Paula Campos Pinto

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Doutora em Sociologia (2009), York University, Canadá. Título da Tese: "The Diversity-Equality Riddle: Interrogating Disability, Motherhood, Citizenship and Rights"
Mestre em Family Studies (1990), Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Título da tese: "Positive Impacts of Sibship on Adolescents with Handicapped Brothers and Sisters"
Licenciada em Sociologia (1986), Universidade Nova de Lisboa.

ACTIVIDADE DOCENTE

Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Unidades curriculares actualmente leccionadas no ISCSP: Introdução à Gerontologia (1º ciclo), Políticas Sociais e Direitos das Pessoas Idosas (1º ciclo), Intervenção Social com Grupos (1ºciclo), Desenvolvimento Comunitário (1º Ciclo), Sociologia da Família (2º ciclo).
Unidades curriculares já leccionadas noutros estabelecimentos de ensino: Análise Compreensiva (1º ciclo), Recursos e Estratégias de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social (2º ciclo), Seminário de Políticas Públicas e Desigualdades Sociais (2º ciclo), Métodos e Técnicas de Inserção Social (1º ciclo), Introdução à Sociologia (1º ciclo) Sociologia da Família (1º ciclo), Sistemas Familiares Face à Criança com Necessidades Educativas Especiais (2º ciclo).

ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO

Investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP, UTL.
Representante em Portugal da ANED - Academic Network of Experts on Disability, programa financiado pela Comissão Europeia.
Investigadora Principal do projecto DRPI-Portugal, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. I.P.
Investigadora Associada do projecto internacional Disability Rights Promotion International, financiado pela Swedish International Development Cooperation Agency, SIDA.
Membro da equipa do projecto "Intimidade e Deficiência: cidadania sexual e reprodutiva de mulheres com deficiência em Portugal", financiado pela FCT.

PUBLICAÇÕES

Pinto, Paula C. (2011). Monitoring disability rights: A holistic approach. In Lee Ann Basser; Marcia Rioux & Melinda Jones (Eds.) Critical Perspectives on Human Rights and Disability Law, pp. 451-478. The Netherlands: Brill Publishers.

Pinto, Paula C. (2011). Between the lines: A critical discourse analysis of disability policy in Portugal. Disability Studies Quarterly, vol. 31(3).

Pinto, Paula C. (2011). At the crossroads: Human rights and the politics of disability and gender in Portugal. European Journal of Disability Research, vol. 5(2):116-128.

Pinto. Paula C. (2011). Family, disability and social policy in Portugal: Where are we at, and where do we want to go? Sociologia On Line, nº2: 39-60.

Pinto, Paula C. (2010). Beyond the State: The making of disability and gender under neo-liberalism in Portugal. In Susan Braedley & Meg Luxton (Eds.) Neo-liberalism and the Everyday Life (pp.113-135). Toronto: McGill Queens University Press.

Rioux, M. e Pinto, P. (2010). A time to the universal right to education: Back to basics, British Journal of Sociology of Education, vol. 31 (5): 621-642.

Bruusgaard, E., Pinto, P. Swindle, J., Yoshino, S. (2010). Are we on the same page? The challenges and charms of a journey towards interdisciplinarity. Graduate Journal of Social Sciences, vol. 7 (1):39-58.

Pinto, Paula C. (2008). Women, Disability and the Right to Health. In Pat Armstrong & Jennifer Deadman (eds.) Women’s Health: Intersections of Policy, Research and Practice, pp.119-133. Toronto: Canadian Scholar’s Press.

Pinto, Paula C. (2008). Re-constituting Care: A Rights-Based Approach to Disability, Motherhood and the Dilemmas of Care. Journal of the Association for Research on Mothering, 10 (Spring/Summer): 119-130.

Pinto. Paula C. e Paula Bouceiro (coords.). (2002). Dos Direitos ás Políticas: Um Livro Verde sobre Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficiência e suas Familias. Lisboa: LPDM.Centro de Recursos Sociais.

Pinto, Paula C. e Pestana, Sara C. (2001). Uma sociedade para todos. In Cristina Cavaco (coord.) Partnet: Diálogo civil na luta contra a exclusão social, pp.189-194. Lisboa: Inde.

Pinto, Paula C. e Paula Bouceiro (Coords.) (2000). Centro de Recursos para o Desenvolvimento Local. Lisboa: LPDM Centro de Recursos Sociais.

Orey, Inês, Paula C. Pinto, e Maria João Oliveira e Sousa (1997). Família que Temos…Família que Queremos. Lisboa: Colecção "Estudos e Documentos", Direcção-Geral da Família.

REFERÊNCIAS ADICIONAIS

Áreas de interesse científico e orientação de teses
Deficiência, Direitos Humanos e Políticas Sociais;
Família e Género;
Saúde e Direitos Humanos;
Envelhecimento, Dependência e Políticas Sociais.
ISCSP