Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG)

O Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), criado em fevereiro de 2012 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), integra a rede nacional de centros de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Classificado como Excelente na última avaliação promovida pela FCT, o CIEG é o único centro em Portugal que se dedica especificamente aos estudos de género.

O CIEG pretende contribuir para a consolidação e internacionalização dos estudos de género em Portugal, estabelecendo-se como um espaço dinâmico de congregação de investigadores e investigadoras, e de pesquisa, promovendo a troca de ideias e o debate científico. A concretização deste objetivo assenta numa estratégia de intercâmbio com Centros de Investigação e Universidades nacionais e internacionais – privilegiando ligações com a Europa, o Brasil, o Canadá, EUA e países dos PALOP - que tenham como objeto de investigação os temas do Género numa perspetiva multidisciplinar. Assim, são objetivos do CIEG Investigar; Formar; Publicar; e Disseminar conhecimento na área científica dos estudos de género.

A atividade do Centro desenvolve-se em torno de quatro linhas de investigação, que se subdividem em áreas de pesquisa, a saber:

I. Género, feminismos e estudos sobre as mulheres;
II. Políticas, instituições e cidadania;
III. Género e construção das sociedades contemporâneas.

⇒ Consulte o Regulamento de Organização e Funcionamento do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG):