Saltar para o conteúdo principal

FAQ's

Podem apresentar candidatura os estudantes que:

Tenham estado matriculados e inscritos num curso superior, num estabelecimento de ensino superior nacional, não o tenham concluído e cumpram com uma das seguintes condições:

  • Tenham realizado as provas de ingresso (exames nacionais nas disciplinas de Português, Geografia ou História) e tenham obtido a classificação mínima exigida;
  • Tenham ingressado no ensino superior através da prestação de provas especialmente destinadas a Maiores de 23 anos;

Tenham estado matriculados e inscritos num curso superior, num estabelecimento de ensino superior estrangeiro, não o tenham concluído e cumpram com as seguintes condições:

  • Tenham obtido aprovação nas disciplinas de Português, Geografia ou História, no decurso do ensino secundário;
  • Tenham conhecimentos de língua portuguesa (mínimo nível B1).

Para efeitos de candidatura ao Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso as provas de ingresso (exames nacionais) não têm validade, pelo que poderá apresentar a aprovação nos exames realizados em qualquer ano letivo.

Não. Para se candidatar através do Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso deverá ter um domínio intermédio da língua portuguesa (Nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - QECRL).

Os candidatos que não provenham de países de língua portuguesa devem cumprir uma das seguintes alíneas:

  • apresentar um DEPLE (Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira);
  • apresentar um certificado B1 em Língua Portuguesa emitido por uma Escola da ULisboa;
  • submeter-se a uma prova de língua e cultura portuguesa promovida pela ULisboa, sujeita a tabela de emolumentos e preços da ULisboa, e que terá lugar em calendário publicitado anualmente.

O Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso ocorre em fase única.

O calendário de candidaturas é definido anualmente e publicado na seguinte ligação: MPIC

Sim, os cursos lecionados em regime diurno e pós-laboral são considerados, para efeitos de candidatura, cursos distintos. O mesmo se aplica a alunos que estejam no regime pós-laboral e pretendam ingressar no regime diurno.

As candidaturas são formalizadas online na plataforma FenixEdu do ISCSP-ULISBOA, nos prazos fixados pelo calendário de candidaturas.

1.º passo: Registo

Candidatos sem conta no FenixEdu do ISCSP-ULISBOA – deverá realizar o registo em: https://FenixEdu.iscsp.ulisboa.pt/accountCreation

Candidatos com conta no FenixEdu do ISCSP-ULISBOA – deverá utilizar as suas credenciais para realizar a candidatura em: https://FenixEdu.iscsp.ulisboa.pt. Caso não se recorde, poderá recuperar as credenciais de acesso aqui.

Após registo na plataforma, inicie a Candidatura Online aqui.

2.º passo: Preenchimento do formulário da candidatura

Aceda ao FenixEdu do ISCSP-ULISBOA, selecione o separador «Candidato» e crie a candidatura para o concurso «Mudança de Par Instituição Curso»;

3.º passo: Submissão da candidatura e pagamento da taxa de candidatura

Preencha todos os separadores da candidatura, submeta e proceda ao pagamento da taxa de candidatura.

Só serão consideradas para análise as candidaturas pagas dentro do prazo de candidaturas.

4.º passo: Comunicação do estado da candidatura

Poderá acompanhar o estado da candidatura no FenixEdu do ISCSP-ULISBOA.

Todas as comunicações são realizadas para o email principal.

Candidatos provenientes do sistema de ensino superior Português

  • Documento de Identificação (Cartão de Cidadão);
  • Certificado autentificado de um curso de ensino secundário ou legalmente equivalente com as disciplinas discriminadas;
  • Certificado comprovativo da realização de uma das provas de acesso exigidas, com uma nota mínima de 9,5 valores (ficha ENES);
  • Certidão de Aproveitamento autenticada, das disciplinas/unidades curriculares aprovadas em curso superior, com discriminação da classificação obtida, regime semestral ou anual, e, sempre que possível, créditos ECTS associados, do curso de origem.
  • Plano de estudos do curso de origem, publicado em Diário da República ou autentificado pela instituição de origem;
  • Declaração de inscrição emitida pelo estabelecimento de ensino superior, comprovativa da matrícula e inscrição no par instituição/curso com a indicação do ano letivo de ingresso no curso e via/regime de acesso.

Candidatos provenientes de sistemas de ensino superior estrangeiros

  • Documento de Identificação;
  • Certificado autentificado de um curso do ensino secundário ou legalmente equivalente, com as disciplinas discriminadas;
  • Documento comprovativo da aprovação nas disciplinas fixadas para acesso aos cursos do ISCSP (História, Geografia ou Português) no decurso do seu ensino secundário ou equivalente;
  • Certidão de Aproveitamento autenticada, das disciplinas/unidades curriculares aprovadas em curso superior, com discriminação da classificação obtida, regime semestral ou anual, e, sempre que possível, créditos ECTS associados, do curso de origem;
  • Documento oficial que comprove que o curso de proveniência é reconhecido como curso superior pela legislação do país em causa.
  • Diploma DEPLE, ou certificado B1 de domínio da língua portuguesa, quando o candidato não tenha frequentado o ensino secundário em língua portuguesa.

Se ingressou no ISCSP-ULisboa através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) ou através do Concurso Especial para Maiores de 23 anos (M23) deverá apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de Identificação (Cartão de Cidadão);

 

Se ingressou através de outro concurso de acesso ao ensino superior deverá apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de Identificação (Cartão de Cidadão);
  • Certificado autentificado de um curso de ensino secundário ou legalmente equivalente com as disciplinas discriminadas;
  • Certificado comprovativo da realização de uma das provas de acesso exigidas, com uma nota mínima de 9,5 valores (ficha ENES).

A Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) é um documento que contém a classificação final do aluno no ensino secundário e as notas que obteve nos exames nacionais.

A Ficha ENES deve ser solicitada junto da escola de Ensino Secundário, onde realizou os exames.

Sim, pode usar uma ficha ENES emitida em anos anteriores, desde que comprove que obtive aprovação nos exames nacionais de Português, Geografia ou História.

Sim, pode. Para informações relacionadas com o Concurso Nacional de Acesso deverá aceder à seguinte ligação: www.dges.gov.pt

Poderá candidatar-se a qualquer um dos cursos de licenciatura lecionados no ISCSP-ULisboa, desde que cumpra com os requisitos necessários.

Poderá consultar a informação dos cursos de licenciatura na seguinte ligação: Licenciaturas

Não. Através do Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso só poderá formalizar candidatura a um único curso.

Deverá ainda ter em atenção que os cursos lecionados em regime diurno e em regime pós-laboral, são considerados, para efeitos de candidatura, cursos distintos.  

Sim, existem vagas limitadas definidas para cada um dos cursos de licenciatura.

Poderá consultar as vagas disponíveis na seguinte ligação: Mudança de Par Instituição/Curso.  

Os resultados da candidatura podem ser consultados na plataforma FenixEdu do ISCSP-ULISBOA.

Todos os candidatos serão também notificados por email sobre o estado da candidatura.

Os candidatos são ordenados tendo em conta:

  • o número de unidades curriculares aprovadas no curso de origem (uma disciplina anual é considerada equivalente a duas disciplinas semestrais);

Em caso de empate, considera-se:

  • a média das unidades curriculares aprovadas no curso de origem, ponderada à centésima.

Caso a sua candidatura não tenha sido admitida, poderá voltar a candidatar-se no próximo ano letivo.

Mais informamos que os candidatos excluídos podem ser considerados para repescagem, isto é, caso existam desistências por parte dos candidatos anteriormente admitidos. Esta comunicação ocorre somente após concluído o prazo de matrículas, definido em calendário de candidatura.

Os candidatos provenientes do ISCSP-ULisboa, cuja candidatura não tenha sida admitida, podem proceder à inscrição no curso onde haviam estado inscritos, nos prazos definidos para tal.

Caso tenha sido admitido deverá proceder à matrícula e inscrição no curso, nas datas definidas para o efeito.

Mais informamos que a admissão é sempre no 1.º ano curricular, só após a matricula e inscrição é que poderá solicitar creditação do aproveitamento anterior de forma a transitar de ano (no caso de concedida a creditação de unidades curriculares anteriormente aprovadas).

Sim. Qualquer candidato que ingresse nos cursos de licenciatura deve formalizar a matrícula e inscrição no 1.º ano curricular. Caso tenha aproveitamento anterior, poderá após a formalização da inscrição solicitar a creditação das unidades curriculares anteriormente aprovadas. Posteriormente, em caso de creditação poderá transitar de ano curricular.

Poderá consultar informações sobre o valor da propina aqui. Deverá considerar a tabela geral para estudantes nacionais e a tabela específica para estudantes internacionais.

A este valor é acrescida a Taxa de Matrícula/Taxa de Inscrição e o Seguro Escolar.

Após efetuar a matrícula e inscrição no curso de Licenciatura, poderá solicitar creditação académica.

Pode consultar mais informação aqui.

Poderá consultar informações sobre bolsa de estudos junto dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

Para mais informações poderá consultar a seguinte ligação: www.sas.ulisboa.pt

Poderá consultar informações sobre o alojamento universitário junto dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

Para mais informações poderá consultar a seguinte ligação: www.sas.ulisboa.pt

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar