Saltar para o conteúdo principal

Estudos Africanos

3 setembro 2021

Propinas: € 2200

Vagas: 15

Horário:

Pós-laboral
18h às 22h

Candidaturas: Encerradas

Três razões para escolher este Mestrado:

  • Formar-se numa Escola centenária com um repositório único de conhecimento e especialização no estudo de África e da diáspora africana;

 

  • Usufruir de um corpo docente altamente qualificado e especializado;

 

Duração 2 Anos

Este novo século, marca uma verdadeira terceira grande vaga de interesse pela região africana. Muito, no entanto, dependerá da forma como África – ela própria, e não as potências externas – puder ou desejar ler as transformações globais e souber reconhecer a sua relevância no sistema internacional.

O estudo e análise das grandes questões que envolvem o continente no sistema internacional consubstancia, por isso, um dos importantes objetos dos Estudos Africanos na atualidade.

O mestrado em Estudos Africanos do ISCSP, atento à mudança de paradigma, alicerça a formação que fornece em múltiplas áreas do conhecimento, propondo-se desse modo dotar os seus estudantes de competências de pesquisa e análise crítica, que os tornarão profissionais habilitados com conhecimentos sobre a diversidade e complexidade das experiências e realidades africanas e comprometidos com as boas práticas de diálogo e cooperação.

O mestrado é composto por uma equipa de docentes com experiências e percursos formativos diferentes, com projetos a decorrer em terrenos africanos, um cruzamento de conhecimentos que sustenta a visão e abordagens inovadoras que se espelham nos programas do curso.

2.ª edição do Prémio de Mérito Científico Mestrado em Estudos Africanos

Saídas Profissionais

O ciclo de estudos prepara os estudantes para prosseguirem estudos doutorais e investigação independente e equipa-os com competências que lhes permitem trabalhar nas mais diversas áreas de atividade dos setores público e privado e do terceiro setor, em ambientes de grande complexidade e diversidade e a diversas escalas regionais e de ação, como: a) Agências internacionais e ONG de cooperação e ação humanitária; b) Assessoria de departamentos governamentais nas áreas da política externa e cooperação internacional nos mais variados setores; c) Planeamento e gestão e de projetos; d) Formação; e) Assessoria de empresas nas áreas de negócios internacionais e recursos humanos.

Esta é também uma formação adequada aos estudantes que pretendam prosseguir carreira na qualidade de especialistas de área, jornalismo e multimédia.

Brochura de apresentação do Mestrado em Estudos Africanos (PDF) (2.84 MB) Master's in African Studies presentation (PDF) (2.85 MB)

Coordenação

Sónia Frias Piepoli
Sónia Frias Piepoli

Sónia Frias Piepoli

Professor(a) Associado(a)

Piso 1 - Gabinete 41

Objetivos

No fim do ciclo de estudos, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

  • Avaliar criticamente os debates clássicos e contemporâneos na área de especialização em Estudos Africanos e sua agregação à pesquisa;
  • Conceber, planear, propor, conduzir, apresentar sob a forma escrita e oral e discutir uma peça relevante de investigação na área dos estudos africanos, de acordo com os mais elevados padrões de ética e profissionais.

 

Consulte também a página do Centro de Estudos Africanos do ISCSP.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar