Observatório Político

O Observatório Político representa 220 membros, mais de 80 investigadores, entre doutorados e associados, constituem um corpo científico alargado. Em conjunto são um vasto grupo de investigadores, interessados e curiosos da área da ciência política, que visam contribuir para o desenvolvimento do estudo da política e da análise política nacional e internacional.

Por iniciativa de Cristina Montalvão Sarmento, vontade essa acompanhada por 70 estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais, foi criado em 2009 pelo Conselho Científico da FCSH – Universidade Nova de Lisboa e, desde logo, em 2010, foi autonomizado, constituindo-se como uma associação de investigação científica em estudos políticos, sem fins lucrativos, ganhando autonomia e se afirmando na sociedade civil como um centro de investigação de excelência.

Independente de estruturas político-partidárias, do poder político e dos órgãos de soberania, o Observatório Político tem-se empenhado no desenvolvimento sustentado de uma plataforma de estudo, análise e investigação dedicada à política, apostando na cooperação alargada com a sociedade e a comunicação social, para além dos serviços de ciência e tecnologia.

Do conjunto das suas atividades, na génese do Observatório Político destaca-se a criação, registo e edição da revista científica de reflexão e debate, a RPCP – Revista Portuguesa de Ciência Política. Agora, já com seis números publicados e outros dois em preparação no curso de 2017, com periodicidade semestral, a RPCP cumpre as normas de referenciação do Catálogo Latindex – Sistema de Informação Internacional de Revistas Cientificas e do European Reference Index for the Humanities (ERIH) da European Science Foundation (ESF).

A atividade de investigação do Observatório Político permitiu também a atualização e renovação do conhecido ResPublica, um sistema generalizado sobre redes informativas em matérias de ciência política, da autoria científica do Prof. Doutor José Adelino Maltez, doado ao Observatório Político, em outubro de 2011, que a renovou como POLITIPÉDIA – Repertório Português de Ciência Política.

Esta base de dados constitui o mais exaustivo acervo de informação compilado, abrangendo cerca de oito mil entradas na área da Ciência Política, mais de 12 mil ficheiros, a cúpula enciclopédica de um repertório português de Ciência Política. Cerca de duas centenas de chaves bibliográficas sobre temas de Ciência Política e Relações Internacionais, uma importante base de dados das eleições em Portugal desde 1820, centenas de biografias da classe política portuguesa, constitui um valioso património científico do Observatório Político.

Em janeiro de 2016, por acordo entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) e o Observatório Político, passa a fazer parte da Rede de Laboratórios e Observatórios do ISCSP-ULisboa que constituem o acervo e potencial para a maioridade dos estudos políticos em Portugal.

Maria Cristina Montalvão Marques Sarmento

Professor(a) Associado(a)