Maria Francisca Ramos de Gil Saraiva

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

DADOS PESSOAIS

francisca_saraiva
Professora Auxiliar

 



Contactos
e-Mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar

 

FORMAÇÃO ACADÉMICA

bullet_red 2009: Doutoramento em Ciências Sociais, na especialidade de Relações Internacionais, no ISCSP, UTL. Título da tese: Poder Militar e Agressão Armada em Ambiente Pós-Bipolar: Análise Jurídico-Estratégica das "Guerras High Tech" e das "Novas Guerras" nos Discursos e Práticas Sobre Agressão e Legítima Defesa.

 

bullet_red 1999: Mestrado em Relações Internacionais, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa. Título da dissertação: As Nações Unidas e a Segurança Colectiva: a Carta das Nações Unidas em Transformação.

 

bullet_red 1994: Licenciatura em Relações Internacionais, vertente de Relações Políticas e Culturais, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa.


 

ACTIVIDADE DOCENTE

Em 2000 foi visiting scholar no Departamento de Ciência Política da Universidade de Nova Iorque.

 

Desempenha, desde o ano lectivo de 1995/96, funções docentes no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa, onde é professora auxiliar, tendo experiência de leccionação nas seguintes unidade curriculares:

1. Licenciatura em Relações Internacionais: unidade curricular de Estratégia e Relações do Poder (1995-2005), como assistente e depois como regente (2002-2005), unidade curricular de Direito Internacional Público (2009-2010) e Geopolítica (2009-2010). Actualmente lecciona a unidade curricular Protecção Internacional dos Direitos Humano (2008- ).

2. Licenciatura em Ciência Política: unidade curricular Direitos Humanos e Acção Política (2003-2007) e unidade curricular Ingerência Humanitária (2008-2009).

3. Licenciatura em Serviço Social: unidade curricular Organização de Missões Humanitárias (2008-2010)

4. Mestrado em Relações Internacionais: entre 1999 e 2005 leccionou a unidade curricular de Sistema das Nações Unidas. Actualmente lecciona a unidade curricular de Resolução Pacífica de Conflitos.

5. Lecciona a unidade curricular de Geopolítica e Geoestratégia no Doutoramento em Ciências Sociais, na Especialidade de Relações Internacionais (2009- )

6. Entre 2001 e 2006 leccionou as unidades curriculares de Geopolítica e Geoestratégia I e Geopolítica e Geoestratégia II, no Mestrado em Estratégia no mesmo Instituto. Entre 2005/2007 leccionou as unidades curriculares de Teoria Geral da Estratégia I e de Teoria Geral da Estratégia II do mesmo Mestrado. No ano lectivo 2008/2009 foi a responsável pela unidade curricular de Organizações Internacionais Especializadas.

Assistente da Universidade Internacional (Pólo de Lisboa) entre 1994 e 1999, tendo leccionado as seguintes unidade curriculares: Teoria dos Conflitos, Geopolítica e Estratégia, na licenciatura em Ciência Política, e História Diplomática, na licenciatura em Direito.

 

ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÂO

Pertence ao Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP/UTL, como membro integrado, desenvolvendo investigação nos Grupos de Investigação de Estratégia e de E-Planning (2010).

Pertence ao Centro de Investigação e Formação para uma Cultura da Paz da Fundação Mário Soares. Projecto "A Participação Portuguesa em Missões de Paz" ao abrigo dos Protocolos de Cooperação e Investigação celebrados com os Ministérios da Defesa Nacional, da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros (concluído).

 

É assessora de investigação no Instituto da Defesa Nacional onde desenvolve as seguintes actividades de investigação:

bullet_red Responsável pelo projecto de investigação Conflitualidade Global e Transformação da Defesa: Implicações para a Política de Defesa Nacional de Portugal;

bullet_red Responsável pelo Grupo de Missão Estudo e Desenvolvimento de Modalidades de Auscultação da Opinião Pública sobre Assuntos de Segurança e Defesa;

bullet_red Grupo de Trabalho sobre Educação para a Cidadania: Educação para a Segurança e Defesa, IDN/MDN em articulação com o Ministério da Educação (colaboradora associada);

bullet_red Cursos de Educação e Formação para a Cidadania (colaboradora associada);

bullet_red Grupo de Estudos Revisão do Conceito Estratégico da NATO (colaboradora associada);

bullet_red Projecto A Segurança e Defesa no Ensino Superior em Portugal, como coordenadora científica (concluído).


 

PUBLICAÇÕES

Maria Francisca Saraiva, "Organizações Internacionais e Segurança Global: Contributos para uma Gestão Partilhada de Crises e Conflitos", Boletim do IESM, no prelo.

Maria Francisca Saraiva, "O Novo START: Necessário mas Estrategicamente Insuficiente", Jornal de Defesa e Relações Internacionais, 24/04/2010, www.jornaldefesa.com.pt/.

Maria Francisca Saraiva, "Conselho de Segurança das Nações Unidas: Modelos de Reforma Institucional", Cadernos do IDN n.º 5, Janeiro de 2008, www.idn.gov.pt.

Maria Francisca Saraiva, "A Definição de Agressão das Nações Unidas: História de Uma Negociação", Cadernos Navais, n.º 23 (Outubro/Dezembro de 2007)

Maria Francisca Saraiva, "Encontros e Desencontros na Conferência do Desarmamento das Nações Unidas". Newsletter do Instituto da Defesa Nacional nº. 22 (Novembro/Dezembro de 2007), www.idn.gov.pt.

Maria Francisca Saraiva, "Geopolítica e Geoestratégia dos Montes Golã", Geopolítica. N.º 1 (Setembro de 2007), pp.259-290.

Maria Francisca Saraiva, "Implicações Estratégicas de uma Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas". Newsletter do Instituto da Defesa Nacional n.º 20 (Junho/Julho de 2007), www.idn.gov.pt.

Maria Francisca Saraiva, "O Nacionalismo Energético e a Nova Doutrina Militar Russa". Newsletter do Instituto da Defesa Nacional n.º 18 (Maio/Junho de 2007), www.idn.gov.pt

Maria Francisca Saraiva, "O Espaço na Estratégia Nacional Norte-Americana", Newsletter do Instituto da Defesa Nacional n.º 12 (Maio/Junho de 2006), www.idn.gov.pt.

Maria Francisca Saraiva; Francisco Proença Garcia, "A Geopolítica da SIDA". Política Internacional. II Série, n.º30 (Junho de 2006).

Maria Francisca Saraiva; Francisco Proença Garcia, "O Estudo Científico da Guerra". Estratégia. Vol. XV (2005), pp. 189-203.

Maria Francisca Saraiva, "As Nações Unidas e as Ameaças à Paz: A Resposta Possível". Política Internacional. N.º 27: II Série (Fevereiro de 2005), pp.125-136.

Maria Francisca Saraiva; Francisco Proença Garcia, "O Fenómeno da Guerra no Novo Século: Uma Perspectiva". Negócios Estrangeiros. Vol.7 (Setembro de 2004).


 

Capítulos em Livros Colectivos

separador_txt_A

Maria Francisca Saraiva, "Elementos Civis nas Missões Humanitárias e de Paz: o Papel dos Órgãos e Entidades Civis Nacionais", in Carlos Martins Branco, Francisco Proença Garcia e Carlos Santos Pereira (coord.), com prefácio de Adriano Moreira e Mário Soares, Portugal e as Operações de Paz: Uma Visão Multidimensional, Lisboa: Prefácio, 2010.

Maria Francisca Saraiva, "A Procura da Antiarma: EUA, Europa e Defesa Antimíssil", in Adriano Moreira (coord.), Informações e Segurança: Estudos em Honra do General Pedro Cardoso. Lisboa: Prefácio, 2004.

Maria Francisca Saraiva; Emílio Sacchetti; Pedro Borges Graça, "A Cooperação Técnico - Militar no âmbito da CPLP", in Adriano Moreira (coord.), A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Cooperação. Coimbra: Almedina, 2001.

 

Monografias

separador_txt_A

Maria Francisca Saraiva, Novas e Velhas Guerras, no prelo.

Maria Francisca Saraiva, Governance, um Caminho para a Segurança Cooperativa. Lisboa, ISCSP/UTL, 2001.


 

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

Conselheira do Conselho do Ensino Superior Militar, na dependência directa do Ministro da Defesa Nacional, órgão colegial que assegura a concepção e coordenação e acompanha a execução das políticas que, no domínio do ensino superior militar, cabem ao Ministério da Defesa Nacional, enquanto individualidade de reconhecido mérito e competência no âmbito de ensino superior militar, designada directamente pelo Ministro da Defesa Nacional.

Vogal da direcção e membro fundador do Centro Português de Geopolítica; membro da direcção do Instituto Português da Conjuntura Estratégica (vice-presidente), que edita a revista Estratégia; membro fundador da Portuguese Security Studies Network - PT-SSN; membro da WISS-PT, Women in International Security; membro fundador e membro da Associação Portuguesa das Nações Unidas; secretária da Comissão de Relações de Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro da Associação Portuguesa de Ciência Política. Pertence ao Conselho Editorial da revista Política Internacional, da revista Geopolítica; da revista Segurança e Defesa; da revista Portuguese Journal of International Affairs e é colaboradora do Jornal de Defesa e Relações Internacionais.

Foi deputada municipal integrando a Assembleia Municipal da Guarda (2005-2009) e membro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco da Guarda (2005-2009). Pertence à rede de Formadores Jacques Delors, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, com registo como formadora na área e domínio dos Assuntos Comunitários pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação. Auditora do Curso de Defesa Nacional (2003/2004).

ISCSP

17

Janeiro