Paula Isabel dos Santos Cordeiro Mendes

Professora Auxiliar

Contactos

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Doutora em Ciências da Comunicação (Audiovisual e Media Interactivos).
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.
Mestre em Ciências da Comunicação (Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias).
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa
Licenciada em Comunicação Social (variante Publicidade, Marketing e Relações Públicas)
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade Técnica de Lisboa

ACTIVIDADE DOCENTE

Coordenadora da Unidade de Ciências da Comunicação;
Coordenadora da Pós-Graduação em Marketing Musical.

ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO

Investigadora Integrada do CAPP
Grupo de investigação: Comunicação e Media
Linha de Investigação: Radio research

Principais Projectos:
separador_txt_A
bullet_red Radio Hub: ensino, produção e pesquisa de rádio
bullet_red Cost Action ISO 906 Transforming Audiences, Transforming Societies, Vice-Chair do Management Committee em Portugal.

PUBLICAÇÕES

CORDEIRO, Paula (2010). A Rádio e as Indústrias Culturais. Livros Horizonte: Lisboa.CORDEIRO, Paula (2010). A Rádio e as Indústrias Culturais (Radio and Cultural Industries). Livros Horizonte: Lisboa.
CORDEIRO, Paula, et al. (to be published). Entertainment media: times of branded content. In OZTURK, Gulay (ed.) Cultural Perspectives on the Entertainment Industry: Communication, Media, and Societal Impacts. Advances in Multimedia and Interactive Technologies (AMIT) Book Series: IGI Global
CORDEIRO, Paula, et al. (2012) Networks of Belonging: Interaction, participation and consumption of mediatised content. In CARPENTIER, Nico, SCHODER, Kim Christian and HALLET, Laurie (eds) (to be published) Transformations: Shifting Audience Positions in Late Modernity. Routledge: London.
CORDEIRO, Paula; NEGREIROS, Joaquim (2012). Divorce in Portugal. In EMERY, Robert E. (ed.) (2013). Cultural Sociology of Divorce, an Encyclopedia. Sage Publications.
CORDEIRO, Paula (2012). From Radio to R@dio: broadcasting in the 21st century. In OLIVEIRA, Madalena, PORTELA, Pedro, SANTOS, Luis (2011). Radio Evolution, conference proceedings. Communication and Society Research Centre, University of Minho.
CORDEIRO, P. (2009). Generazioni e media online. Una ricerca sul rapporto tra la radio e tre generazioni: Baby boomer, Generazione X e Generazione Y (Generations and online media. The study of baby boomers, generation X and generation Y relation with radio). In: LANG, P. (ed.) (2011) Media+Generations Conference Proceedings Book, Milan.
CORDEIRO, Paula (2007). FM And Internet. Digital World And New Radio Models. In HERREROS; M. C. E VIVAR, J. F (2007). Blogs Y Periodismo En La Red. Ed. Fragua: Madrid.
CORDEIRO, Paula (2007). Tendencies in the Portuguese Radio sector. In AAVV (2007). Transformaciones de la Radio y la TV en Europa. Servicio Editorial de la UPV/EHU: Bilbao.
CORDEIRO, Paula, et al. (2008). “I like to watch Sex and the City” – A portrait of Portuguese female consumers. In Gazi. A. (sup.) (2012). Reading Sex and the City, Dardanos ed.: Athens.
CORDEIRO. Paula (2012). Radio becoming r@dio: convergence, interactivy and broadcasting trends in perspective. Participations. Journal of Audience and Reception Studies. Volume 9, Issue 2. Available at: http://www.participations.org/Volume%209/Issue%202/contents.htm
DAMÁSIO, Manuel; CORDEIRO, Paula (2012). Networked Belongings and Networks of Belonging. Observatório (Obs*) Special Issue within the Working Group 2, Task Force 3 of the Cost Action ISO906 “Transforming Audiences, Transforming Societies” http://obs.obercom.pt/index.php/obs/issue/view/34
CORDEIRO, Paula (2012). A rádio como meio social: tendências de consumo e modelos de negócio.  Comunicação e Sociedade. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. V. 20 - 2011: 115-129.
CORDEIRO, Paula (2011). Audience studies and survey strategies for radio: the influence of technology and listener re-conceptualisation. CFP- communication: research Journal (iletisim: arastirmalari). 2007 5 (1), 75-101.
CORDEIRO, Paula (2011). The R@dio Conference, II edition: March, 24-25 (2011). CFP- communication: research Journal (iletisim: arastirmalari). 2007 5 (1), 24.
CORDEIRO, Paula (2011). ‘Video and DVD Industries’, Historical Journal of Film, Radio and Television, 31: 1, 160-162. Also available online at: http://www.informaworld.com/smpp/content~db=all?content=10.1080/01439685.2011.553464
CORDEIRO, Paula (2011). How can you not be on Facebook?! Digital etnoghraphic exploratory study of Portuguese users. Association for the Advancement of Artificial Intelligence (AAAI) digital library. Available at: http://www.aaai.org/Library/library.php
CORDEIRO, Paula (2010). 'Medium Cool: music videos from soundies to cellphones', Historical Journal of Film, Radio and Television, 30: 1, 153-154. Also available online at:http://www.informaworld.com/smpp/content~db=all?content=10.1080/01439680903577565
CORDEIRO, Paula (2010). ‘Women and Humour in Contemporary Media; Portuguese Comediennes in Radio’, Feminist Media Studies, vol.10: 4: 487-490.

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

bullet_red Membro da equipa da conferência Radiodays Europe
bullet_red Provedora do Ouvinte na Rádio e Televisão de Portugal (RTP)
bullet_red Artigos de opinião

bullet_redÁreas de Interesse
Estudos de Rádio e Música; Media Digitais; Comunicação Mediada por Computador; Media e Redes Sociais.

Janeiro