Serviço Social

COORDENAÇÃO

Professor Associado Fernando Serra

separador_txt_A

O curso de Licenciatura em Serviço Social tem como principal objetivo preparar os licenciados para o desenvolvimento e operacionalização de projetos de intervenção social, para o exercício de trabalho técnico e de coordenação em organizações de política e ação social públicas (Administração Central, Regional e Local), do terceiro setor e privadas, às escalas psicossocial, grupal, organizacional e comunitária.

A preparação específica recebida nos domínios da política e da ação social, é curricularmente enquadrada numa perspetiva interdisciplinar, integrando particularmente os domínios da Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Direito e Economia, que habilita os seus alunos a uma fácil integração em qualquer unidade operacional ou de apoio, tanto ao nível dos serviços de proximidade, como de agências de políticas públicas, como de organizações emergentes da sociedade civil.

CONDIÇÕES DE ACESSO
separador_txt_A

Ser titular de um curso do ensino secundário ou de habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: Geografia, História ou Português. Nota de candidatura do último aluno colocado no ano letivo de 2016/2017:

Diurno:

1.ª Fase | 138  2.ª Fase | 138.5

Pós-Laboral:

1.ª Fase | 122     2.ª Fase | 133

Observações: Estes valores são meramente indicativos.

A nota mínima de candidatura é de 100 pontos.

A nota de candidatura é calculada com recurso à seguinte fórmula:

1) Nota do Ensino Secundário - 50%;

2) Nota da Prova de Ingresso - 50%.

Vagas para 2017/2018 (Diurno):

Contingente Geral: 54
Mudança de par Estabelecimento/Curso:

Maiores de 23 anos: 4
Estudantes Internacionais: 10

Vagas para 2017/2018 (Pós-Laboral):

Contingente Geral: 37
Mudança de par Estabelecimento/Curso: 4

Maiores de 23 anos: 3
Estudantes Internacionais: 7

SAÍDAS PROFISSIONAIS

bullet_red Organismos de Ação Social;

bullet_red Sistema de Segurança Social;

bullet_red Serviços do Estado e das Autarquias com responsabilidades na Ação Social;

bullet_red Serviços de Recursos Humanos das empresas;

bullet_red Trabalho técnico e de coordenação em estruturas e programas de serviço social à escala psicossocial, grupal, organizacional e comunitária;

bullet_red Trabalho técnico e de coordenação em organizações de política e ação social públicas (Administração Central, Regional e Local), do terceiro setor;

bullet_red Trabalho em departamentos de políticas públicas de proteção social;

bullet_red Trabalho em empresas privadas (recursos humanos, ação social);

bullet_red Investigação.

Observações
A licenciatura funciona em regime diurno e em regime pós-laboral. Em regime pós-laboral, as aulas têm lugar entre as 18h e as 22h30.

ISC