A aposta do ISCSP na formação especializada no sector da saúde

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

A Universidade de Lisboa ostenta o slogan – ‘De Lisboa para o Mundo’. Ao conjugar a mundivisão abrangente da Universidade em que se insere com o mote do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), ‘Valorizamos Pessoas’, percebe-se rapidamente o racional das nossas escolhas a nível de aprendizagem ao longo da vida, no ISCSP e no Instituto de Formação e Consultoria, unidade de missão que integra dois Institutos ISCSP-IEPG (Pós-Graduações) e IFOR (cursos de especialização e formação premium, à medida).


A Escola de Administração e Gestão da Saúde, no âmbito do Instituto de Formação e Consultoria, é uma aposta nas vertentes da formação avançada e de apoio à diversificação de atividades que fazem parte da sua missão enquanto instituição de ensino superior integrada na Universidade de Lisboa. Com o projeto, valoriza-se a tradição centenária ao nível do ensino e investigação nas áreas da Administração Pública, da Gestão e Políticas Públicas, da Política Social, da Sociologia e da Gestão e Comportamento Organizacional. O ISCSP oferece o doutoramento em Administração da Saúde; uma especialidade, na mesma área, no Master in Public Administration; e a Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde organizada pelo ISCSP-IEPG. A aposta do Instituto na Escola reforça a intervenção na área da formação especializada e da consultoria, apostando na valorização de competências de governance no sector da saúde.


O ISCSP-IEPG está dedicado à organização de cursos de Pós-Graduação com a duração de um ano letivo e procura trilhar um caminho orientado por duas linhas mestre: fileira e inovação em formação superior para profissionais que pretendam especializar-se, refrescar conhecimentos e assim alavancar as carreiras. O eixo ‘fileira’ reporta-se a cursos integrados nas áreas científicas e de conhecimento que o IEPG garante, pelo contributo dos docentes de carreira das áreas de especialidade do ISCSP: Estudos Políticos e Estratégicos; Estudos Sociais; Sociedade, Cultura e Media; Gestão de Recursos Humanos; e Administração e Políticas Públicas. Os docentes do Instituto garantem o desenho da formação, a coordenação científica e a lecionação de matérias centrais de pendor mais científico. O eixo fileira é ainda reforçado pela concessão de 60 ECTS aos graduados, possibilitando, assim, a creditação para prossecução de estudos para Mestrados do ISCSP. A ponte para o mercado profissional é estabelecida por docentes provenientes dos diferentes meios profissionais, bem como da participação de coordenadores executivos, selecionados por serem os melhores representantes dos sectores profissionais de origem dos participantes.


O eixo ‘inovação’ implica um trabalho permanente de análise de sectores de formação emergentes, traduzidos em necessidades específicas de formação compagináveis com a matriz de Ciências Sociais e Políticas. O IEPG procura, nestes sectores, os parceiros de mercado profissional que permitem que os estudantes usufruam do reconhecimento de pares, através de instituições representativos de sectores profissionais. A solidez científica é nestes casos aliada ao mundo profissional através de associações, organizações não-governamentais, empresas ou outras entidades.
«O Instituto de Estudos Pós-Graduados, ISCSP-IEPG, já formou milhares de participantes que nos deram a honra da sua escolha, e fê-lo com a consciência do papel da Universidade Pública na formação de quadros profissionais de topo num mundo profissional exigente e em constante evolução. Responde assim a uma necessidade premente do mercado de trabalho, a atualização de conhecimentos, métodos de trabalho e das suas ferramentas», declara Alice Trindade, diretora do Instituto de Estudos Pós-Graduados do ISCSP-ULisboa.

 

GERIR NA SAÚDE

Em paralelo, a Escola de Administração e Gestão da Saúde tem procurado oferecer formação especializada, não conferente de grau, com destaque para a pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde. Esta Pós-Graduação permite aos atores envolvidos na governança de unidades de saúde, públicas e privadas, as competências necessárias ao exercício de funções que exijam visão estratégica, planeamento, inovação, fortalecimento de técnicas de gestão, competência de liderança e gestão de equipas ou qualidade organizacional. «No desafiador momento atual exige-se a profissionais, anteriormente apenas dedicados às suas funções na área de cuidados de saúde, o desempenho de cargos que excedem a preparação académica das suas áreas de base. A competência em gestão é, no momento actual, essencial para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros técnicos de saúde. Consciente da relevância deste tipo de formação, o ISCSP solicitou à Ordem dos Médicos (OM) o reconhecimento da Pós graduação em Administração e Gestão da Saúde, para efeitos de admissão à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde, aos médicos detentores deste curso», informa a diretora do Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG) do ISCSP. O reconhecimento foi concedido pela Ordem, após parecer emitido pelo Colégio, aguardando apenas homologação pelo Conselho Nacional da OM. De forma idêntica, esta Pós-Graduação proporciona a profissionais das áreas de gestão ou da área jurídica, os instrumentos necessários à adaptação a desafios que encontrem na área de gestão de serviços de saúde.

 

PARCERIA ESTRATÉGICA

Uma das parcerias de destaque da instituição foi firmada com a Fundação Servier, a qual patrocina anualmente os Prémios de Mérito aos três melhores alunos da Pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde e a melhor tese de doutoramento em Administração da Saúde. Estes prémios foram atribuídos pela primeira vez no ano letivo de 2016-2017, reportando a resultados obtidos no ano anterior e serão, de novo, atribuídos este ano, em cerimónia pública, após apuramento dos vencedores.

 

As candidaturas à 3.ª edição da Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde estão abertas até ao dia 30 de setembro de 2017. Saiba mais: aqui

 

sessao de apresentacao da escola de ags do iscsp 2016

Foto: sessão de apresentação da Escola de Administração e Gestão da Saúde do ISCSP, com a presença de Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde, em outubro de 2016.

17

Outubro