Matrículas e Inscrições

bullet_red MATRÍCULAS: Requisitos formais e documentação

AÇÃO

FIM

Renovação de inscrição para alunos de Licenciatura*

04-09-2017

08-09-2017

18-09-2017

29-09-2017
Matrícula e inscrição para os colocados através do Concurso Nacional de Acesso - 1.ª fase (as vagas dos colocados não matriculados serão devolvidas à DGES para a 2.ª fase)

11-09-2017

15-09-2017
Matrícula e inscrição para os colocados através do Concurso Nacional de Acesso - 2.ª fase (as vagas dos colocados não matriculados serão devolvidas à DGES) 28-09-2017 02-10-2017
Matrícula e inscrição para os colocados através do Concurso Nacional de Acesso - 3.ª fase (as vagas dos colocados não matriculados serão devolvidas à DGES) 13-10-2017 17-10-2017
Matrícula e inscrição para os colocados através de Mudança de Par Instituição/Curso e de Maiores de 23** 11-09-2017 15-09-2017
Matrícula e inscrição para estudantes internacionais (1.ª e 2.ª fase)
11-09-2017 15-09-2017
Matrícula e inscrição para estudantes internacionais (3.ª fase)
01-11-2017

03-11-2017

Matrícula de alunos admitidos ao 1.º ano/1.ª vez e renovação de inscrição de alunos dos cursos de Mestrado e Doutoramento*

04-09-2017

06-10-2017

*As renovações de inscrição e matrícula realizadas após a data limite estipulada para cada ciclo de estudos será aplicada a taxa de matrícula fora de prazo definida na tabela de emolumentos em vigor no ISCSP (4€ por dia até ao máximo de 120€). Todas as renovações de inscrição e matrículas terão de ser realizadas até à data limite de 29 de dezembro.

**As vagas eventualmente sobrantes podem ser utilizadas num outro regime, por despacho do Presidente do ISCSP.

a) Alunos que se inscrevem pela 1.ª vez

A matrícula é efetuada pessoal e presencialmente, pelo interessado ou por seu representante legal.

No ato de matrícula e de inscrição nas unidades curriculares do 1.º ano do ciclo de estudos o deve apresentar os seguintes documentos:

a) Bilhete de identidade, cartão de cidadão ou  passaporte;
b) Cartão de contribuinte ou cartão de cidadão;
c) Boletim de vacinas com a vacina antitetânica atualizada;
d) Ficha ENES, no caso de serem alunos colocados no ISCSP ao abrigo de concurso nacional ou especial de ingresso no ensino superior.

A inscrição ficará concluída com a emissão do recibo de pagamento da 1ª prestação da propina, da taxa de efetivação de matrícula e do seguro escolar pelos Serviços Académicos do ISCSP.

b) Alunos já inscritos no ISCSP no ano anterior

O aluno já inscrito no ISCSP no ano anterior, no ato de inscrição deve entregar os documentos acima referidos que tenham entretanto sido alterados ou renovados.
Os alunos que tenham solicitado a anulação voluntária da inscrição poderão retomar a sua matrícula livremente no ano letivo imediatamente consecutivo àquele em que efetuaram a anulação.
A inscrição ficará concluída com a emissão do recibo de pagamento da 1ª prestação da propina, da taxa de efetivação de inscrição e do seguro escolar pelos Serviços Académicos do ISCSP.

c) Reingresso

Os alunos que estiveram um ano letivo sem estar matriculados têm de requerer o reingresso.
O reingresso é sempre feito no mesmo curso já frequentado, ou em curso que lhe tenha sucedido. Os cursos que partilham a designação no horário diurno e pós-laboral não são considerados “mesmo curso”, pelo que não é possível frequentar um desses cursos num dos períodos de lecionação e solicitar reingresso no outro período (de diurno para pós-laboral e vice-versa).

O reingresso é pedido em formulário próprio, disponível no Núcleo de Alunos e na Secretaria Digital. O mesmo, depois de preenchido, terá de ser entregue ao balcão do Núcleo de Alunos, momento em que será pago o emolumento previsto na tabela de emolumentos do ISCSP (50 €).
Prazo para candidatura a reingresso com incorporação garantida no próprio ano letivo - 17 de Julho a 8 de Setembro.

As candidaturas posteriores à data limite ficam sujeitas a aprovação do órgão legal e estatuariamente competente para o efeito, nos termos da regulamentação em vigor no ISCSP.

Uma vez admitidos, a matrícula processa-se segundo o regime descrito para os alunos já inscritos no ISCSP, nas datas previstas para as renovações de matrícula.

d) Estudantes que pretendem inscrever-se ao abrigo de programas internacionais de intercâmbio

Documento de colocação passado pela escola de origem, indicando o acordo ao abrigo do qual o aluno é colocado (Arrival Certificate/Application Form).

e) Regime de permanência dos estudantes estrangeiros

bullet_red Nacionais de Estados da União Europeia
Cartão de identificação.

bullet_red Nacionais dos países da CPLP
Passaporte válido e Visto emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, passando para o efeito o ISCSP a competente certidão de matrícula.

separador_txt_A

INSCRIÇÕES EM EXAMES

A inscrição em exames apenas é permitida aos alunos que não tenham valores em dívida, e é obrigatória nas seguintes situações:

1. Para a Época Especial de Exames, de 1 a 12 de junho de 2018 para provas do 1.º semestre e de 9 a 17 de julho de 2018 para as provas do 2.º semestre, através de formulário próprio disponível no Núcleo de Apoio aos Alunos (NAA), na Secretaria Digital ou através da plataforma NETPA. A realização de provas em época especial para alunos do último ano e para atletas (universitários ou de alta competição) está limitada a 3 unidades curriculares em cada semestre.

2. Para Melhoria de Nota, a inscrição terá de ser feita, no mínimo até 48h úteis antes da realização da prova, através de formulário próprio disponível no NAA e na Secretaria Digital, ou através do NETPA, com pagamento do emolumento correspondente, não podendo ser revogada. A falta à prova na época em que tenha sido efetuada a inscrição determina a impossibilidade de realizar melhoria em época de avaliação posterior.