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Curso de Formação Especializada “Envelhecimento Positivo e Lazer”

1.ª Edição

Candidaturas: 11-03-2023 a 31-03-2023

Candidaturas Encerradas

O Curso de Formação Especializada “Envelhecimento Positivo e Lazer” é organizado pelo Instituto de Formação e Consultoria (ISCSP-iFOR), através da Escola de Liderança e Inovação (ELINOV) unidade orgânica do ISCSP que visa desenvolver, com elevado rigor e qualidade máxima, conhecimentos e competências em áreas específicas, aumentando a valorização das mais variadas atividades profissionais, bem como do Curriculum Vitae.

O presente Curso irá realizar-se num regime de ensino à distância/online com recurso à plataforma online Zoom Cloud Meetings.

Coordenação

Coordenação Científica:

Helena Marujo
Helena Marujo

Helena Marujo

Coordenação Executiva:

Maria Alexandra d'Araújo
Maria Alexandra d'Araújo

Maria Alexandra d'Araújo

Objetivos

O Envelhecimento Positivo remete para a manutenção de uma vida com significado e com propósito, levando a que a pessoa idosa se sinta bem e desenvolva as suas capacidades ao longo da vida, permitindo realizar-se mais em todo o seu potencial. Nesta perspetiva, o envelhecimento – aqui entendido como desenvolvimento humano ao longo da vida - é tido como um período gerador de vida e de propósito. Cientificamente fundamentado, o modelo do Envelhecimento Positivo identifica os quatro pilares fundamentais do Envelhecimento Positivo:

  • recursos relacionais;
  • bem-estar físico;
  • estados mentais positivos;
  • atividades envolventes.

 

Simultaneamente, a literatura enfoca a importância das opções tomadas ao longo da vida para um envelhecimento positivo, escolhas essas cujo impacto é muito relevante no bem-estar nas idades tardias.  Tal significa começar cedo a saber viver uma vida com a maior qualidade em todas as suas dimensões. Aí se enquadra o papel do lazer, um caminho fundamental para uma vida plena e saudável.

 

O lazer é relevante na promoção do bem-estar ao longo do ciclo vital e atua como protetor ao nível da saúde mental, nomeadamente, no combate ao stress e no amortecimento dos efeitos stressores. Tem hoje um papel central na vida de todas e todos, mas também das pessoas em fases mais avançadas do ciclo de vida, contribuindo por exemplo, para a ressignificação da sua identidade, qualidade de vida, bem-estar, funcionalidade, autocuidado. Revela também benefícios para as comunidades e para a dimensão coletiva e relacional da existência, fundamentais para uma sociedade mais coesa e com pessoas mais dignificadas.

 

A Psicologia Positiva é uma ciência que fundamenta estes dados. Estuda as pessoas quando estão no seu melhor, quer individual, quer coletivamente. Ao focar-se nas soluções e no melhor das pessoas em cada fase de vida, a abordagem teórica da Psicologia Positiva tem contribuído para que as pessoas se foquem na superação das perdas verificadas com o avançar da idade e na rentabilização dos recursos, seus e externos, o que, ao nível do envelhecimento, é crucial. Envelhecer com qualidade e saúde, num tempo histórico de maior longevidade da população, é uma meta social que merece todo o investimento da ciência aplicada para, continuamente, se poder melhorar a quotidianidade da existência humana.

Destinatários

Esta formação, com uma forte componente prática, recorre a metodologias aplicadas e tem os seguintes objetivos gerais:

  • Compreender o envelhecimento na perspetiva do desenvolvimento humano saudável e de qualidade ao longo da vida;
  • Compreender o Envelhecimento Positivo - seus pressupostos, desafios e modelo;
  • Identificar o contributo da Psicologia Positiva nas variáveis psicológicas positivas nas idades tardias, nomeadamente: esperança, flow, espiritualidade, escuta ativa construtiva, emoções positivas, gratidão, humor positivo, sentido de vida e relações de proximidade;
  • Compreender a relação do lazer com o envelhecimento e, daquele, com as variáveis psicológicas positivas;

Plano Curricular

Total

- 24
Unidades curriculares Área Científica Contacto
Viver com Qualidade: Desenvolvimento Humano ao Longo da Vida P 4
Envelhecimento Positivo P 4
Estratégias da Psicologia Positiva para o Envelhecimento Positivo P 8
O Papel do Lazer no Envelhecimento Positivo P 8

Nota 1: 

Tempo de trabalho (aulas, estudo autónomo, tutoria, leituras complementares)

Área científica das unidades curriculares: P – Psicologia.

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