Propinas: € 2200
Vagas: 15
Horário:
Pós-laboral
18h às 22h
Candidaturas: Abertas
Três razões para escolher este Mestrado:
- Formar-se numa Escola centenária com um repositório único de conhecimento e especialização no estudo de África e da diáspora africana;
- Usufruir de um corpo docente altamente qualificado e especializado;
- Integrar uma comunidade de investigação ativa e internacionalizada (Centro de Estudos Africanos).
Duração 2 Anos
Este novo século, marca uma verdadeira terceira grande vaga de interesse pela região africana. Muito, no entanto, dependerá da forma como África – ela própria, e não as potências externas – puder ou desejar ler as transformações globais e souber reconhecer a sua relevância no sistema internacional.
O estudo e análise das grandes questões que envolvem o continente no sistema internacional consubstancia, por isso, um dos importantes objetos dos Estudos Africanos na atualidade.
O mestrado em Estudos Africanos do ISCSP, atento à mudança de paradigma, alicerça a formação que fornece em múltiplas áreas do conhecimento, propondo-se desse modo dotar os seus estudantes de competências de pesquisa e análise crítica, que os tornarão profissionais habilitados com conhecimentos sobre a diversidade e complexidade das experiências e realidades africanas e comprometidos com as boas práticas de diálogo e cooperação.
O mestrado é composto por uma equipa de docentes com experiências e percursos formativos diferentes, com projetos a decorrer em terrenos africanos, um cruzamento de conhecimentos que sustenta a visão e abordagens inovadoras que se espelham nos programas do curso.
⇒ 2.ª edição do Prémio de Mérito Científico Mestrado em Estudos Africanos
Saídas Profissionais
O ciclo de estudos prepara os estudantes para prosseguirem estudos doutorais e investigação independente e equipa-os com competências que lhes permitem trabalhar nas mais diversas áreas de atividade dos setores público e privado e do terceiro setor, em ambientes de grande complexidade e diversidade e a diversas escalas regionais e de ação, como: a) Agências internacionais e ONG de cooperação e ação humanitária; b) Assessoria de departamentos governamentais nas áreas da política externa e cooperação internacional nos mais variados setores; c) Planeamento e gestão e de projetos; d) Formação; e) Assessoria de empresas nas áreas de negócios internacionais e recursos humanos.
Esta é também uma formação adequada aos estudantes que pretendam prosseguir carreira na qualidade de especialistas de área, jornalismo e multimédia.
Brochura de apresentação do Mestrado em Estudos Africanos (PDF) (2.84 MB) Master's in African Studies presentation (PDF) (2.85 MB)Coordenação

Objetivos
No fim do ciclo de estudos, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Avaliar criticamente os debates clássicos e contemporâneos na área de especialização em Estudos Africanos e sua agregação à pesquisa;
- Conceber, planear, propor, conduzir, apresentar sob a forma escrita e oral e discutir uma peça relevante de investigação na área dos estudos africanos, de acordo com os mais elevados padrões de ética e profissionais.
Consulte também a página do Centro de Estudos Africanos do ISCSP.