Saltar para o conteúdo principal

Plano Curricular e Corpo Docente

Coordenação

Pedro Lagos de Abreu
Pedro Lagos de Abreu

Pedro Lagos de Abreu

Licenciado em Relações Internacionais pelo ISCSP-ULisboa

Coordenador da Área de Cooperação e Desenvolvimento do ISCSP-ULisboa

Professional Development: Auto-Avaliação de Competências

  • Competências relevantes no mercado de trabalho atual;
  • Análise SWOT aplicada à autoavaliação;
  • Identificação individual dos “gaps” de competências;
  • Elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal;
  • Abordagem ao mercado de trabalho;
  • Instrumentos de desenvolvimento de carreira.
Manuel de Sousa Antunes
Manuel de Sousa Antunes

Manuel de Sousa Antunes

Professor Auxiliar Convidado do ISCSP-ULisboa
Sócio Fundador da UNEEQ

Presença nas Redes Sociais

  • Recrutamento e seleção online: oportunidades e desafios;
  • Definição do posicionamento online: onde, quando, como e porquê?
  • Personal branding e construção de uma marca própria: técnicas de construção de portefólio online para “ver e ser visto”.
  • O limiar do espaço profissional do espaço particular na perceção dos recrutadores. A pegada digital na perceção do recrutador;
  • Construir relações públicas digitais: do LinkedIn ao Twitter. Táticas e dicas para otimizar o esforço de primeira oportunidade e construção de networking para alavancar novos projetos.
David José Monteiro
David José Monteiro

David José Monteiro

Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP
Coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP
Autor do livro “Comunicação 2.0"

A Imagem como Marca Pessoal

Tendo em conta que a imagem pessoal é o referencial da “marca” pessoal e uma das linguagens não-verbais potenciadoras da melhoria de fatores pessoais de empregabilidade, este módulo tem por objetivos:

  • explicar o que é a marca pessoal;
  • apresentar as mais-valias de uma marca pessoal consolidada e positiva;
  • evidenciar estratégias de criação de marca/branding pessoal;
  • apresentar guidelines para construção de marca pessoal ao nível de presença digital, apresentação exterior e linguagem corporal.
Isabel Soares
Isabel Soares

Isabel Soares

Doutora em Estudos Anglo-Portugueses

Professora Associada do ISCSP-ULisboa

Communication Skills: Técnicas de Apresentação e Falar em Público

As competências designadas de P são aquelas que dependem principalmente do emissor – o orador:

  • Propósito, preparação e planeamento, personalização, performance.

Estas competências serão trabalhadas tendo em consideração as seguintes estratégias:

  • Auto perceção: vai ser o melhor comunicador que a sua personalidade criar, não o que quer imitar;
  • Perfeição: os erros acontecem, mas devem ajudar a melhorar não a destruir o que já;
  • Visualização: se o comunicador visualiza o conteúdo, o recetor também o conseguirá;
  • Disciplina e preparação: única forma de obter o melhor resultado possível;
  • Personalização q.b.: o seu estilo é o melhor para si, e vai melhorando com a prática;
  • Antecipação: deixe a audiência a querer mais, não a querer que saia.

As competências designadas de LAR são aquelas que envolvem recetores, os destinatários, ou as circunstâncias da elocução:

  • Lugar, Audiência, Relevância;
  • Estas competências serão trabalhadas tendo em consideração as seguintes estratégias:
  • Estudo e conhecimento prévio, tão detalhado quanto possível dos dois primeiros fatores, para ser possível determinar qual a relevância.

Competências P e LAR serão interrelacionadas e trabalhadas em conjunto em atividade breve dos participantes para apresentação final.

Alice Trindade
Alice Trindade

Alice Trindade

Doutora em Estudos Americanos pela Universidade Aberta

Professora Associada ISCSP-ULisboa

Curriculum Vitae, Carta de Apresentação, Postura em Entrevista e Dinâmicas de Grupo: Truques e Dicas

Curriculum Vitae

  • CV: como elaborar; tipologias atuais e eficazes; fator de diferenciação e atração;
  • O CV como porta de entrada no mercado de trabalho.

Carta de Apresentação/Motivação

  • A importância de uma apresentação individualizada;
  • Generalização vs. personificação: qual a melhor estratégia;
  • Identificação entre candidato e empresa;
  • Como utilizar a carta de apresentação como fator diferenciador.

Entrevista e Dinâmicas de Grupo

  • Dress for sucess: a importância das primeiras impressões; adaptação à cultura empresarial;
  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Preparação antes e durante o processo de seleção;
  • Curiosidade como estratégia de diferenciação.

Mock interviews & Role play

Tânia Duarte
Tânia Duarte

Tânia Duarte

HR Business Partner na Embraer

Ana Pires
Ana Pires

Ana Pires

Licenciada em Sociologia do Trabalho pelo ISCSP-ULisboa

Colaboradora do Serviço de Saídas Profissionais do ISCSP-ULisboa

Solange Pires
Solange Pires

Solange Pires

Técnica Superior das Saídas Profissionais do ISCSP-ULisboa

Persuasão e Influência

Argumentação e Contra-Argumentação:

  • O que evitar em argumentação;
  • Expor argumentos com clareza;
  • Apresentar as tuas ideias (argumentação eficaz);
  • Defender as tuas ideias (contra-argumentação).

Linguagem Não Verbal em Persuasão:

  • Como criar uma ótima 1.ª impressão;
  • Demonstrar profissionalismo e credibilidade;
  • Potenciar empatia não verbal;
  • Aumentar a atenção de quem nos ouve.
David Mourão
David Mourão

David Mourão

CEO & Trainer da Speak and Lead

Networking e Redes Internacionais

  • O que são redes internacionais;
  • Vantagens das redes internacionais;
  • A importância de uma experiência internacional;
  • Redes internacionais no Ensino Superior.
Pedro Lagos de Abreu
Pedro Lagos de Abreu

Pedro Lagos de Abreu

Licenciado em Relações Internacionais pelo ISCSP-ULisboa

Coordenador da Área de Cooperação e Desenvolvimento do ISCSP-ULisboa

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar