Condições de acesso ao ISCSP

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

O concurso nacional realiza-se no final do ano letivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado.

As provas de ingresso para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior concretizam-se através dos exames finais nacionais do ensino secundário.

As provas de ingresso válidas para a candidatura às Licenciaturas do ISCSP é uma das seguintes provas:
09 Geografia
11 História
18 Português

Mais Informações em: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/ConcursoNacionalPublico/

Mudança de Par Instituição/Curso

Entende-se por Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou inscrição. A mudança de par instituição/curso pode ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.

Mais informações: bt download(.pdf)

Reingresso

Os alunos que estiveram um ano letivo sem estar matriculados ou que anularam matrícula no ano anterior têm de requerer o reingresso. O reingresso é sempre feito no mesmo curso já frequentado, ou em curso que lhe tenha sucedido. Os cursos que partilham a designação no horário diurno e pós-laboral não são considerados “mesmo curso”, pelo que não é possível frequentar um desses cursos num dos períodos de lecionação e solicitar reingresso no outro período (de diurno para pós-laboral e vice-versa).

Mais informações: bt download(.pdf)

Maiores de 23 anos
As Provas Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior visam facultar o acesso e ingresso nos cursos de licenciatura aos indivíduos maiores de 23 anos que, mostrem, no entanto, possuir conhecimentos minimamente indispensáveis à frequência de determinado curso superior e a capacidade, experiência e maturidade bastantes para serem qualificados como candidatos a uma concreta formação universitária.

Mais informações em: http://www.iscsp.ulisboa.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=100&Itemid=244

Estudantes Internacionais
O concurso especial para Estudantes Internacionais abrange os estudantes que, cumulativamente:

Não tenham nacionalidade portuguesa, excetuando:
• Os nacionais de um Estado membro da União Europeia;
• Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendam ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam, sendo que o tempo de residência para estudo não releva para este efeito;
• Os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais.

Sejam titulares de:
• Qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido; ou
• Diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.

Mais informações em: http://www.iscsp.ulisboa.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1783&Itemid=463

Outras informações sobre:

Março