Segurança Nacional

ANO LECTIVO 2009/2010

Coordenador:

Data limite para inscrições: 9 de Novembro de 2009

Conferencista Convidado: Professor Doutor Adriano Moreira (Abertura e encerramento do curso)

1. OBJECTIVOS

Abordar o problema contemporâneo da segurança dos Estados e dos Cidadãos, partindo do conceito de Segurança Nacional enquanto visão integrada das componentes interna e externa, e também como fundamento estratégico das respostas institucionais especializadas e preventivamente adequadas à complexidade de ameaças que o processo de globalização em curso desencadeia.

2. Destinatários

Licenciados.

3. Selecção dos candidatos

O Curso funcionará como um mínimo de 10 e um máximo de 30 participantes. A selecção dos candidatos é da responsabilidade do ISCSP, os quais poderão ser entrevistados para o efeito.

4. Duração e condições de funcionamento

O Curso terá uma duração de 12 semanas, correspondendo a 12 unidades curriculares, ao ritmo de uma unidade curricular por semana, 4 horas por dia de aulas.

5. Sistema de avaliação

• No final de cada unidade curricular será realizada uma prova escrita de 1 hora e 30 minutos sobre a matéria leccionada. Depois de classificadas, as provas serão remetidas pelos docentes ao Coordenador da Pós-Graduação, com a respectiva pauta das notas, para serem anexadas ao processo aberto na  Secção Pedagógica do ISCSP;
  • A nota final de cada aluno resultará da média encontrada no conjunto das  provas escritas das 11 unidades curriculares, mais a média resultante do  encontro desta com a nota do trabalho final, o qual terá um efeito positivo privilegiado nessa mesma nota;
  • A classificação será de 0 a 20 valores (0-10: Insuficiente; 10-13: Suficiente; 14-15: Bom; 16-20: Muito Bom) requerendo a aprovação no Curso uma nota mínima de 10 valores.

6. Diploma

Aos alunos aprovados será emitido um diploma de Pós-Graduação pela Secção Pedagógica do ISCSP.

7. Créditos

De acordo com o designado Sistema de Bolonha, são atribuídos 60 ECTS ao Curso.

8. Estrutura curricular

Capitão-de-fragata Pedro Serradas Duarte

Seminário de Investigação

10. Calendário de funcionamento

O curso desenvolve-se em três períodos, de acordo com o seguinte calendário:

• 1º Período - 9 de Novembro a 4 de Dezembro de 2009
  • 2º Período - de 11 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2010
  • 3º Período – de 8 de Fevereiro a 5 de Março de 2010

Condições:
A leccionação decorrerá em horário pós-laboral. As aulas terão lugar no âmbito do calendário escolar do ISCSP, sendo interrompidas nos períodos das férias.

São admitidos a inscrever-se no curso os licenciados por instituições do ensino superior e universidades portuguesas e os titulares de habilitação equivalente.

Será passado um diploma de aproveitamento aos que tenham estado presentes em, pelo menos, 80% das aulas de cada disciplina e se tenham submetido com êxito à avaliação a realizar nos termos definidos pelo Conselho Científico.

11. Inscrições e propinas

As inscrições decorrem até ao dia 9 de Novembro de 2009.

A propina total é de 2000 € (dois mil euros), a pagar da forma seguinte:

a) 500 € (quinhentos euros) no acto da inscrição;

b) 500 € (quinhentos euros) na 1ª semana de cada período.

12. Informações e contactos

Conceição Santos