Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG)

22 julho 2018

O Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), criado em Fevereiro de 2012 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), integra a rede nacional de centros de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG)

Classificado como Excelente na última avaliação promovida pela FCT, o CIEG é o único centro em Portugal que se dedica especificamente aos estudos de género.

O CIEG pretende contribuir para a consolidação e internacionalização dos estudos de género em Portugal, estabelecendo-se como um espaço dinâmico de congregação de investigadores e investigadoras, e de pesquisa, promovendo a troca de ideias e o debate científico. A concretização deste objetivo assenta numa estratégia de intercâmbio com Centros de Investigação e Universidades nacionais e internacionais – privilegiando ligações com a Europa, o Brasil, o Canadá, EUA e países dos PALOP - que tenham como objeto de investigação os temas do Género numa perspetiva multidisciplinar. Assim, são objetivos do CIEG Investigar; Formar; Publicar; e Disseminar conhecimento na área científica dos estudos de género.

A atividade do Centro desenvolve-se em torno de quatro linhas de investigação, que se subdividem em áreas de pesquisa, a saber:

I. Género, feminismos e estudos sobre as mulheres;
II. Políticas, instituições e cidadania;
III. Género e construção das sociedades contemporâneas.

Projetos

ANED – Academic Network of European Disability Experts
Coordenado por Paula Campos Pinto

Desenvolvimento e implementação de Planos de Igualdade nos Sindicatos
Financiado pela UGT
Coordenado por Dália Costa

Igualdade de Género e Idades da Vida: Bloqueios e Oportunidades
Financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos
Coordenado por Anália Torres, Paula Campos Pinto e Dália Costa

Projeto Infraestrutura PASSDA – Production and Archive of Social Science Data
Financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do apoio a Projetos de Infraestruturas de Investigação inseridas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico.
Coordenado por Anália Torres, no CIEG.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar