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Paula Campos Pinto

Paula Campos Pinto
Paula Campos Pinto

Paula Campos Pinto

Professor(a) Associado(a)

Piso 2 - Gabinete 76

Formação académica

Licenciada em Sociologia (FCSH-UNL); Mestre em Estudos da Família (University of Wisconsin-Madison, EUA); Doutorada em Sociologia (York University, Canadá).

Atividade Docente

Professora Associada. Leciona em Sociologia e Serviço Social/Política Social nas áreas das Desigualdades Sociais e Políticas Públicas, Exclusão/Inclusão Social, Deficiência, Género e Métodos de Investigação.

Atividade de Investigação

Investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos do Género (CIEG) e investigadora colaboradora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Desenvolve investigação sobre políticas públicas, direitos humanos e desigualdades sociais, em especial nas áreas da deficiência e do género.

Publicações

  • ALVES, Inês, PINTO, Paula Campos & PINTO, Teresa Janela (2020). Developing inclusive education in Portugal: Evidence and challenges. Prospects 49, 281–296. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09504-y.
    NECA, Patrícia, BORGES Maria Leonor & PINTO Paula Campos (2020). Teachers with disabilities: a literature review, International Journal of Inclusive Education, DOI: 10.1080/13603116.2020.1776779.
  • PINTO, Paula Campos, (2018). From Rights to Reality: Of Crisis, Coalitions, and the Challenge of Implementing Disability Rights in Portugal. Social Policy and Society, 17(1): 133-150.
  • TORRES, Anália; PINTO, Paula Campos; COSTA, Dália; COELHO, Bernardo; MACIEL, Diana; REIGADINHO, Tânia; THEODORO, Ellen, (2018). Igualdade de género ao longo da vida: Portugal no contexto europeu, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos.
  • PINTO, Paula (2018). For a public sociology: Rethinking disability from the point of view of human rights. Análise Social, vol. 53(229):1010-1035. DOI:10.31447/AS00032573.2018229.07.
  • PINTO, Paula Campos (2016). Out of the shadows: Violence against girls and women with disabilities in Portugal, Alter, European Journal of Disability Research, 10 (2): 137-147.
  • PINTO, Paula Campos, (2015). Modelos de abordagem à deficiência: que implicações para as políticas públicas? Revista de Ciências e Políticas Públicas, vol.1 (1):173-201.

Referências Adicionais

Coordenadora Adjunta da Unidade de Coordenação de Sociologia.
Coordenadora do Doutoramento Interuniversitário em Sociologia OpenSoc.
Coordenadora do Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde e coordenadora-adjunta do Mestrado em Família e Género.
Subdiretora do Centro Interdisciplinar de Estudos do Género (CIEG).
Coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH).
Adjunct Faculty, Critical Disability Studies Program, York University.
Vice-Presidente da ALTER - Associação Europeia de Estudos da Deficiência.
Presidente do Mecanismo Nacional de Monitorização da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD) entre 2016-2021.

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