Saltar para o conteúdo principal

Curso de Formação Especializada “Mindfulness e Comunicação Consciente em Contexto Educativo”

1.ª Edição

Candidaturas: 14-01-2022 a 14-02-2022

Candidaturas Encerradas

O Curso de Formação Especializada “Mindfulness e Comunicação Consciente em Contexto Educativo” é organizado pelo Instituto de Formação e Consultoria (ISCSP-IFOR). O ISCSP-IFOR é uma unidade orgânica do ISCSP que visa desenvolver, com elevado rigor e qualidade máxima, conhecimentos e competências em áreas específicas, aumentando a valorização das mais variadas atividades profissionais, bem como do Curriculum Vitae.

O presente Curso de Formação Especializada irá realizar-se num regime de ensino à distância/online com recurso à plataforma online Zoom Cloud Meetings.

Coordenação

Coordenação Científica:

Helena Marujo
Helena Marujo

Helena Marujo

Professora Associada do ISCSP-ULisboa;
Coordenadora da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz Global Sustentável;
Coordenadora-adjunta da Unidade de Coordenação de Gestão de Recursos Humanos;
Coordenadora de Mestrados e Doutoramentos de Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos;
Membro do Council of Advisors da International Positive Psychology Association.

Coordenação Executiva:

Catarina Ferreira
Catarina Ferreira

Catarina Ferreira

Training & Development Specialist
Certified Happiness Coach
Educational Psychologist

Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Desenvolver uma maior autoconsciência, autocontrolo, empatia, motivação e capacidade de influenciar o outro, a partir da operacionalização das ferramentas propostas;
  • Implementar atividades, sessões ou programas completos de desenvolvimento emocional, autoconsciência e autocontrolo junto dos educandos.

Objetivos Específicos:

  • Explicar o que se entende por Inteligência Emocional, identificando as competências inerentes a cada umas esferas e compreendendo o seu impacto no dia a dia pessoal e profissional;
  • Utilizar o Mindfulness, com vista a um maior foco e autocontrolo, identificando e gerindo gatilhos de reação, stress e princípio de conflito;
  • Identificar as avaliações desadaptativas, ressignificando-as por crenças potenciadoras de performance e bem-estar;
  • Alavancar as suas ações em princípios como Foco, Auto compaixão, Autenticidade e Resiliência Emocional;
  • Criar uma visão alicerçada nos seus objetivos e valores, indispensável à auto e hétero motivação e ao flow;
  • Demonstrar maior empatia, consolidando competências sociais e adequando as mesmas ao interlocutor;
  • Utilizar estratégias de comunicação eficaz, através de modelos de comunicação consciente e não violenta, gerando interações com impacto;
  • Utilizar princípios de influência para maior impacto na comunicação;
  • Direcionar as suas emoções para o atingimento de objetivos ou realizações que favoreçam o desenvolvimento;
  • Implementar os conteúdos em contexto individual ou de grupo.

Destinatários

O curso construído de forma a responder às principais necessidades dos/as intervenientes nesta área, é assim direcionado a educadores/as (sejam eles/as pais/mães, professores/as, educadores/as de infância, auxiliares de educação, técnicos/as de educação, ou outros/as), com vista ao seu próprio desenvolvimento pessoal, para que depois aportem mais valor à relação e desenvolvimento dos/as seus/suas educandos/as.

Plano Curricular

Total - 40
Unidades curriculares Área Científica Contacto
Mindfulness: o princípio do desenvolvimento P 4
Autoconsciência e autocontrolo: entendimento e ferramentas P 4
Auto e hétero motivação: como a fomentar? P 4
O fenómeno da empatia P 4
Comunicação consciente, adaptabilidade e influência P 8
Princípios de aprendizagem e construção de projetos de desenvolvimento P 4
Programas educativos adaptados a diferentes faixas etárias P 4
Na prática: apresentação do projeto P 8

Nota 1:
Tempo de trabalho (aulas, estudo autónomo, tutoria, leituras complementares)
Área científica das unidades curriculares: P - Psicologia.

Calendários das aulas e da avaliação

Unidades curriculares Dia da semana Horário Dias de aula

Mindfulness: o princípio do desenvolvimento

Quarta e quinta-feira

18h00-20h00

16/03; 17/03

Autoconsciência e autocontrolo: entendimento e ferramentas Quarta e quinta-feira

18h00-20h00

23/03; 24/03
Auto e hétero motivação: como a fomentar? Quarta e quinta-feira

18h00-20h00

30/03; 31/03
O fenómeno da empatia Quarta e quinta-feira

18h00-20h00

06/04; 07/04
Comunicação consciente, adaptabilidade e influência Quarta e quinta-feira

18h00-20h00

13/04; 14/04

27/04; 28/04

Princípios de aprendizagem e construção de projetos de desenvolvimento Quarta e quinta-feira

18h00-20h00

04/05; 05/05
Programas educativos adaptados a diferentes faixas etárias Quarta e quinta-feira

18h00-20h00

11/05; 12/05
Na prática: apresentação do projeto Quarta-feira e quinta-feira

18h00-20h00

18/05; 19/05

25/05; 26/05

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar