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Plano Curricular e Corpo Docente

4 abril 2019

Coordenação

Coordenação Científica

Manuel Meirinho
Manuel Meirinho

Manuel Meirinho

Professor Catedrático do ISCSP-ULisboa
Presidente do ISCSP-ULisboa
Coordenador da Unidade de Coordenação de Ciência Política do ISCSP-ULisboa

Coordenação Executiva

David José Monteiro
David José Monteiro

David José Monteiro

Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP
Coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP
Autor do livro “Comunicação 2.0"

Comunicação Estratégica – Digital Intelligence e Planeamento

A Web como fator estratégico de comunicação; configuração estratégica de um plano de comunicação digital; o “problema de comunicação” e a ideia central. Briefing e “strategy in one page” (sumário executivo). Da recolha de informação à intelligence em comunicação; matrizes de diagnóstico; estratégias, e públicos-alvo operacionalização de objetivos S.M.A.R.T.; indicadores de desempenho e avaliação. Implementação e governação da presença online.

David José Monteiro
David José Monteiro

David José Monteiro

Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP
Coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP
Autor do livro “Comunicação 2.0"

Inbound Marketing

Estratégia editorial baseada no Modelo PESO (Paid, Earned, Shared e Owned Media). A importância do conceito criativo e a narrativa comunicacional para os motores de pesquisa online. Gestão da experiência do utilizador omnicanal. Search Engine Marketing (SEM); Search Engine Optimization (SEO); online advertising (ads); estratégias de Link Building.

Márcio Miranda
Márcio Miranda

Márcio Miranda

E-commerce Manager & Digital Analytics no Grupo Nabeiro
Coautor do livro Marketing Digital & E-commerce #2 e #3

Propriedade Intelectual, Privacidade e Dados Pessoais

A regulação da Internet no contexto nacional e internacional; direito de propriedade intelectual e de autor; domínio privado e domínio organizacional; gestão da identidade organizacional e da privacidade dos colaboradores; direito do comércio eletrónico; comunicações comerciais e bases de dados; situações de risco; direito e ética da Internet aplicados. Marca e registo. Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio

João Laborinho Lúcio

ACC Coach and Trainer at Now U Know; Vice President at ICF Portugal Copyright and Intellectual Property

Branding e Gestão de Marcas Online

O Branding e a gestão de Marcas; conceitos de identidade e imagem organizacionais em ambiente digital; integração da imagem organizacional; Brand Equity - modelos de gestão e avaliação do capital de marca; o design e arquitetura da marca; convergência e alinhamento; gestão da marca em ambiente digital; aplicação e estudos de caso.

João Campos
João Campos

João Campos

Diretor Criativo do Estúdio João Campos
Autor do livro "Marca Positiva"

Plataformas e Estratégia de Conteúdos

Ecossistema de plataformas digitais; caraterísticas e categorização de social media; instrumentos para definição estratégica de ação na comunicação (táticas); matriz de hierarquização de táticas para presença online. Content marketing e estratégias editorais: web copywriting; branded content e native advertising; criatividade e digital storytelling. Narrativa, consistência e distribuição da mensagem online. Aplicação e estudos de caso.

Eduardo André
Eduardo André

Eduardo André

Head of Social Media do jornal Observador
Docente convidado da Porto Business School e do IPL

People Engagement e Comunicação Interna

Fundamentos da Comunicação Interna; técnicas e instrumentos disponíveis na Web; “evangelização” e reforço da identidade e imagens institucionais; relações interpessoais através de redes sociais online; hierarquia e estrutura organizacional: transparência e eficiência da comunicação; riscos e monitorização; manual de normas e procedimentos; novos postos de trabalho para funções ligadas à comunicação digital; objetivos, motivação e desempenho; avaliação e autoavaliação. Digital Employer Branding. Estudos de caso e exercícios aplicados.

Christine Trévidic
Christine Trévidic

Christine Trévidic

Advisor to the Board da Centromarca
Membro do Conselho Superior da APRICEM

Comunicação Digital e Gestão de Reputação

Gestão da reputação online; o conceito de reputação como instrumento estratégico; importância da gestão da reputação como instrumento estratégico; o conceito de cadeia de reputação; o paradigma da reputação: gestão de comunicação e crise online: alertas, planos de ação, instrumentos; estudos de caso.

Bruno Amaral
Bruno Amaral

Bruno Amaral

Consultor de Estratégia Digital e User Experience
Formador e Blogger

Digital Analytics – Métricas e Avaliação de Performance Digital

Definição de métricas e KPI; construção de um analytics framework; principais métricas de análise; utilização de ferramentas digital analytics (recolha); hierarquização de indicadores/métricas para definir o que analisar e como interpretar; aplicação e estudos de caso. Elaboração de relatórios e análise crítica para avaliação de objetivos.

Filipe Almeida
Filipe Almeida

Filipe Almeida

Performance Director na comOn
Consultor de Marketing Digital

Workshops de Comunicação Digital Aplicada

Devem revelar a aplicabilidade e transversalidade da comunicação estratégica digital às diversas áreas de atuação na sociedade: comunicação interna, política, comércio, serviços, mediatização, ensino, turismo, tecnologia, grande distribuição, B2B, entre outras.

Temas previstos para a próxima edição:

  • Agências, Influencers e e-PR (Relações Públicas);
  • Briefing para equipas criativas e comunicação integrada;
  • E-commerce e Consumer Journey;
  • Modelos de negócio e new media;
  • Publicidade online: estratégia; formatos e ação;
  • Inteligência Artificial, Big Data e Cibersegurança.
Miguel Moreira Rato
Miguel Moreira Rato

Miguel Moreira Rato

CEO do grupo Adagietto
Public Relations, Content, Digital, Creative, Shapers, Films

Projeto Integrado de Comunicação Estratégica Digital

Aplicação concreta dos contributos dos demais módulos na elaboração de um plano de comunicação estratégica digital para uma área de intervenção da comunicação a escolher pelos formandos.

David José Monteiro
David José Monteiro

David José Monteiro

Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP
Coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP
Autor do livro “Comunicação 2.0"

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