Sociologia

• Saídas Profissionais
  • Horários

separador_txt_A

A Sociologia é essencial para compreender o mundo em constante mutação e as relações sociais que condicionam todos os aspetos da nossa vida desde o dia-a-dia às grandes questões com que se debate a humanidade à escala global.

A licenciatura proporciona uma sólida formação em Sociologia, como curso de banda larga que privilegia instrumentos conceptuais e metodológicos e prepara os estudantes para o exercício profissional em diferentes domínios de atividade: empresas e serviços em diferentes sectores, consultoria para a elaboração de inquéritos, sondagens, estudos de marketing, publicidade, trabalho na administração central e local, comunicação social e media, trabalho social, terceiro setor e intervenção cívica, projetos de desenvolvimento socioeconómico e comunitário, ensino e investigação.

O curso desenvolve competências para produzir, organizar e analisar informação e proporciona uma perspetiva crítica, reflexiva e inovadora relativamente aos mais diferentes aspetos da vida social. As competências dos sociólogos têm constituído uma mais-valia no mercado de trabalho assegurando empregabilidade nos mais variados setores.

CONDIÇÕES DE ACESSO

separador_txt_A

Ser titular de um curso do ensino secundário ou de habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: Geografia, História ou Português.

Nota de candidatura do último aluno colocado no ano letivo de 2016/2017 :

Diurno:
1.ª Fase | 128.5    2.ª Fase | 132.5

Pós-Laboral:
1.ª Fase | 113      2.ª Fase |  129

Observações: Estes valores são meramente indicativos. A nota mínima de candidatura é de 100 pontos.

A nota de candidatura é calculada com recurso à seguinte fórmula:

1) Nota do Ensino Secundário - 50%;

2) Nota da Prova de Ingresso - 50%.

Vagas para 2017/2018  (Diurno):
Contingente Geral: 55

Mudança de par Estabelecimento/Curso: 6

Maiores de 23 anos: 5

Estudantes Internacionais: 5

Vagas para 2017/2018 (Pós-laboral):
Contingente Geral: 35

Mudança de par Estabelecimento/Curso: 5

Maiores de 23 anos: 2

Estudantes Internacionais: 5

SAÍDA SPROFISSIONAIS

separador_txt_A

bullet_red Organismos do Estado relacionados com a política do trabalho e do emprego;

bullet_red Serviços de recursos humanos da Administração Pública e privada;

bullet_red Atividades de formação e desenvolvimento, de estratégia organizacional, de cultura e de clima organizacional, de funções de recrutamento e seleção, de relações do trabalho;

bullet_red Organismos do sistema de proteção dos trabalhadores e das condições de trabalho;

bullet_red Empreendorismo, business start up e criação de emprego;

bullet_red Investigação.

Observações
A licenciatura funciona em regime diurno e em regime pós-laboral. Em regime pós-laboral, as aulas têm lugar entre as 18h e as 22h30.

1º Semestre

2º Semestre