Margarida Maria Rosa Mesquita

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

DADOS PESSOAIS

margarida mesquita
Professora Auxiliar
Contactos
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar
Telefone: (+351) 213 600 483
 
 

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Família, pela Universidade Aberta, com a tese "Parentalidade (s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas", tendo sido Aprovada com Distinção e Louvor, por unanimidade, 2011.
Mestrado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com a dissertação intitulada: "Droga no Prado", aprovada com Muito Bom por unanimidade, 2003.
Licenciatura em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com a qualificação de Bom, média final de 14 valores, 1988.
 

ACTIVIDADE DOCENTE

Docente no ISCSP, desde 1989, tendo leccionado, até ao momento, as disciplinas de Introdução às Ciências Sociais, Introdução à Metodologia das Ciências Sociais, Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I e II, Estudo de Caso e Entrevista, Psicologia, Intervenção Social com Crianças e Jovens.
Docente da disciplina de Projeto Educativo para Jovens Delinquentes, da Pós-graduação em Criminologia e Reinserção Social, IEPG/ISCSP, 2012/2013
Docente na Academia Militar, de 1993 a 2000, tendo leccionado as disciplinas de Introdução às Ciências Sociais, Metodologia das Ciências Sociais e Sociologia Urbana e Rural.
Docente na Escola Superior de Policia, de 1995 a 1997,nas disciplinas de Metodologia das Ciências Sociais e Investigação Social.
 

ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÂO

Investigadora no Centro de Administração e Politicas Públicas/ISCSP, desde 2006;
Investigadora no Centro de Estudos da Família/ISCSP, de 2004 a 2005;
Investigadora no Instituto de Inovação Educacional, de 1990 a 1993, integrando a equipa de Avaliação da Reforma Educativa;
Colaboradora e coordenadora de diversos trabalhos de investigação, desde 1991, promovidos por diversas instituições (ISCSP, Liga dos Amigos da Terceira Idade, Liga Portuguesa de Deficientes Motores CRS, Comissão Nacional de Luta contra a SIDA, Universidade Internacional, ANTROPOS, Centro de Estudos Judiciários);
Orientação de diversos trabalhos de investigação a alunos finalistas das licenciaturas de Serviço Social, Politica Social, Sociologia do Trabalho, Gestão e Administração Pública e Curso de Formação de Oficiais da Policia.
 

PUBLICAÇÕES

Mesquita, Margarida; O Adolescente em Risco Face à Problemática da Toxicodependência; Revista de Estudos Políticos e Sociais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; Vol. XVI-N.º 1-2, página 267 a 415; 1988.

Mesquita, Margarida; Que Riscos Correm as Crianças e os Jovens?; NOESIS; Nº15, página 22; Abril-Junho 1990.

Mesquita, Margarida e outros; Reportagem: Um Olhar Diferente; NOESIS; Nº15, página 22; Abril-Junho 1990.

UNESCO; Crianças e Jovens em Risco, colaboração com o grupo de trabalho que elaborou o relatório por despacho do então Secretário de Estado da Reforma Educativa, Abril 1990.

Instituto de Inovação Educacional; Relatório de Avaliação da Experimentação do Programa do 1º Ano do 1º Ciclo - Ano Lectivo 1989-90; membro da equipa de estudo; Outubro 1990.

Instituto de Inovação Educacional; A Integração de Crianças/Jovens com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas Onde Decorre o Lançamento Experimental dos Novos Programas; responsável pela pesquisa; Julho 1991.

Instituto de Inovação Educacional; Projectos na área das Necessidades Educativas Especiais no Âmbito do Ministério da Educação; colaboração na pesquisa; Outubro de 1991.

Instituto de Inovação Educacional; Os Professores, os Conselhos Escolares, e o Processo de Experimentação do Novo Programa do 3º Ano: Um Estudo de Avaliação; membro da equipa de estudo; Setembro de 1992.

Instituto de Inovação Educacional; Os Professores, os Conselhos Pedagógicos, e o Processo de Experimentação dos Novos Programas do 6º Ano: Um Estudo de Avaliação; membro da equipa de estudo; Setembro de 1992.
 
Instituto de Inovação Educacional; Os Professores, os Conselhos Pedagógicos, e o Processo de Experimentação dos Novos Programas do 8º Ano: Um Estudo de Avaliação; membro da equipa de estudo; Setembro de 1992.

Instituto de Inovação Educacional; Os Professores, os Conselhos Escolares, e o Processo de Experimentação dos Novos Programas do 4º Ano: Um Estudo de Avaliação; membro da equipa de estudo; Março de 1994.

Instituto de Inovação Educacional; Os Professores, os Conselhos Pedagógicos, e o Processo de Experimentação dos Novos Programas do 9º Ano: Um Estudo de Avaliação; membro da equipa de estudo; no prelo.

Mesquita, Margarida; A (Des) Estruturação Familiar in Política Social; Lisboa; ISCSP, 1998 (pp. 107 a 126).

LPDM, Centro de Recursos Sociais; Centro de Recursos para o Desenvolvimento Local - Estudo Sócio Demográfico; coordenadora científica do estudo, 2001.

Mesquita, Margarida; Droga no Prado: Estudo numa comunidade rural; ISCSP, 2006.

Mesquita, M.; O António e as drogas: Estudo de caso, in Ó. S. Barata, Politica Social e Sociologia, Lisboa; ISCSP, 2010 (pp. 245-300).

Mesquita, Margarida (2011), "Parentalidade nas famílias contemporâneas", in Sociologias, e-Working Paper, n.º 2, ISCSP.

Mesquita, Margarida (2011) "Parentalidade (s) nas famílias nucleares contemporâneas com crianças em idade pré-escolar: dimensões, desafios, conflitos, satisfação e problemas", Universidade Aberta.

Mesquita, Margarida (Fev/2013), "Parentalidade: contributo para uma definição do conceito", Barómetro Social, Instituto de Sociologia, Universidade do Porto.

Mesquita, Margarida (Jun/2013), "Discursos em torno do apoio dos avós", Barómetro Social, Instituto de Sociologia, Universidade do Porto.

Mesquita, Margarida; Estudos de Avaliação in Bilhim, João; Amaro, Fausto; Moreira, Carlos Diogo, Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais e Politicas; Lisboa; ISCSP (versão electrónica).

Mesquita, Margarida e Gamito, Tânia; Análise Qualitativa in Bilhim, João; Amaro, Fausto e Moreira, Carlos Diogo, Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais e Politicas; Lisboa; ISCSP (versão electrónica).

Mesquita, Margarida (2013). Parentalidade: um contexto de mudanças; Lisboa; ISCSP.

 

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

Coordenadora da Pós-Graduação em Protecção de Crianças em Perigo e Intervenção Local, IEPG/ISCSP, a partir de Julho 2013.
Coordenadora da Equipa organizadora das 1.ª Jornadas de reflexão sobre Investigação e Intervenção com Crianças e Jovens, ISCSP, 4 e 5 de Dezembro de 2013.
Membro por vários anos do Senado da Universidade Técnica de Lisboa e da Assembleia de Representantes e Conselho Pedagógico do ISCSP. Entre 1994 e 2006.
Secretária da Unidade de Coordenação Pedagógica e Científica do curso de Política Social do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas desde Março, de 1997 a 2005.
Membro da equipa de coordenação do Estudo de Auto-Avaliação da Licenciatura em Política Social do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, referente ao ano lectivo de 2002/2003.
Membro da equipa de Estudo de Auto-Avaliação da Licenciatura em Serviço Social, do ISCSP, 2012.
Membro da equipa de Estudo de Auto-Avaliação da Licenciatura em Sociologia, do ISCSP, 2013.
Membro das equipas de coordenação científica e de organização da V Sessão, sobre “Parentalidade e conciliação na sociedade actual”, das Oficinas Abertas: Questões de Género na Sociedade Portuguesa, Universidade Aberta – Porto, 12 de Dezembro de 2012.
Membro do Grupo de Convidados Permanentes da Revista Colóquio/Educação e Sociedade da Fundação Calouste Gulbenkian, de 1997 a 1999.
Oradora e Moderadora de diversos painéis no âmbito das temáticas: infância, juventude, família, educação, droga e idosos.
Colaboração como formadora com diversas instituições sociais.
Representante do ISCSP no Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, desde 2013.
Entrevistas e participações nos media: Entrevista ao Diário de Noticias (19 de Março de 2013) para o artigo de Rita Carvalho intitulado Quando a expressão 'pai há só um' faz mesmo todo o sentido…; Entrevista ao Diário de Noticias (24 de Setembro de 2013) para o artigo de Rita Carvalho intitulado 'Pais vão poder trabalhar a meio tempo já em 2014'; Comentadora convidada do Programa Opinião Pública da SIC Noticias (25 de Setembro 2013) sobre o tema da Queda da Natalidade; Entrevista ao Programa +Cidadania – TV Lisboa (12 de Novembro 2013).
ISCSP

17

Janeiro