
O ISCSP-Cidadania associou-se ao projeto de angariação e transformação de bens materiais em pijamas hospitalares das Costureirinhas da Ajuda e a Associação que as enquadra, a Árvore da Montanha Associação, através da campanha "Pijamas que não dormem", lançada em abril de 2020.
Até ao momento, os voluntários do projeto fizeram quatro entregas de pijamas hospitalares aos profissionais de saúde: a primeira no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO); a segunda na Unidade de Saúde Familiar Lusa, em Carnaxide; a terceira na USF Descobertas, em Alcântara; e, mais recentemente, na USF Sto. Condestável, em Campo de Ourique. Atualmente, estão a ser produzidos sete tamanhos diferentes de pijamas hospitalares (36, 38, 40, 42, 44, 46 e 48) para dar resposta à escassez deste tipo de material hospitalar. Estão também a ser produzidas máscaras de proteção.
Para dar continuidade à produção dos pijamas hospitalares, são necessários materiais específicos para serem distribuídos pelos voluntários que procedem à sua confeção:
- elásticos com 35mm de altura para a cintura das calças, mínimo 1 metro de comprimento;
- elásticos com 10mm de altura para os tornozelos das calças, mínimo 0,5 metro de comprimento;
- elásticos com 5mm de altura para as máscaras, mínimo 0,5 metro de comprimento;
- sacos de congelação (porque são mais resistentes e têm fecho) para transporte dos cortes e materiais, e para o interior das máscaras;
- tecidos com um mínimo de 80% algodão e que suportem lavagens a 60º;
- cones de linha branca.
A ajuda de voluntários, com disponibilidade para a distribuição, recolha e higienização dos materiais, bem como para a confeção dos equipamentos, é também necessária.
Nesta campanha estão envolvidas entidades públicas e privadas: a AMA - Árvore da Montanha Associação, o ISCSP-Cidadania, o 2.º Grupo de Escoteiros da Associação de Escoteiros de Portugal, a CURPIA - Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da freguesia de Alcântara, a Junta de Freguesia de Alcântara, a Junta de Freguesia de Belém, e o BipZip - Câmara Municipal de Lisboa. entidades particulares, 11 voluntários entre os 8 e os 88 anos de idade. que assumem diferentes papéis no processo de transformação (angariação, cortes, confeção, lavagem/higienização e recolha/distribuição). A Dr.ª Maria João Sanchez articula as várias etapas do projeto entre as entidades e os voluntários.
O ISCSP incentiva a comunidade académica a contribuir para a iniciativa! Para saber como pode ajudar esta campanha, deve contactar a Dr.ª Maria João Sanchez, através do número de telefone 932333170. Pode acompanhar os desenvolvimentos deste projeto no Facebook: https://www.facebook.com/Pijamaquenaodorme/.