A3ES
Número de Anos de Acreditação: 6
Data da Publicação: 05/07/2021
O CEAF é o Centro de Estudos Africanos do ISCSP. É sobretudo um espaço de discussão sobre matérias emergentes nas sociedades africanas, algumas delas propostas pelos estudantes, muitas vezes com o intuito de ouvirem vozes e assuntos diferentes daqueles propostos nas aulas.
É também um lugar onde estudantes das várias licenciaturas podem estagiar e realizar pesquisas sobre uma variedade de temáticas relativas à região.
Uma vez que este Centro de Estudos não está vinculado à FCT, um dos seus objetivos é também a angariação de financiamentos com vista ao desenvolvimento de projetos de pesquisa.
O Mestrado de Estudos Africanos tem com o Núcleo de Estudantes Africanos (NEA) uma ligação fundamental.
O NEA tem como objetivos principais, apoiar a integração académica e social dos estudantes africanos que chegam ao ISCSP; a organização de debates, palestras e convívios. De sublinhar o apoio e orientações que prestam aos colegas na procura de oportunidades de âmbito profissional (estágios e empregos).
Este Núcleo tem um papel ativo na dinamização de vários tipos de encontros entre estudantes de diversa proveniência, na divulgação de notícias e de outros acontecimentos de relevância relacionados com África e com os africanos na diáspora.
O Mestrado de Estudos Africanos do ISCSP tem também procurado desenvolver a cooperação com colegas de outras universidades portuguesas e africanas.
Temos procurado uma aproximação e contactos com várias universidades africanas, contudo, as relações com instituições de ensino superior dos PALOP, têm sido mais fáceis de fortalecer, dada a proximidades com colegas desses territórios por via, quer de protocolos institucionais, quer de ligações pessoais suscitadas por interesses académicos e colaborações, quer ainda por ligações assentes na rede ALUMNI.
A maior parte das colaborações têm consistido em convites que o Mestrado dirige a colegas dessas instituições para arguições de pré-projectos de dissertação, para integrarem equipas de júris de dissertações, realização de aulas abertas e apresentação de conferências.
As principais instituições com que o MEA tem colaborações presentemente são a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV); o Observatório do Meio Rural (OMR) de Moçambique; A Universidade de S. Tomé e Príncipe e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC) da Guiné-Bissau.
Estão sempre em aberto colaborações com outras Universidades.