Mestrado em Relações Internacionais

Professor Catedrático António de Sousa Lara

bullet_red Aposta no desenvolvimento de competências
Este objetivo corresponde à configuração nuclear do Processo de Bolonha, quando elege a passagem de um paradigma de ensino baseado na transmissão de conhecimentos para um paradigma baseado na aquisição de competências de natureza genérica e específica. Este objetivo leva a colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, orientando-o para a investigação, análise critica, exposição oral, domínio de técnicas de expressão, tendo em vista o reforço de competências de forma a facilitar a sua intervenção na escolha da sua carreira profissional, o que, se constitui elemento importante durante o I ciclo, assume-se como ponto fulcral do II. Sendo certo, todavia, que este objectivo apenas pode ser alcançado satisfatoriamente com a conclusão de uma das várias especializações apresentadas para o final do Mestrado.

bullet_red Reforço da preparação teórica e prática dos alunos
Este objetivo traduz a necessidade de garantir uma sólida formação teórica e prática no domínio das Relações Internacionais, aliada à preocupação de estimular os percursos de auto-aprendizagem tutelados pelos docentes das respectivas unidades curriculares. Daí que o plano de estudos se estruture em três perfis de formação complementares: a formação geral e introdutória, partindo de um nível de generalidade universitária para o da especialidade; as sinergias decorrentes das ferramentas teóricas multidisciplinares e a vertente das Relações Internacionais apontadas para a aplicação da ciência aos casos concretos da conjuntura. No seu todo, o novo alinhamento do ciclo de estudos visa fornecer um leque de ferramentas científicas exigidas à reunião de competências exigidas ao desempenho de atividades profissionais associadas a esta área disciplinar. Associado a este objeto, é de salientar ainda a preocupação estratégica em reforçar a posição do ISCSP na formação avançada em Relações Internacionais, matriz da Instituição há decénios, bem como o de manter o lugar de topo que este Mestrado hoje ocupa, quer em termos absolutos no ranking interno da própria Escola, quer em termos relativos, no contexto da sua especialidade no da Universidade Pública Portuguesa.

bullet_red Ajustamento dos métodos pedagógicos
Este objetivo associa-se diretamente à mudança do paradigma de ensino, facto que obriga a equacionar a relação do professor com o aluno, tanto no quadro mais amplo da vida académica, como no quadro da função de docência. Este objetivo está presente no novo ciclo de estudos através da determinação em orientar os padrões de docência para os objetivos do Processo de Bolonha, reforçando nomeadamente a relação de tutoria, essencial no domínio do II ciclo de estudos em relações Internacionais.

Condições de acesso

separador_txt_A

bullet_red São admitidos à inscrição no curso titulares do grau de licenciado ou por equivalência legal;
bullet_red Detentores de um currículo científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Cientifico.

banners candidaturas mestrados 2017

Informação sobre

Plano de Estudos do Mestrado bullet_red Ver (online)

Regulamento Geral dos Cursos do 2.º Ciclo de Estudos bullet_red Ver (.pdf)