Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

23 abril 2024

Assinala-se hoje, dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e dos Diretos de Autor, cujo propósito é estimular a leitura e promover a importância da proteção dos direitos de autor.

O ISCSP-ULisboa junta-se à celebração deste dia com a partilha de três manuais sobre referências bibliográficas, normas e estilos, essenciais para a comunidade académica, nomeadamente:

O Publication Manual of the American Psychological Association é um recurso fundamental para estudantes, docentes e investigadores nas áreas das ciências sociais, entre outras. Este manual aborda diversos assuntos, tais como a formatação de variados tipos de trabalhos académicos, normas de publicação de artigos científicos, exemplos de citação (autor-data) e referências bibliográficas (em texto e em lista), abrangendo revistas científicas, livros, media audiovisual, redes sociais, páginas web, blogs entre outras fontes. A Biblioteca do ISCSP tem 5 exemplares da mais recente edição (7.ª) para consulta da comunidade académica interessada.

O Chicago Manual of Style é uma guia de estilo de formatação e escrita académica, publicado desde 1906 pela University of Chicago Press. Este manual estabelece normas e estilos de redação e citação amplamente utilizados na publicação académica na área das ciências sociais. Trata de assuntos relacionados com prática editorial, incluindo gramática (inglesa), bem como as normas técnicas de referenciação, edição e formatação de todo o tipo de documentos académicos e científicos. A Biblioteca do ISCSP tem 4 exemplares da mais recente edição (17.ª) para consulta da comunidade académica interessada.

A manual for writers of research papers, theses, and dissertations: Chicago style for students and researchers é uma ajuda fundamental na formatação e redação de papers, teses e dissertações tendo como base o estilo “Chicago”.  Encontra-se dividido em 3 partes: a parte 1 aborda todas as etapas do processo de pesquisa, incluindo a redação e revisão; a parte 2 esclarece os dois métodos de citação de fontes no estilo “Chicago”: notas bibliográficas e autor-data; a parte 3 aborda questões de estilo editorial (como apresentar o texto e os elementos gráficos). A Biblioteca do ISCSP tem 3 exemplares da mais recente edição (9.ª) para consulta da comunidade académica interessada.