Saltar para o conteúdo principal

Curso de Formação Especializada "Migrações e Gestão da Diversidade: Modelos, Políticas e Práticas"

1.ª Edição

Candidaturas: 01-05-2026 a 31-05-2026

Candidaturas Encerradas

O Curso de Formação Especializada “Migrações e Gestão da Diversidade: Modelos, Políticas e Práticas” é organizado pelo Instituto de Formação e Consultoria (ISCSP-IFOR). O ISCSP-IFOR é uma unidade de desenvolvimento do ISCSP que visa desenvolver, com elevado rigor e qualidade máxima, conhecimentos e competências em áreas específicas, aumentando a valorização das mais variadas atividades profissionais, bem como do Curriculum Vitae.

Coordenação

Coordenação Científica:

Catarina Reis de Oliveira
Catarina Reis de Oliveira
Catarina Reis de Oliveira

Catarina Reis de Oliveira

Coordenação Executiva:

Rosário Farmhouse
Rosário Farmhouse
Rosário Farmhouse

Rosário Farmhouse

Objetivos

Neste curso pretende-se que os participantes desenvolvam competências para a gestão da diversidade, da integração de imigrantes e do diálogo intercultural, conciliando a aquisição de conhecimentos na vertente teórica, metodológica, político-legal, prática e empírica, característica de um modelo de formação inter e transdisciplinar assente no cruzamento de saberes e competências. O curso terá uma componente prática com exercícios de simulação de situações reais, em role play, para proporcionar uma experiência mais imersiva na gestão da diversidade e do diálogo intercultural.

Destinatários

São destinatários profissionais do setor público, privado e sem fins lucrativos, de diferentes áreas das ciências sociais, humanas e políticas que trabalham com grande diversidade cultural, enfrentando desafios diários com o acolhimento e a integração de migrantes, e que pretendam aprofundar ou atualizar os seus conhecimentos sobre o tema.

Plano Curricular

Total 48
Unidades curriculares Área Científica Contacto
Migrações internacionais e os desafios de migrar S 3
Questões metodológicas aplicadas às migrações MET 3
Integração de imigrantes: modelos, políticas e práticas PS 6
Estado relacional e Diálogo intercultural PS 3
Gestão da Diversidade Cultural: dos modelos à ação A 3
Desafios das políticas interculturais e glocais em ação, contextos de integração PS 12
Gestão da Opinião Pública sobre migrações e a diversidade S 6
Diálogos de coprodução entre ciência, dados e políticas públicas: diagnóstico e desenho de políticas S 6
Projeto PS 6

Nota 1:

Tempo de trabalho (aulas, estudo autónomo, tutoria, leituras complementares)

Área científica das unidades curriculares: S – Sociologia; MET – Metodologia; PS – Política Social; A - Antropologia

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar