Saltar para o conteúdo principal

Encerramento da I Conferência Nacional sobre Terrorismo

19 março 2018

O ISCSP recebeu a I Conferência Nacional sobre Terrorismo, com o intuito de promover o debate do tema "Terrorismo: O Desafio à Segurança Interna do Século XXI", nos dias 23 e 24 de Abril. Ao longo dos dois dias da iniciativa, o Auditório Professor Adriano Moreira foi palco da exposição de vários especialistas acerca da temática enunciada.

O ISCSP recebeu a I Conferência Nacional sobre Terrorismo, com o intuito de promover o debate do tema "Terrorismo: O Desafio à Segurança Interna do Século XXI", nos dias 23 e 24 de Abril. Ao longo dos dois dias da iniciativa, o Auditório Professor Adriano Moreira foi palco da exposição de vários especialistas na temática enunciada. Neste encontro, foi abordada a Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo, recentemente aprovada pelo Governo, que visa a cooperação das estruturas nacionais na luta contra esta ameaça, combinando as mesmas com as directrizes legislativas dos restantes países e instituições europeias.


A necessidade de agilizar os processos de partilha de informação entre as instituições como forma de prevenir atentados ou acções terroristas em desenvolvimento foi apontada pelos oradores como um dos principais objectivos na estratégia de combate a este fenómeno. Para essa visão foi importante o contributo das forças e serviços de segurança presentes na conferência, cujo discurso permitiu perceber não só a preocupação constante e crescente em travar os avanços deste tipo de ameaça, como também os mecanismos de protecção e medidas adoptadas até então para minimizar os efeitos de ataques terroristas na Europa.

 

A presença da Ministra da Administração Interna, Dra. Anabela Rodrigues, e da Ministra da Justiça, Dra. Paula Teixeira da Cruz, permitiu esclarecer os presentes quanto ao empenho dos responsáveis do Governo português e da sua cooperação com os principais agentes de segurança para a criação de estruturas conjuntas de protecção da sociedade portuguesa, assim como na definição de medidas que restrinjam a acção de grupos terroristas em território nacional. A Ministra da Justiça foi peremptória ao revelar a "intenção do Governo de dar passos firmes e determinados no sentido de reforçar o quadro legislativo e definir os objectivos operacionais". Paula Teixeira da Cruz reforçou ainda que "a parte operacional é extremamente importante" porque dela depende a prevenção e o combate eficaz do terrorismo.

 

Esta conferência resulta da organização do ISCSP, da Escola de Estudos Políticos e Estratégicos (ISCSP-iFOR) e das Unidades de Coordenação de Ciência Política, Relações Internacionais e Estratégia do Instituto.  

 

Veja mais momentos da conferência na página oficial do ISCSP no Facebook.

 

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar