Projeto Infraestrutura PASSDA – Production and Archive of Social Science Data

O projeto Infraestrutura PASSDA – Production and Archive of Social Science Data, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do apoio a Projetos de Infraestruturas de Investigação inseridas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico. Este projeto resulta de uma parceria entre o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) e o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), o Instituto de Ciências Sociais (ICS), o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-ULisboa), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e o Centro de Estudos Sociais (CES). No ISCSP-ULisboa, coordena pelo CIEG, Anália Torres. Na sua vertente de produção e análise de dados, a PASSDA pretende ser uma infraestrutura de investigação em atitudes sociais e políticas numa perspectiva comparada e longitudinal. Integrará os dois projectos de investigação que constituem o IASPP (Inquérito Social Europeu, ESS-ERIC e Projecto das Atitudes e Comportamento Eleitoral dos Portugueses), e ainda duas redes de estudos internacionais em que Portugal é representado pelo ICS-ULisboa há mais de 15 anos (EVS e ISSP).

A PASSDA permitirá à comunidade científica portuguesa das ciências sociais descrever e interpretar a estabilidade e a mudança nas atitudes sociais; aumentar o rigor da pesquisa comparada; criar indicadores de evolução nacional, tendo em conta as perceções e julgamentos sobre aspetos sociais chave; formar investigadores em métodos quantitativos; aumentar a visibilidade de dados sobre mudança social entre académicos, agentes políticos e o público em geral; fornecer evidência empírica ao debate público e ao processo de tomada de decisão no âmbito das políticas públicas.

No que diz respeito ao arquivo de dados, o objetivo principal do PASSDA é incrementar o uso de dados de investigação social realizada em Portugal, nomeadamente os que resultam de inquéritos probabilísticos. Para isso proceder-se-á à recolha de bases de dados, ao seu tratamento rigoroso e à sua posterior disseminação, assegurando a sua fiabilidade e um acesso aberto e amigo do utilizador.

Anália Maria Cardoso Torres

Professor(a) Catedrático(a)