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Ciência Política

2 novembro 2018

Duração 3 Anos

Coordenação

Manuel Meirinho
Manuel Meirinho

Manuel Meirinho

Professor(a) Catedrático(a)

Pedro Fonseca
Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

Professor(a) Auxiliar

Piso 2 - Gabinete 61

Objetivos

Objetivos gerais definidos para o ciclo de estudos:

Os objetivos são definidos considerando as orientações da política de ensino superior decorrente do Processo de Bolonha:
a) Desenvolver conhecimento avançado (análise, compreensão, intervenção) dos fenómenos políticos numa perspetiva de aprendizagem orientada (dimensão tutorial), com critérios de elevada exigência e rigor;
b) Proporcionar aos doutorandos competências instrumentais no domínio do processo de produção de conhecimento (metodologias e técnicas de investigação avançada, desenho e implementação de projetos);
c) Reforçar as valências de pesquisa, promovendo investigação original nesta área que contribua para o avanço do conhecimento e para a partilha do saber à escala nacional e internacional;
d) Estimular percursos de auto-aprendizagem do estudante, incentivando o trabalho autónomo e a análise crítica;
e) Promover a integração dos estudantes em redes de investigação, facilitando a mobilidade nacional e internacional, o trabalho em rede e a difusão do conhecimento.


Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:

a) Aprofundamento de competências instrumentais (desenho de pesquisa e de domínio de técnicas de investigação);
b) Aprofundamento de competências fundamentais (compreensão sistemática do domínio científico, especificamente matérias que constituem o "estado da arte" da Ciência Política);
c) Aprofundamento de competências de investigação (conceção, execução e avaliação de projetos de investigação de carácter individual e de grupo);
d) Aprofundamento de competências expositivas (desenvolvimento de capacidades de organização dos conteúdos científicos; de comunicação em ambientes diversos, partilha e difusão do conhecimento, desenvolvimento de um espírito crítico, aberto e de pensamento próprio);
e) Aprofundamento de competências de responsabilidade (responsabilidade científica, social, institucional e ética);
f) Aprofundamento de competências de ligação à sociedade (aplicabilidade do conhecimento desenvolvido; predisposição para o desenvolvimento de investigação em consórcios multifacetados).

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