Saltar para o conteúdo principal

Projetos da pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação do ISCSP em destaque na revista Link To Leaders

30 julho 2018

Os projetos que resultaram da 1.ª edição da Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação do ISCSP-ULisboa (ano letivo 2017/2018) estão em destaque na revista Link To Leaders. Conheça algumas das ideias apresentadas no final do curso e que estão agora a dar os primeiros passos de concretização.

Os projetos que saem das pós-graduações

Coordenada por Patrícia Jardim da Palma e Manuel de Sousa Antunes, a pós-graduação destina-se, quer aos empreendedores que procuram desenvolver ideias de negócio (ou os negócios já existentes), quer a todos os dirigentes e quadros de empresas que procurem explorar novas oportunidades, criando projetos inovadores nas organizações, empresas e instituições onde trabalham.

Com uma duração de sensivelmente nove meses, a formação integra 10 módulos que procuram levar cada formando a elaborar o plano de negócios e o modelo Canvas do seu negócio, como explicou Patrícia Palma. A pós-graduação termina com uma sessão de pitch, onde os formandos apresentam as suas ideias, perante um júri constituído por especialistas e por docentes.

Foi o que aconteceu com dois jovens formandos, Rita Veloso Rogeiro e Jorge Vide, que conseguiram dar mais um passo em ideias que ou ainda estavam no papel ou em fases de impasse. No primeiro caso, Rita avançou com um projeto de animação turística, com a proposta de rotas históricas pelo Oeste de Portugal. No segundo, Jorge deu novo folêgo a uma publicação da área de ciências sociais e política.

Aliás, na primeira edição foram várias as ideias de negócio apresentadas, entre as quais, para além das referidas, uma plataforma de e-commerce de arte e artesanato para o mundo; a produção de gelados e outros produtos de “açaí”, para comercializar em eventos: ou a proposta criativa de novos locais para a colocação de postos de abastecimento de carros elétricos.

Mais Social – Um projeto e uma filosofia de vida
“A Mais Social posiciona-se, atualmente, como revista especializada em temas sociais e de cidadania, e tem como objetivo último a contribuição para uma sociedade baseada em valores e direitos humanos. O principal desafio, inicialmente, foi incentivar docentes e investigadores a fazerem parte da elaboração dos conteúdos. O lado humano de alguns docentes impulsionou o envolvimento de toda a comunidade académica do ISCSP”, explica Jorge Vide, coordenador do Projeto Mais Social.

O sonho parecia estar a concretizar-se, mas o projeto deparou-se um obstáculo que podia comprometê-lo a longo prazo: não era sustentável, o que poderia levar ao fim do produto. Perante este cenário, Jorge Vide inscreveu-se na pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação para compreender como poderia tornar o projeto sustentável e aumentar a qualidade dos serviços prestados.

“O curso foi indispensável para o crescimento do projeto. Com as ferramentas adquiridas, foi reestruturado e melhorado, ganhando credibilidade fora das paredes do Instituto”, revelou Jorge Vide. Depois disso já firmou parcerias de cooperação com várias entidades, entre as quais o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.

Promoção turística
Licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras, Rita Veloso Rogeiro, 26 anos, fez a pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação motivada pela vontade de ter o seu próprio projeto, “aliado à oportunidade de privar com especialistas nas diferentes áreas, obter o seu feedback, adquirir novos conhecimentos e complementar a minha formação, desenvolver as minhas competências empreendedoras e conhecer outros projetos”, explica.

Desafiada a construir um projeto de negócio, a ideia surgiu de forma natural, aproveitando o conhecimento geral, o elo afetivo e a boa rede de contactos nas zonas alvo da sua intervenção e onde o turismo é praticamente inexistente: Oeste e Ribatejo, nomeadamente, os concelhos de Alenquer e Vila Franca de Xira, Serra do Montejunto e a Lezíria do Ribatejo.

O projeto envolve a criação de uma empresa de animação turística cuja atividade principal terá como objeto estudar, promover e realizar percursos em tours, rotas e circuitos de diferente duração, extensão e conteúdos, em viagens organizadas e guiadas, tendo como finalidade descobrir, conhecer e explorar os atrativos daquelas regiões.

“Até ao presente momento, o maior desafio tem sido tratar-se de uma atividade cujo âmbito está fora da minha área de conforto. Mas a pós-graduação e o acompanhamento dos professores revelaram-se fundamentais para ajudar a traçar um percurso e conhecer as ferramentas necessárias para a concretização do projeto”, assegurou Rita Rogeiro.

Fonte: Link To Leaders.

Conheça a Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação do ISCSP-ULisboa, AQUI.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar