Centro de Estudos Africanos (CEAF)

Fundado em 1906, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) é uma das mais antigas e prestigiadas instituições académicas do mundo para o estudo de África. O Centro de Estudos Africanos (CEAF), recentemente reorganizado, é o polo interdisciplinar que suporta as atividades de investigação sobre África e as suas dinâmicas históricas e contemporâneas. Trabalha em estreita cooperação com várias unidades internas de ensino, incluindo os Estudos Africanos, Ciência Política, Antropologia, Relações Internacionais, Estratégia e Estudos do Desenvolvimento. E cultiva também a cooperação internacional na investigação e na educação, especialmente com as instituições científicas de Países de Língua Oficial Portuguesa.

Os nossos investigadores são reconhecidos internacionalmente e estão empenhados na investigação interdisciplinar que procura trazer novo esclarecimento sobre o passado, a política, o desenvolvimento e o futuro de África, incluindo o Norte de África. Providenciamos também oportunidades de investigação a académicos e a estudantes que estão a desenvolver pesquisas conducentes aos graus de Mestre ou de Doutor em temas Africanos. Para além das nossas atividades académicas como publicações, seminários, conferências, serviços de consultoria, chegamos ao público através da promoção de eventos culturais e artísticos em colaboração com as comunidades Africanas da diáspora. Estamos empenhados em atrair académicos e estudantes de todo o mundo e, por isso, são bem-vindos os pedidos de admissão de membros, bolseiros e investigadores visitantes. Instigamo-lo a envolver-se subescrevendo a nossa mailing list para assistir aos nossos eventos.

MISSÃO E ESTRATÉGIA
ÓRGÃOS DE GESTÃO
INVESTIGAÇÃO EM FOCO

Conheça o Mestrado em Estudos Africanos do ISCSP-ULisboa!

Contactos e informações

Coordenadora do Centro de Estudos Africanos (CEAF) do ISCSP-ULisboa