O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, através da sua unidade de desenvolvimento ISCSP-Cidadania, em parceria com as seguintes entidades: UGT União de Leiria; Centro de Formação da Associação de Escolas Alcobaça e Nazaré; Câmara Municipal da Nazaré; Agrupamento de Escolas da Nazaré Amadeo Gaudêncio; Escola Profissional da Nazaré; Externato Don Fuas Roupinho e media partners, está a organizar uma iniciativa intitulada Controvérsias ao vivo no espaço público da educação e o legado de 40 anos de democracia. Consiste num conjunto de conferências destinadas a professores dos ensinos básico e secundário, mas também ao público em geral.
O objetivo principal é o de poder contribuir para enriquecer o debate democrático em torno de temas estruturantes da educação, reavivando a tradição da tertúlia e da controvérsia, e celebrando ao mesmo tempo quatro décadas de democracia em Portugal.
No passado dia 26 de fevereiro, foi dado o arranque desta iniciativa, na Biblioteca Municipal da Nazaré, numa sessão de assinatura do protocolo e de apresentação geral do projeto, perante uma audiência e mais de uma centena de participantes. A segunda sessão deste ciclo, subordinada ao tema O legado de 40 anos de qualificação dos portugueses: entre a “garrafa meio cheia” e a “garrafa meio vazia” está prevista para o próximo dia 26 de março, pelas 18 horas e decorrerá no mesmo local.