Saltar para o conteúdo principal

Coleções

17 novembro 2018

Coleção Manuais Pedagógicos

As obras apresentadas nesta coleção são concebidas como referências bibliográficas fundamentais, e estão vocacionadas para as áreas de formação integradas na oferta educativa do ISCSP-ULisboa.
O principal objetivo destes manuais é o de proporcionar aos estudantes um guia aprofundado das matérias apresentadas nas aulas teóricas.

A Coleção Manuais Pedagógicos pretende incentivar publicações que correspondam ao desenvolvimento dos programas das disciplinas lecionadas nos cursos de licenciatura e de mestrado do ISCSP-ULisboa, disponibilizando aos alunos ferramentas adicionais de apoio ao acompanhamento das lições e ao autoestudo.
Os volumes publicados têm sobretudo uma perspetiva pedagógica e académica, estruturando-se os conteúdos com uma apresentação prévia dos objetivos e uma síntese dos temas abordados de cada capítulo, bem como com a sugestão de leituras complementares e de bibliografia de apoio.

Coleção Manuais Pedagógicos

Ver Catálogo

  

Coleção Estudos Políticos e Sociais

A Coleção Estudos Políticos e Sociais retoma a tradição do ISCSP-ULisboa em publicar os trabalhos dos seus docentes e investigadores. Aqui se publicam obras de destaque no âmbito da matriz pedagógica e científica do Instituto, contribuindo para o reforço do papel do ISCSP como escola de ciências sociais e políticas de referência nacional e internacional.

Esta coleção é orientada para a publicação de obras de reflexão teórica, de estudos aplicados e de resultados de projetos de investigação com impacto significativo na comunidade científica e académica, bem como na sociedade e que, simultaneamente correspondem às áreas nucleares de ensino e de investigação do ISCSP-ULisboa.

Coleção Estudos Políticos e Sociais

Ver Catálogo

Coleção Estudos Sobre a CPLP

A Coleção Estudos Sobre a CPLP é orientada para publicações cujos conteúdos versem especificamente sobre as áreas de ação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, incluindo-se estudos resultantes de investigação no âmbito dos Centros de Investigação ou de dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas no ISCSP-ULisboa.

Esta coleção lançada em 2016, surge num contexto de crescente afirmação do ISCSP no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Como Observador Consultivo da CPLP desde 2014, o ISCSP-ULisboa tem vindo a desenvolver diversas iniciativas em áreas como a promoção e difusão da língua portuguesa, educação, ensino superior, ciência, e assuntos culturais.
A Coleção Estudos sobre a CPLP é, neste âmbito, mais um instrumento de valorização do estudo e compreensão de uma comunidade multifacetada e que, desde 1906, faz parte da matriz científica do Instituto.

Coleção Estudos Sobre a CPLP

Ver Catálogo

Coleção Estudos de Género

Esta coleção reúne publicações que versem especificamente os Estudos de Género, incluindo-se estudos resultantes de investigação no âmbito do Centro Interdisciplinar de Estudos do Género.

O Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), integrando a rede de centros de investigação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é o único centro de investigação em Portugal que se dedica especificamente aos estudos de género. O CIEG conta com a colaboração de investigadoras/es de várias universidades nacionais e estrangeiras que trabalham as questões de género a partir de diferentes perspetivas e disciplinas.

As publicações inseridas na Coleção Estudos de Género, pretendem também alcançar a divulgação de resultados de projetos de investigação num modelo participado, assente no encontro de investigadoras/es e parceiros institucionais, contribuindo para a transferência e consolidação do conhecimento de base empírica.

Coleção Estudos de Género

Ver Catálogo

Coleção Estudos do Oriente

Esta coleção é orientada para publicações cujos conteúdos versem especificamente os Estudos do Oriente, incluindo-se estudos resultantes de investigação no âmbito do Instituto do Oriente ou de dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas no ISCSP-ULisboa.

O Instituto do Oriente é uma unidade de investigação integrada no ISCSP desde 1989. O foco dos seus investigadores e colaboradores centra-se nos Estudos Asiáticos. A abordagem é multidisciplinar, fruto da diversidade da formação de investigadores internacionalmente experientes, da Antropologia às Relações Internacionais. São particularmente relevantes as realidades específicas de cada sub-região e país, assim como as relações entre Portugal e a Ásia.

Atualmente as atividades decorrem no âmbito de três grupos de investigação: Médio Oriente e Ásia Central; Ásia Oriental; e, Sudeste Asiático e Ásia do Sul. Na Coleção Estudos do Oriente, são publicados os conteúdos desenvolvidos através dos projetos de investigação neste âmbito geopolítico.

Coleção Estudos do Oriente

Ver Catálogo
Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar