Matrículas e Inscrições

bullet_red MATRÍCULAS: Requisitos formais e documentação

AÇÃO

FIM

Renovação de inscrição para alunos de Licenciatura*

04-09-2017

08-09-2017

18-09-2017

29-09-2017
Matrícula e inscrição para os colocados através do Concurso Nacional de Acesso - 1.ª fase (as vagas dos colocados não matriculados serão devolvidas à DGES para a 2.ª fase)

11-09-2017

15-09-2017
Matrícula e inscrição para os colocados através do Concurso Nacional de Acesso - 2.ª fase (as vagas dos colocados não matriculados serão devolvidas à DGES) 28-09-2017 02-10-2017
Matrícula e inscrição para os colocados através do Concurso Nacional de Acesso - 3.ª fase (as vagas dos colocados não matriculados serão devolvidas à DGES) 13-10-2017 17-10-2017
Matrícula e inscrição para os colocados através de Mudança de Par Instituição/Curso e de Maiores de 23** 11-09-2017 15-09-2017
Matrícula e inscrição para estudantes internacionais (1.ª e 2.ª fase)
11-09-2017 15-09-2017
Matrícula e inscrição para estudantes internacionais (3.ª fase)
01-11-2017

03-11-2017

Matrícula de alunos admitidos ao 1.º ano/1.ª vez e renovação de inscrição de alunos dos cursos de Mestrado e Doutoramento*

04-09-2017

06-10-2017

*As renovações de inscrição e matrícula realizadas após a data limite estipulada para cada ciclo de estudos será aplicada a taxa de matrícula fora de prazo definida na tabela de emolumentos em vigor no ISCSP (4€ por dia até ao máximo de 120€). Todas as renovações de inscrição e matrículas terão de ser realizadas até à data limite de 29 de dezembro.

**As vagas eventualmente sobrantes podem ser utilizadas num outro regime, por despacho do Presidente do ISCSP.

a) Alunos que se inscrevem pela 1.ª vez

A matrícula é efetuada pessoal e presencialmente, pelo interessado ou por seu representante legal.

No ato de matrícula e de inscrição nas unidades curriculares do 1.º ano do ciclo de estudos o deve apresentar os seguintes documentos:

a) Bilhete de identidade, cartão de cidadão ou  passaporte;
b) Cartão de contribuinte ou cartão de cidadão;
c) Boletim de vacinas com a vacina antitetânica atualizada;
d) Ficha ENES, no caso de serem alunos colocados no ISCSP ao abrigo de concurso nacional ou especial de ingresso no ensino superior.

A inscrição ficará concluída com a emissão do recibo de pagamento da 1ª prestação da propina, da taxa de efetivação de matrícula e do seguro escolar pelos Serviços Académicos do ISCSP.

b) Alunos já inscritos no ISCSP no ano anterior

O aluno já inscrito no ISCSP no ano anterior, no ato de inscrição deve entregar os documentos acima referidos que tenham entretanto sido alterados ou renovados.
Os alunos que tenham solicitado a anulação voluntária da inscrição poderão retomar a sua matrícula livremente no ano letivo imediatamente consecutivo àquele em que efetuaram a anulação.
A inscrição ficará concluída com a emissão do recibo de pagamento da 1ª prestação da propina, da taxa de efetivação de inscrição e do seguro escolar pelos Serviços Académicos do ISCSP.

c) Reingresso

Os alunos que estiveram um ano letivo sem estar matriculados têm de requerer o reingresso.
O reingresso é sempre feito no mesmo curso já frequentado, ou em curso que lhe tenha sucedido. Os cursos que partilham a designação no horário diurno e pós-laboral não são considerados “mesmo curso”, pelo que não é possível frequentar um desses cursos num dos períodos de lecionação e solicitar reingresso no outro período (de diurno para pós-laboral e vice-versa).

O reingresso é pedido em formulário próprio, disponível no Núcleo de Alunos e na Secretaria Digital. O mesmo, depois de preenchido, terá de ser entregue ao balcão do Núcleo de Alunos, momento em que será pago o emolumento previsto na tabela de emolumentos do ISCSP (50 €).
Prazo para candidatura a reingresso com incorporação garantida no próprio ano letivo - 17 de Julho a 8 de Setembro.

As candidaturas posteriores à data limite ficam sujeitas a aprovação do órgão legal e estatuariamente competente para o efeito, nos termos da regulamentação em vigor no ISCSP.

Uma vez admitidos, a matrícula processa-se segundo o regime descrito para os alunos já inscritos no ISCSP, nas datas previstas para as renovações de matrícula.

d) Estudantes que pretendem inscrever-se ao abrigo de programas internacionais de intercâmbio

Documento de colocação passado pela escola de origem, indicando o acordo ao abrigo do qual o aluno é colocado (Arrival Certificate/Application Form).

e) Regime de permanência dos estudantes estrangeiros

bullet_red Nacionais de Estados da União Europeia
Cartão de identificação.

bullet_red Nacionais dos países da CPLP
Passaporte válido e Visto emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, passando para o efeito o ISCSP a competente certidão de matrícula.

separador_txt_A

INSCRIÇÕES EM EXAMES

A inscrição em exames apenas é permitida aos alunos que não tenham valores em dívida, e é obrigatória nas seguintes situações:

1. Para a Época Especial de Exames, decorrendo o período de inscrições de 1 a 16 de junho de 2017 para provas do 1º semestre e de 10 a 19 de julho para as provas do 2º semestre, através de formulário próprio disponível no Núcleo de Alunos, na Secretaria Digital ou através da plataforma NETPA.

2. Para Melhoria de Nota, a inscrição na época de recurso terá de ser feita, no mínimo até 48 horas úteis antes da realização da prova, através de formulário próprio disponível no Núcleo de Alunos, na Secretaria Digital ou através da plataforma NETPA, e pagamento do emolumento correspondente.