Saltar para o conteúdo principal

Curso de Formação Especializada de Facilitadores em Justiça Restaurativa

5 novembro 2018
1.ª Edição

Candidaturas: 29-10-2018 a 30-11-2018

Candidaturas Encerradas

O Curso de Formação Especializada de Facilitadores em Justiça Restaurativa é organizado pelo Instituto de Formação e Consultoria (ISCSP-iFOR), unidade orgânica do ISCSP que visa desenvolver, com elevado rigor e qualidade máxima, conhecimentos e competências em áreas específicas, aumentando a valorização das mais variadas atividades profissionais, bem como do Curriculum Vitae.

Coordenação

Coordenação Científica

Rui Pereira
Rui Pereira

Rui Pereira

Professor Associado Convidado do ISCSP-ULisboa

Coordenação Executiva

Luís Gagliardini Graça
Luís Gagliardini Graça

Luís Gagliardini Graça

Objetivos

A justiça punitiva tem mostrado não ser suficiente para fazer face à reincidência e o que se tem verificado é que não existe uma efetiva quebra no ciclo do crime. Assim e para reforçar os níveis de segurança comunitária é necessário pacificar os reclusos, as vítimas e a comunidade em geral. Esta pacificação requer a utilização das técnicas da Justiça Restaurativa que nos últimos anos têm provado ser uma ferramenta essencial neste processo. A experiência da Confiar, que já realizou inúmeros painéis de impacto, vem mostrar exatamente o valor desta formação pelo seu reflexo no comportamento dos que nela participaram. E da parceria entre a Confiar e o ISCSP, através do Observatório e Centro de Competências em Justiça Restaurativa, surge a oportunidade para criar o curso de Facilitadores. Este curso pretende dar a conhecer as diferentes práticas restaurativas e o seu âmbito de aplicação, nomeadamente na área de ação social, comunitária e escolar, tendo por escopo compreender como podem os seus instrumentos contribuir para o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais dos formandos. Nesse processo, serão exercitados os diferentes processos colaborativos que a Justiça Restaurativa comporta, com recurso a métodos de trabalho interativos.

Destinatários

Os destinatários do Curso de Formação Especializada de Facilitadores em Justiça Restaurativa são, dentro dos municípios, os técnicos de ação social, bem como todos os membros do pelouro de ação social e os membros do pelouro da educação. Este curso destina-se também ao pessoal docente e não docente dos diversos agrupamentos escolares, em particular dos municípios que têm ou são limítrofes com os municípios que têm estabelecimentos prisionais e ainda aos guardas prisionais.

Plano Curricular

TOTAL 16
Unidades Curriculares Área Científica Contacto
Surgimento e Fundamentos da Justiça Restaurativa D 3
O Conflito D 1
O Processo Restaurativo D 4
Introdução às Práticas Restaurativas D 8

Nota 1:
Horas de contacto: 16
Área científica das unidades curriculares: D - Direito.

Calendários das aulas e da avaliação

Unidades Curriculares Dia da semana Horário Dias de aula
Surgimento e Fundamentos da Justiça Restaurativa Terça-feira 14h00–17h00 11/12
O Conflito Terça-feira 17h00-18h00 11/12
O Processo Restaurativo Quarta-feira 14h00-18h00 12/12
Introdução às Práticas Restaurativas

Quinta-feira

14h00-18h00

13/12

Sexta-feira

14h00-18h00

14/12

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar