
Anália Torres, professora do ISCSP-ULisboa e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Genéro (CIEG) do Instituto, foi uma das investigadoras escolhidas para representar as mulheres cientistas que contribuíram para o progresso da Ciência e da Tecnologia em Portugal na exposição e no livro "Mulheres na Ciência".
Estas iniciativas são da responsabilidade da Ciência Viva e contam com a participação da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (AMONET). Da exposição "Mulheres na Ciência", que será agora editada em livro, fazem parte mais de 100 retratos de investigadoras portuguesas que representam o contributo das mulheres cientistas para o progresso da Ciência e da Tecnologia, tanto a nível nacional como internacional, nas últimas décadas. As imagens são da autoria dos fotógrafos António Pedro Ferreira, Clara Azevedo, Daniel Rocha, José Carlos Nascimentos e Luísa Ferreira.
A apresentação acontece no mesmo dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2016, no Pavilhão do Conhecimento, pelas 17h30.
Em virtude desta iniciativa, foi ainda criado um módulo digital que incorpora os restratos e testemunhos das investigadoras selecionadas numa primeira fase, sendo que a informação será atualizada com mais imagens nos próximos meses. O resultado deste módulo pode ser consultado em: http://www.cienciaviva.pt/mulheresnaciencia/.