as seguintes unidades curriculares:
Antropologia Política (I Ciclo - Antropologia);
Nacionalismos e Identidade (I Ciclo - Antropologia);
Etnografia e Trabalho de Campo (I Ciclo - Antropologia);
Antropologia (I Ciclo – Sociologia);
Estado, Governação e Politica (II Ciclo - Antropologia);
Estado, Governação e Politica (II Ciclo – Estudos Africanos);
Conceito Estratégico Nacional Português (III Ciclo- Estudos Estratégicos);
Metodologia de Investigação Avançada (III Ciclo - Antropologia).

ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO

2013 - presente  - Investigadora integrada do CAPP (ISCSP – Universidade de Lisboa)
2006-13 - Investigadora integrada do CEPESE (Universidade do Porto)

ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Antropologia política, particularmente antropologia das fronteiras; Mobilidade; construção discursiva de identidades locais e nacionais, com particular destaque para as populações em zonas de fronteira; práticas de reprodução quotidiana da nação em espaços públicos e privados; discurso do Estado sobre fronteiras e segurança; performance do Estado.

PUBLICAÇÕES

Amante, M.F. (2014) Book Review Mobilizing Ethnic Identity in the Andes: A Study of Ecuador and Peru, Lisa Glidden, Studies in Ethnicity and Nationalism, 14, (2): 384-6.
Amante, M.F. (2014) Das fronteiras como espaço de construção e contestação identitária às questões da segurança, Etnográfica, 18 (2): 415-424.
Amante, M.F. (2014) Nationalism, literature and the politics of the elites in Portugal from late nineteen century to the present, in  Ray, G. , Sarkar, J. e Bhattacharya, A. (eds) Writing Difference: Nationalism, Identity and Literature. Essays in Criticism on Texts, Contexts and Theory. New Delhi: Atlantic, 2014.pp. 423-40.
Amante, M.F. (2014) Estado-nação, in Canas Mendes, N. e Coutinho, F. P. (coords) Enciclopédia de Relações Internacionais. Lisboa: D. Quixote, p. 211-14.
Amante, M.F. (2014) Identidade, Enciclopédia de Relações Internacionais. Lisboa: D. Quixote, p. 277-79 (no prelo).
Amante, M.F. (2013) State, security and the media: the ritualization process in contemporary politics, in GODIAC- The Anthology, Stockholm: European Comission/Polisen: 195- 204.
Amante, M.F. (2013) Recovering the paradox of the border: identity and (un)familiarity across the Portuguese-Spanish border, European Planning Studies, 21, (1): 24-43.
Amante, M.F. (2012) ‘Portuguese like us, Portuguese like them’: reflections on identity and intersubjectivity in fieldwork, LUD, 93-109. (European Reference Index for the Humanities - ERIH)
Amante, M.F. (2011) Identidade nacional. Entre o discurso e a prática. Porto: CEPESE/Fronteira do Caos.
Amante, M.F. (2011) “Introdução” in, Identidade nacional. Entre o discurso e a prática. Porto: CEPESE/Fronteira do Caos, p. 11-22.
Amante, M.F. (2011) “A reprodução quotidiana dos mitos nacionais: o caso de Nuno Alvares Pereira”, In, Identidade nacional. Entre o discurso e a prática. Porto: CEPESE/Fronteira do Caos, p. 221-238.
Amante, M.F. (2010) Local discursive strategies for the cultural construction of the border. The case of the Portuguese-Spanish border”, Journal of Borderland Studies, 25, (1): 99-114.
Amante, M.F. (2009) Cultura e cooperação. Desafios e entraves à relação Ibérica no contexto da Europa, Revista de População e Sociedade, 17: 155-168.
Amante, M.F. (2007) Fronteira e Identidade: construção e representação identitária na raia luso-espanhola, Lisboa, ISCSP.
Amante, M.F. (2007) “When they read what we write. The politics of ethnography” Revista de Ciências Sociais e Políticas, 1, p. 229-232.
Amante, M.F. (2007) “Culture” Revista de Ciências Sociais e Políticas, 1, p. 221-223.
Amante, M.F. (2006) “Fronteira e identidade local: estratégias para a produção de localismos na zona raiana”, in Peralta E. e Anico, M. (org.) Patrimónios e Identidades. Ficções Contemporâneas, Lisboa, Celta Editores.
ISCSP