Saltar para o conteúdo principal

Plano Curricular e Corpo Docente

4 abril 2019

Coordenação

Coordenação Científica

Sónia Sebastião
Sónia Sebastião

Sónia Sebastião

Professora Associada do ISCSP-ULisboa
Coordenadora da Unidade de Coordenação de Ciências da Comunicação do ISCSP-ULisboa

Coordenação Executiva

David José Monteiro
David José Monteiro

David José Monteiro

Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP

Coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP

Autor do livro “Comunicação 2.0"

Prémio a atribuir em colaboração com:

Comunicação Estratégica Digital

Mudança e ambientes digitais de comunicação: novos imperativos da (re)organização – enterprise e Web 2.0, 3.0 e 4.0; comunicação estratégica em contextos de crise; a Web como fator estratégico de comunicação; configuração estratégica de um plano de comunicação digital; o “problema de comunicação” e a ideia central; operacionalização de objetivos e indicadores de comunicação; governação da presença online.

David José Monteiro
David José Monteiro

David José Monteiro

Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP

Coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP

Autor do livro “Comunicação 2.0"

Planeamento Estratégico da Comunicação Digital

Da recolha de informação à intelligence em comunicação; matrizes de diagnóstico; estratégias, objetivos e públicos-alvo; mensagens e táticas; recursos; avaliação e ajustamento.

Sónia Sebastião
Sónia Sebastião

Sónia Sebastião

Professora Associada do ISCSP-ULisboa
Coordenadora da Unidade de Coordenação de Ciências da Comunicação do ISCSP-ULisboa

Direito e Ética na Internet

A regulação da Internet no contexto nacional e internacional; direito de propriedade intelectual e de autor; domínio privado e domínio organizacional; gestão da identidade organizacional e da privacidade dos colaboradores; direito do comércio eletrónico; comunicações comerciais e bases de dados; situações de risco; direito e ética da Internet aplicados.

João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio

João Laborinho Lúcio

ACC Coach and Trainer at Now U Know; Vice President at ICF Portugal Copyright and Intellectual Property

Branding e Gestão de Marcas Online

O Branding e a gestão de Marcas; conceitos de identidade e imagem organizacionais em ambiente digital; integração da imagem organizacional; Brand Equity - modelos de gestão e avaliação do capital de marca; o design e arquitetura da marca; convergência e alinhamento; gestão da marca em ambiente digital; aplicação e estudos de caso.

João Campos
João Campos

João Campos

Designer & Brand/Design Consultant
Diretor Criativo do Estúdio João Campos

Plataformas e Conteúdos

Social media (instrumentos) vs social networking (efeitos); instrumentos para definição estratégica de ação na comunicação (táticas); ferramentas low-cost para aumento da competitividade organizacional; teorias das redes sociais e da comunicação digital; ecossistema de media sociais; caraterísticas e categorização dos media sociais; matriz de hierarquização de táticas para presença online; Web Copywriting; aplicação e estudos de caso.

Pedro Garcia
Pedro Garcia

Pedro Garcia

Managing Director & Partner
Digital Creative Strategist; One Punch - Digital Creative Studio

People Engagement e Comunicação Interna

Fundamentos da Comunicação Interna; técnicas e instrumentos disponíveis na Web; “evangelização” e reforço da identidade e imagens institucionais; relações interpessoais através de redes sociais online e vantagens para a organização; hierarquia e estrutura organizacional: transparência e eficiência da comunicação; riscos e monitorização do recurso aos media digitais para a CI; manual de normas e procedimentos; novos postos de trabalho para funções ligadas à comunicação digital; objetivos, motivação e desempenho; avaliação e autoavaliação.

Christine Trévidic
Christine Trévidic

Christine Trévidic

Professora Auxiliar Convidada do ISCSP

Assessora da Direção da Centromarca

Membro do Conselho Superior da APRICEM

Comunicação Digital e Gestão de Reputação

Gestão da reputação online; o conceito de competitividade organizacional; importância da gestão da reputação como instrumento estratégico; o paradigma da reputação: o conceito de cadeia de reputação; instrumentos de medição da reputação organizacional; gestão de crise online: alertas, planos de ação, instrumentos; gestão da mudança da reputação organizacional; estudos de caso.

Bruno Amaral
Bruno Amaral

Bruno Amaral

Consultor de Estratégia Digital e User Experience
Formador e Blogger

Métricas e Avaliação de Desempenho em Digital

Métricas e KPIs; analytics framework; principais métricas de análise; utilização de ferramentas digital analytics; o que analisar e como interpretar; aplicação e estudos de caso.

Filipe Almeida
Filipe Almeida

Filipe Almeida

Head of Marketing @ Indie Campers
Formador qualificado em Google AdWords e Google Analytics

Workshops de Comunicação Digital Aplicada

(Módulo promovido pela consultora com aplicação a situações reais)

A escolher das áreas específicas apresentadas. Devem revelar a aplicabilidade e transversalidade da comunicação estratégica digital às diversas áreas de atuação na sociedade: comunicação interna, política, comércio, serviços, mediatização, ensino, turismo, tecnologia, grande distribuição, B2B, entre outras.

Diogo Ferreira da Costa
Diogo Ferreira da Costa

Diogo Ferreira da Costa

Partner e Head of Digital da Lift Consulting

Projeto de Comunicação Estratégica Digital

Aplicação concreta dos contributos dos demais módulos na elaboração de um plano de comunicação estratégica digital para uma área de intervenção da comunicação a escolher pelos formandos.

Sónia Sebastião
Sónia Sebastião

Sónia Sebastião

Professora Associada do ISCSP-ULisboa
Coordenadora da Unidade de Coordenação de Ciências da Comunicação do ISCSP-ULisboa

David José Monteiro
David José Monteiro

David José Monteiro

Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP

Coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP

Autor do livro “Comunicação 2.0"

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar