Saltar para o conteúdo principal

Curso de Formação Especializada “Mindfulness e Comunicação Não Violenta em Contexto Educativo”

1 fevereiro 2019
1.ª Edição

Candidaturas: 02-01-2019 a 31-01-2019

Candidaturas Encerradas

O Curso de Formação Especializada “Mindfulness e Comunicação Não Violenta em Contexto Educativo” é organizado pelo Instituto de Formação e Consultoria (ISCSP-iFOR), unidade orgânica do ISCSP que visa desenvolver, com elevado rigor e qualidade máxima, conhecimentos e competências em áreas específicas, aumentando a valorização das mais variadas atividades profissionais, bem como do Curriculum Vitae.

Coordenação

Coordenação Científica

Helena Marujo
Helena Marujo

Helena Marujo

Professora Auxiliar do ISCSP-ULisboa
Coordenadora da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz Global Sustentável
Coordenadora-adjunta da Unidade de Coordenação de Gestão de Recursos Humanos do ISCSP-ULisboa
Coordenadora da Unidade de Missão ISCSP-Wellbeing
Membro do Council of Advisors da International Positive Psychology Association

Objetivos

No final do curso, os formandos deverão:

  1. Definir estratégias para aumentar a sua capacidade de autorregulação emocional, compreendendo o modelo cognitivo comportamental;
  2. Explicar e utilizar estratégias de resposta consciente por oposição à resposta impulsiva perante emoções ou situações conotadas como negativas;
  3. Reconhecer o impacto do piloto automático, desenvolvendo mecanismos de atenção sustentada;
  4. Explicar as diferentes fases de desenvolvimento da criança e adolescente;
  5. Utilizar ferramentas que proporcionem uma efetiva relação interpessoal;
  6. Identificar pensamentos disfuncionais e utilizar estratégias de gestão dos mesmos;
  7. Reconhecer e aplicar as atitudes Mindfulness (não julgamento, aceitação, mente de principiante, gratidão, ...), definindo planos de ação;
  8. Otimizar a própria concentração, criatividade, memória e a tomada de decisões;
  9. Utilizar mecanismos de gestão do stress, reduzindo o esgotamento emocional e a ansiedade;
  10. Definir intenções, metas e objetivos;
  11. Utilizar técnicas de uma comunicação eficaz, consciente e não violenta, a partir de modelos sustentados;
  12. Identificar as suas forças de assinatura, bem como as dos alunos, reconhecendo o seu impacto no bem estar e produtividade e desenvolvendo planos de ação da sua implementação;
  13. Definir planos de ação continuados, bem como utilizar estratégias pontuais para gestão dos grupos, segundo a prática de Mindfulness;
  14. Implementar programas psicoeducativos adaptados.

Destinatários

Tratando-se do desenvolvimento de soft skills (prática de atenção plena e da comunicação não violenta), este curso destina-se ao público em geral.

Contudo, tratando-se de uma formação dirigida ao trabalho com grupos em contexto escolar, é expectável que seja adaptado a professores, educadores de infância, técnicos de educação, pedagogos, psicólogos educacionais, técnicos de serviço social e outros.

Plano Curricular

TOTAL 30
Unidades Curriculares Área Científica Contacto
Afinal o que é o Mindfulness? P 5,5
Tu Acreditas Nisso? P 3,5
Voltar a Casa P 3,5
Visitar-me, Descobrir-me P 3,5
Do que eles são capazes P 3,5
A Comunicação Consciente P 3,5
Exploração de Programas Adaptados P 7

Nota 1:
Tempo de trabalho (aulas, estudo autónomo, tutoria, leituras complementares)
Área científica das unidades curriculares: P – Psicologia.

Calendários das aulas e da avaliação

Unidades Curriculares Dia da semana Horário Dias de aula
Afinal o que é o Mindfulness? Sábado

10h00–13h30

14h30-16h30

16/02
Tu Acreditas Nisso? Sábado 10h00–13h30 23/02
Voltar a Casa Sábado 10h00–13h30 02/03
Visitar-me, Descobrir-me Sábado 10h00–13h30 09/03
Do que eles são capazes Sábado 10h00–13h30 16/03
A Comunicação Consciente Sábado 10h00–13h30 23/03
Exploração de Programas Adaptados Sábado 10h00–13h30

30/03; 06/04

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar