Instituto do Oriente (IO)

O Instituto do Oriente (IO) do ISCSP-ULisboa foi formalmente criado em 1989, pela portaria nº 300/89 de 20 de Abril, com o objetivo, entre outros, de "fazer o estudo da história do presente do Oriente, com referência à presença portuguesa e seu futuro", designadamente na área do Pacífico. É a mais antiga e experiente unidade de investigação em Portugal dedicada aos Estudos Asiáticos.

A unidade possui uma abordagem multidisciplinar, fruto da diversidade da formação de investigadores internacionalmente experientes, da Antropologia às Relações Internacionais.

Atualmente as atividades decorrem no âmbito de três grupos de investigação: Médio Oriente e Ásia Central; Ásia Oriental; Sudeste Asiático e Ásia do Sul. São particularmente relevantes as realidades específicas de cada sub-região e país, sendo transversal a cada grupo as relações entre Portugal e a Ásia.

Os investigadores do IO desenvolvem a sua atividade através de projetos de investigação, organização de conferências temáticas, publicação de artigos, working papers, dissertações e livros, e através do desenvolvimento de programas de pós-graduação, formação e consultoria.

A unidade ainda colabora com várias universidades, instituições de investigação e think thanks, tanto ao nível nacional como internacional, desenvolvendo ações de parceria relativas a projetos de investigação, eventos, consultoria, cursos, publicações e programas de bolsas.

Desde 2008, o Instituto do Oriente do ISCSP-ULisboa é uma unidade de I&D reconhecida, financiada e avaliada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Na avaliação internacional realizada pela FCT o Instituto foi classificado com Bom.

⇒ Consulte o Regulamento de Organização e Funcionamento do Instituto do Oriente:

IO - Regulamento de Organização e Funcionamento (PDF) (0.24 MB)