Exposição de Pintura "Iniciação à Tentativa" de Vítor Andrade

O ISCSP-ULisboa inaugura a exposição de pintura "Iniciação à Tentativa", da autoria de Vítor Andrade, no dia 15 de maio do 2019, às 18h30, na Sala Monsanto. A exposição estará patente no Átrio da Sala Lisboa até ao dia 15 de junho.

Vítor Andrade, licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP, é jornalista, coordenador de Economia no Expresso e comentador de Economia na SIC Notícias. O artista apresenta a exposição:

Iniciação à Tentativa. Nada mais que isso. Quando se entra por caminhos desconhecidos a melhor coisa que se pode ter é alguma fé, pois a algum lado havemos de chegar. Aqui chegado, tenho apenas que reconhecer que ainda tenho muito que aprender.
Gostava de saber pintar. Ponto. Mas não sei. Pronto. Assim sendo, só me resta tentar, espalhar tinta sobre a tela e iniciar-me na tarefa da experimentação e da tentativa, a que muitas das vezes se sucede o erro. E volta tudo ao princípio.
Apesar do fascínio das cores e das suas cambiantes, a confusão instala-se com frequência sobre a tela, onde predominam o óleo e o acrílico. Mas também há têmpera, guache, tinta da China e até aguarela, para além de cores da terra e de bagas de plantas.
A admiração pela obra de Vieira da Silva, Júlio Pomar, Jackson Pollock e o enorme Picasso está sempre ali ao lado, especialmente quando a abordagem à tela se faz no páteo da casa da aldeia. É ali que há tempo e espaço para a iniciação à tentativa.
Para mim, todas as telas estão por acabar. Na verdade, pode ser o olhar de cada um que lhe coloca um ponto final.

A exposição foi organizada pelo ISCSP-Cultura, em colaboração com a Associação de Antigos Estudantes do ISCSP.

15 maio 2019 - 15 junho 2019

Sala Monsanto