Mestrado em Ciência Política

Professor Catedrático Manuel Meirinho

separador_txt_A

No quadro dos objetivos estratégicos do ISCSP-ULisboa quanto à oferta formativa de II Ciclo e na sequência dos objetivos traçados ao nível da política para o ensino superior nos termos do Processo de Bolonha, definiram-se os seguintes objetivos:

bullet_red Aprofundamento de competências

Tal como para a licenciatura em Ciência Política, este objetivo corresponde à configuração nuclear do Processo de Bolonha, quando elege a passagem de um paradigma de ensino baseado na transmissão de conhecimentos para um paradigma baseado na aquisição de competências que, no caso do II Ciclo, devem ser reforçadas por forma a assegurar que o estudante adquira uma especialização de natureza académica (artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 74/2006).
Este objetivo presidiu à elaboração do novo plano de estudos, uma vez que a sua estrutura privilegia o aprofundamento de competências que consolidam os perfis de formação de natureza instrumental e, sobretudo, de natureza específica.

bullet_red Aposta na especialização funcional
Este objetivo traduz a necessidade de reforçar o perfil da formação de natureza específica (elevando os padrões de exigência e rigor), por forma a orientar o estudante para percursos de especialização académicos que possibilitem um melhor domínio das ferramentas teóricas e práticas necessárias à aplicação e integração de conhecimentos em domínios específicos da Ciência Política com elevados níveis de exigência profissional.

bullet_red Reforçar as valências de investigação
O plano de estudos assume, como orientação de fundo, a aposta no reforço das valências de investigação do estudante. Para além de se constituir como uma valência diferenciadora em relação ao I ciclo de estudos pretende-se, essencialmente, dotar o estudante de perspectivas teóricas, analíticas e metodológicas avançadas que sirvam de suporte à conceção e implementação de projetos de investigação, quer no domínio académico quer no domínio profissional.

bullet_red Reforço do estimulo e do apoio à auto-aprendizagem
Pretende-se, com este objetivo, reforçar os percursos de auto-aprendizagem iniciados no I Ciclo, no sentido de estimular o estudante a desenvolver trabalho autónomo ao nível cognitivo e avaliativo.

bullet_red Ajustamento dos métodos pedagógicos
Este objetivo associa-se diretamente à mudança do paradigma de ensino (tal como equacionado para a licenciatura em Ciência Política), que requer um empenhamento renovado do corpo docente no ajustamento dos métodos pedagógicos àquele paradigma e aos objetivos agora definidos.

bullet_red Preparação para estudos avançados
Este objetivo inscreve-se na necessidade de complementar e reforçar a preparação científica dos estudantes no sentido de os preparar para o percurso de estudos avançados (doutoramento).

bullet_red Aposta na especialização funcional.

Condições de acesso

separador_txt_A

bullet_red São admitidos à inscrição no curso titulares do grau de licenciado ou por equivalência legal;
bullet_red Detentores de um currículo científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Cientifico.

banners candidaturas mestrados 2017

Informação sobre

Plano de Estudos do Mestrado bullet_red Ver (online)

Regulamento Geral dos Cursos do 2.º Ciclo de Estudos bullet_red Ver (.pdf)