Saltar para o conteúdo principal

Curso de Formação Especializada “Análise da Conjuntura e Intelligence Estratégica”

1.ª Edição

Escola:

Candidaturas: 23-05-2022 a 31-07-2022

Candidaturas Encerradas

O Curso de Formação Especializada Análise da Conjuntura e Intelligence Estratégica é organizado pelo Instituto de Estudos Políticos e Estratégicos (ISCSP-IEPE), unidade orgânica do ISCSP que visa desenvolver, com elevado rigor e qualidade máxima, conhecimentos e competências em áreas específicas, aumentando a valorização das mais variadas atividades profissionais, bem como do Curriculum Vitae.
O presente Curso irá realizar-se num regime de ensino à distância/online com recurso à plataforma online Zoom Cloud Meetings.

Coordenação

Coordenação Científica:

Heitor Barras Romana
Heitor Barras Romana

Heitor Barras Romana

Professor Catedrático do ISCSP-ULisboa

Objetivos

No presente, a política internacional é fortemente determinada por uma escalada de conflitos de elevada intensidade com profundas implicações políticas, militares, securitárias e económicas nos planos global e regional, de que constitui exemplo a guerra da Ucrânia.
O efeito sistémico da atual crise conduz a uma rápida depreciação das avaliações situacionais, e a reformulação dos processos de gestão política e consequente tomada de decisão. O novo ambiente estratégico requer o recurso a modelos e a uma leitura prospetiva a partir do insight geopolítico e geoeconómico. Neste âmbito cabe também à intelligence estratégica através dos seus instrumentos de análise operacional contribuir para o minimizar da surpresa estratégica e para uma perceção de ameaças e de riscos para os Estados e para macro instituições e empresas.
O curso tem por objetivo dotar os participantes de conteúdos operativos úteis à compreensão integrada da conjuntura internacional. Pretende-se especificamente desenvolver um quadro de análise sobre o comportamento estratégico dos grandes atores do sistema de poder mundial.
Considerando os objetivos pretendidos, o curso tem uma estrutura que privilegia o recurso a uma metodologia de formação orientada para o estudo aplicado.

Destinatários

O curso em Análise da Conjuntura e Intelligence Estratégica tem como público-alvo dirigentes e quadros de instituições do Estado e de outras entidades públicas e privadas, com destaque para o setor empresarial. Destina-se ainda a estudantes e investigadores/as da área dos Estudos Políticos e Estratégicos.

Plano Curricular

TOTAL 40
Unidades curriculares Área Científica Contacto
Análise Geopolítica e Geostratégia EE 12
Análise Geoeconómica CP 12
Intelligence Estratégica RI 16

Nota 1:
Tempo de trabalho (aulas, estudo autónomo, tutoria, leituras complementares)
Área científica das unidades curriculares: CP – Ciência Política; EE – Estudos Estratégicos; RI – Relações Internacionais.

Calendários das aulas e da avaliação

Unidades curriculares Dia da semana Horário Dias de aula
Análise Geopolítica e Geostratégia Quarta e quinta-feira 18h00-21h00

14/09; 15/09; 21/09; 22/09

Análise Geoeconómica

Quarta e quinta-feira

18h00-21h00

28/09; 29/09
Quinta e Sexta-feira 06/10; 07/10

Intelligence Estratégica

Quarta e quinta-feira

18h00-21h00 12/09; 13/09; 19/09; 20/09
18h00-20h00 26/09; 27/09

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar