Paula Campos Pinto

Professor(a) Associado(a)

Piso 2 - Gabinete 76

Formação académica

Licenciada em Sociologia (FCSH-UNL); Mestre em Estudos da Família (University of Wisconsin-Madison, EUA); Doutorada em Sociologia (York University, Canadá).

Atividade Docente

Professora Associada. Leciona em Política Social e Sociologia nas áreas das Desigualdades Sociais e Políticas Públicas, Exclusão/Inclusão Social, Deficiência, Género e Métodos de Investigação.

Atividade de Investigação

Investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos do Género (CIEG) e do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Desenvolve investigação sobre políticas públicas, direitos humanos e desigualdades sociais, em especial nas áreas da deficiência e do género.

Publicações

• PINTO, Paula Campos, (2018). From Rights to Reality: Of Crisis, Coalitions, and the Challenge of Implementing Disability Rights in Portugal. Social Policy and Society, 17(1): 133-150.
  • TORRES, Anália; PINTO, Paula Campos; COSTA, Dália; COELHO, Bernardo; MACIEL, Diana; REIGADINHO, Tânia; THEODORO, Ellen, (2018). Igualdade de género ao longo da vida: Portugal no contexto europeu, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos.
  • PINTO, Paula Campos et al., (2017). International Human Rights and Intellectual Disability, in M. Wehmeyer et al. (Coords.), A comprehensive guide to intellectual & developmental disabilities (2nd ed.), pp. 63-78. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing.
  • PINTO, Paula Campos (2016). Out of the shadows: Violence against girls and women with disabilities in Portugal, Alter, European Journal of Disability Research, 10 (2): 137-147.
  • PINTO, Paula Campos, (2015). Modelos de abordagem à deficiência: que implicações para as políticas públicas? Revista de Ciências e Políticas Públicas, vol.1 (1):173-201.

Referências Adicionais

Coordenadora Adjunta da Unidade de Coordenação de Sociologia.
Cocoordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos do Género (CIEG).
Coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH).
Presidente do Mecanismo Nacional de Monitorização da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD).
Adjunct Faculty, Critical Disability Studies Program, York University.
Vice-Presidente da ALTER- Associação Europeia de Estudos da Deficiência.