Saltar para o conteúdo principal

Plano Curricular e Corpo Docente

Coordenação

Maria José Silveira Núncio
Maria José Silveira Núncio

Maria José Silveira Núncio

Professora Auxiliar do ISCSP-ULisboa

Intervenção Social: Conceito, Objetivos e Estado da Arte

  • 1. Conceito de intervenção social, evolução, objetivos e estado da arte;
  • 2. Problemáticas mais comuns e a importância da relação de confiança entre sistema interventor e sistema cliente.
Maria José Silveira Núncio
Maria José Silveira Núncio

Maria José Silveira Núncio

Professora Auxiliar do ISCSP-ULisboa

Princípios do Counselling aplicados à Intervenção Psicossocial

  • 1. Os Princípios e objetivos do Counselling (Aconselhamento Psicossocial), sua evolução e comparação com as outras formas de ajuda (Dar conselhos, conversa amiga, Psicoterapia, Coaching, Apoio Psicológico);
  • 2. Os Modelos teóricos e aplicações terapêuticas no Counselling.
Hilson Tavares da Cunha Filho
Hilson Tavares da Cunha Filho

Hilson Tavares da Cunha Filho

Professor Auxiliar da UBI
Investigador na UNL
Counsellor

Ana Paula Serpa
Ana Paula Serpa

Ana Paula Serpa

Psicoterapeuta

Competências básicas e condições facilitadoras da Relação de Counselling

  • 1. Principais competências do profissional: Observação, Empatia, Escuta, Aceitação e respeito, Autenticidade, Presença;
  • 2. Vínculo de confiança entre o cliente e o profissional: desafios, resistência, contacto e outras condições facilitadoras;
  • 3. Rapport e estabelecimento da relação terapêutica.
Hilson Tavares da Cunha Filho
Hilson Tavares da Cunha Filho

Hilson Tavares da Cunha Filho

Professor Auxiliar da UBI
Investigador na UNL
Counsellor

Ana Paula Serpa
Ana Paula Serpa

Ana Paula Serpa

Psicoterapeuta

Estabelecimento da Relação de Counselling

  • 1. O processo de ajuda: as diversas fases e objetivos;
  • 2. A Preparação: identificação de necessidades, de objetivos e outras questões a considerar na Intervenção;
  • 3. Como estabelecer a relação: como acolher, observar, escutar, respeitar, informar, acompanhar e encerrar;
  • 4. Como Avaliar e elaborar o Plano de Acompanhamento, Contrato terapêutico ou Consentimento Informado.
Hilson Tavares da Cunha Filho
Hilson Tavares da Cunha Filho

Hilson Tavares da Cunha Filho

Professor Auxiliar da UBI
Investigador na UNL
Counsellor

Ana Paula Serpa
Ana Paula Serpa

Ana Paula Serpa

Psicoterapeuta

A Prática do Counselling

  • 1. Técnicas e atitudes de Comunicação verbal e não verbal;
  • 2. Treino de técnicas, atitudes e respostas (I);
  • 3. Treino de técnicas, atitudes e respostas (II);
  • 4. Treino de técnicas, atitudes e respostas (III);
  • 5. Instrumentos de acompanhamento e avaliação;
  • 6. Estruturação e desenvolvimento do processo de atendimento;
  • 7. Modalidades de atendimento e suas especificidades (individual, grupo, casal, familiar).
Hilson Tavares da Cunha Filho
Hilson Tavares da Cunha Filho

Hilson Tavares da Cunha Filho

Professor Auxiliar da UBI
Investigador na UNL
Counsellor

Ana Paula Serpa
Ana Paula Serpa

Ana Paula Serpa

Psicoterapeuta

Questões Éticas e Profissionais

  • 1. O Counselling no trabalho em Equipa multidisciplinar;
  • 2. Ética e questões profissionais;
  • 3. Supervisão, desenvolvimento pessoal e saúde do profissional.
Hilson Tavares da Cunha Filho
Hilson Tavares da Cunha Filho

Hilson Tavares da Cunha Filho

Professor Auxiliar da UBI
Investigador na UNL
Counsellor

Ana Paula Serpa
Ana Paula Serpa

Ana Paula Serpa

Psicoterapeuta

Avaliação e Conclusão

1.Auto-avaliação e Discussão de trabalhos.

Hilson Tavares da Cunha Filho
Hilson Tavares da Cunha Filho

Hilson Tavares da Cunha Filho

Professor Auxiliar da UBI
Investigador na UNL
Counsellor

Ana Paula Serpa
Ana Paula Serpa

Ana Paula Serpa

Psicoterapeuta

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar