Docente do ISCSP-ULisboa destacada por pesquisa sobre o jornalismo literário de Irene Lisboa

16 abril 2024

A docente do ISCSP-ULisboa e investigadora do CAPP, Professora Associada Isabel Soares, participou na Conferência Publishing Anti-Fascism, ocorrida na Universidade de Reading (Reino Unido), com a comunicação intitulada "O jornalismo literário de Irene Lisboa: uma voz feminina contra a opressão durante o Estado Novo".

A comunicação é uma pesquisa sobre o jornalismo literário de Irene Lisboa, desenvolvido pela docente e pelo aluno de doutoramento em Ciências da Comunicação, Jorge da Cunha.

Esta investigação, que se encontra em curso e da autoria da docente e do aluno de doutoramento em Ciências da Comunicação, Jorge da Cunha, é um trabalho pioneiro que posiciona a escritora Irene Lisboa (1892-1958) como jornalista literária, cuja cronística denunciou as condições de vida do povo português durante o Estado Novo num claro confronto com a censura que se operava na altura.

Dada a importância da temática, que se enquadra nas celebrações do cinquentenário da Revolução de Abril de 1974, e ambos os autores serem arrudenses, a apresentação da comunicação foi motivo de artigo na edição mais recente da revista do Município de Arruda dos Vinhos, Arruda em Revista, n.º 82.